A máfia que mais lucra no mundo

Máquina de fazer dinheiro em favor de especuladores
Não há nenhuma máfia no mundo, nenhuma quadrilha que opera no lucrativo mercado de drogas que gera mais dinheiro do que o transferido diariamente pelo Banco Central a seus capi do mercado financeiro especulativo. Isso acontece por uma razão muito simples. O BC conta com a ignorância geral a propósito de política monetária para mascarar suas operações secretas, protegidas por sigilo bancário e por uma norma aprovada no governo FHC que os torna virtualmente imunes à fiscalização pelo Congresso.

Uma fórmula matemática hermética para o comum dos mortais, denominada modelo de metas de inflação, se presta à manipulação destinada a justificar aumentos sucessivos e indecentes da taxa básica de juros, ou sua manutenção em patamares extremamente elevados.




Todos razoavelmente informados talvez se lembrem de quando, em seu primeiro mandato, Dilma forçou a baixa da taxa de juros. Um rebelião secreta no BC fez com que a Presidenta desistisse e aceitasse novos aumentos a pretexto de combater a inflação.

Trata-se de uma política infame. Em vários momentos escrevi que são uma farsa essas justificativas do BC para aumentar e manter elevados a taxa de juros básicos. Isso porque não há inflação de demanda na economia, ou pressão de consumidores sobre os preços. Em consequência, é inútil aumentar a taxa de juros para reduzir a inflação. Se a despeito disso o BC eleva a taxa de juros devemos buscar outras explicações: os diretores do BC estão trocando favoreces atuais por futuras vantagens junto aos especuladores, quando se aposentarem.

Uma comprovação disso pode ser deduzida dos currículos. A esmagadora maioria dos ex-diretores do BC, quando se aposenta, salta diretamente de suas posições públicas para os gabinetes de bancos e financeiras privados. Levam consigo não apenas uma folha corrida de serviços prestados mas um conjunto de relações especiais e de informações privilegiadas. É difícil enxergar isso como normal mesmo quando alegam que há um período curto de quarentena. Quem paga a conta, em última instância, é o interesse público.

É facílimo explicar por que não há pressão de consumo que justifique uma taxa de juros tão alta: 14,25% no Brasil contra 0,25% nos Estados Unidos e 0% na Europa. Isso porque não há melhor indicador da situação de demanda do que o desempenho do PIB, e tivemos uma contração do PIB de quase 5% no ano passado. Os pretextos do BC para justificar os altos juros são, pois, simplesmente cínicos. Entretanto, pode-se repetir isso mil vezes sem qualquer efeito. O BC ganhou carta de alforria para não dar qualquer satisfação ao público.

Isso só se resolverá no terreno político. Estamos organizando o eixo de uma ação política vigorosa, com o objetivo de mudar a política econômica e principalmente a política monetária, através da Aliança pelo Brasil, a ser nacionalmente difundida depois do recesso parlamentar. Esclareça-se que não temos apenas esse objetivo econômico. Temos também um objetivo político decisivo: impedir o golpe do impeachment, cuja execução tornaria ainda mais caótico o processo econômico e político brasileiro. Vamos precisar de adesões.
por J. Carlos de Assis - Aliança Brasil