Minha Casa Minha Vida

"Eu não tinha nada meu e agora vou ter uma casa própria", conta a maranhense Izabel

Izabel da Conceição Siqueira é viúva, chefe de família, autônoma. Sua renda mensal é de cerca de R$ 600. Ela mora em São Luís (MA) com as duas filhas, Cinara e Raquel, e a mãe, dona Gonçala, em um apartamento cedido por uma cunhada.

Nesta segunda-feira (10), será escrito um novo capítulo na vida de Izabel e de sua família. Elas fazem parte das mais de 17 mil pessoas que receberão da presidenta Dilma as chaves da casa própria.

No total 4.467 moradias do Programa Minha Casa, Minha Vida em São Luís (MA), Caxias (MA), Campo Grande (MS) e Anastácio (MS) passarão às mãos de seus novos proprietários. Os empreendimentos são destinados a famílias com renda de até R$1,6 mil.

Cada família tem suas lutas e desafios para contar. Conheça um pouco sobre a história da família da Izabel.

"Meu nome é Izabel da Conceição Siqueira.

A minha família são duas filhas. E cuido da minha mãe que deu AVC (acidente vascular cerebral). Meu companheiro faleceu em 2014.

Moro aqui de favor, é cedido pela minha cunhada. Não tenho casa própria.

Ao ser contemplada com o Minha Casa, Minha Vida, eu fiquei muito feliz! Porque vai ser uma casa própria, minha, né. São bonitinhas as casas, eu vi, tem até energia solar para o banheiro, para não tomar banho de água fria. Coisa que nenhum pobre ia conseguir fazer isso, né!? Acho que custa muito caro isso aí também…

Eu, Izabel, eu penso assim: que a presidenta teve uma boa ação, uma boa atitude de querer beneficiar as pessoas [com renda] de zero a três salários mínimos nesse programa. Se você tem uma casa de dois quartos, uma sala, uma cozinha e pagar um benefício de R$ 25 por mês – tem pessoas que vão pagar R$ 25, tem pessoas que vão pagar R$ 30, de acordo com a renda. Tenho certeza que é de grande importância dar valor a um imóvel desse que recebe e pagar assim.

E pensando também que eu tenho duas filhas, já é um bem que vai ficar para elas. A mais velha, [Cinara] tem 22 anos, vai fazer o nono ano de agronomia. A Raquel tem 14 anos, faz oitava série no Colégio Tiradentes. E eu vendo cosmésticos por meio de revistas, catálogos. 

O que ganho por mês não é fixo, depende. Se trabalha, ganha, se não trabalha…

É uma coisa assim que a gente fica pensando, que é Deus mesmo em nossa vida, que… Ah, eu estou sem palavra agora…

Eu estou feliz! Eu não tinha nada meu, agora eu vou ter!"


Casas no Residencial Santo Antônio, em São Luís (MA): infraestrutura completa, aquecimento solar de água e acesso ao transporte público. Foto: Isac Nóbrega/PR

Casas no Residencial Santo Antônio, em São Luís (MA): infraestrutura completa, aquecimento solar de água e acesso ao transporte público. Foto: Isac Nóbrega/PR

Nenhum comentário:

Postar um comentário