Causos do Tom T.


Entro no avião. Poltrona 2C, corredor. Na 2A, na janela, um baixinho, careca. No meio uma loira, lindíssima, de vestido até os pés, dona de uma beleza e elegância que me fizeram lembrar na hora de Grace Kelly em "Janela Indiscreta" Eu também quebraria as duas pernas para ter a companhia daquela moça. 
Estou longe de ser o James Stewart da história, mas tenho meus rompantes de cavalheirismo. O meu primeiro impulso ao vê-la foi me oferecer para sentar no meio, evitando que ela dividisse o encosto da poltrona com o braço peludo e ensebado do careca.  Mas o Danny DeVito da janela se mostrou ainda mais oportunista do que eu:

- Quer sentar na janela? 
- Ah, que gentil. Obrigada.

Eu tive que me levantar para que a troca fosse feita. Ela se acomodou, cruzando as pernas lentamente (que classe!), enquanto o braço do DeVito ocupava 95% do nosso encosto compartilhado, acabando com a minha viagem.
Nada me irrita mais do que não poder apoiar o braço durante um voo. Para quem gosta de ler, como eu, é um tormento - a falta de apoio compromete toda as articulações do corpo. Sinto dor até no calcanhar.

Enquanto tentava ao menos apoiar meu cotovelo, evitando gestos bruscos - é fundamental você demonstrar que não faz a mínima questão do encosto, sob o risco do seu vizinho perceber sua angústia e aí sim começar a dificultar a tomada de território -, o DeVito puxou conversa:
- De onde você? Pela beleza, já sei.
Tava demorando. Todo cavalheiro de ocasião é, no fundo, um canalha.
- Se você já sabe, por que tá perguntando?
Linda e rápida, a Grace.
- Você é gaúcha, né?
- Não. 
- Ah, você é catarinense?
- Não. 
- De Curitiba?
- Não.
- De onde você é?
- Sou do Rio.
- Eu também! Da Zona Sul?
- Não.
- Ah, você mora na Barra.
- Eu não. 
- De onde você é?
- Zona Norte.
- Da Tijuca?
- Não. 
- Ah, já sei: do Méier. Minha tia é de lá.
- Também não. Você é ruim de adivinhar né?
- Kkk Hoje eu tô.
- Eu sou boa. Quer ver eu adivinhar na primeira qual a sua atividade?
- Quero!
- Você é do IBGE. Só pode. Se não é, não perca tempo: você nasceu pra isso.

Eu ri tão alto que a comissária, já sentada pra decolagem, esticou o pescoço olhando pro corredor, assustada.
O DeVito, coitado, se afundou na poltrona, constrangido, e eu aproveitei pra tomar todo o território.
Aposto que ela é da Penha.
Tom T. Cardoso