Gastronomia: Saberes e sabores



Achados do Cariri
A doçura do mel de abelha uruçu, as rapaduras de Barbalha, a acidez marcante e exótica do maracujá do mato, os filhós vendidos na Praça da Sé, no Crato, e outros sabores e receitas de uma das regiões mais emblemáticas – cultural, gastronômica e historicamente – do Ceará estão sendo mapeados e serão trabalhados durante o Saberes e Sabores – edição Cariri: na rota da inovação”. Promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), o projeto reúne oficinas, palestras e ainda um food park à base de insumos caririenses.
A ideia do Saberes e Sabores, quando o projeto surgiu, há cerca de três anos, era pesquisar e catalogar ingredientes regionais. “Ele acabou tomando esse rumo de evento para que pudéssemos divulgar esses achados e propagar a gastronomia do Ceará”, explica o consultor gastronômico do Senac-CE, Ivan Prado.
Técnicas e sabores
A programação, sediada em Juazeiro do Norte, contempla atividades mais técnicas, voltadas aos profissionais da gastronomia ou mesmo àqueles que apreciam uma boa cozinha. Entre as ações, estão oficinas e palestras com nomes como os dos chefs Ana Luiza Trajano (SP) e Bernard Twardy (CE), além de professores do próprio Senac. As oficinas e demonstrações acontecem no IU-Á Hotel.
As delícias da região também serão degustadas pelo público em geral, em food park montado na Praça José Hilânio, a ‘La Favorita’ de Juazeiro. Restaurantes e produtores locais, assim como food trucks convidados de Fortaleza, irão preparar pratos, que serão vendidos a preços acessíveis (entre R$ 10 e R$ 15), sempre com uma pitada do sabor da terra. A intenção, segundo Ivan Prado, é estender essa ação para as demais regiões do Estado.
 SERVIÇO
Saberes e Sabores
Edição Cariri 2015: na rota da inovação
De 9 a 12 de setembro, no IU-Á Hotel e na praça José Hilânio, em Juazeiro do Norte. Tel.: (88) 3566.4790



Nenhum comentário:

Postar um comentário