Miriam Leitão: Bolsonaro pode transformar o Brasil na Venezuela de Chávez



 Miriam Leitão publicou hoje (23) em O Globo, artigo alertando os leitores que a eleição de Jair Bolsonaro é o "início de um processo de cerco à democracia, que na Venezuela do coronel Hugo Chávez começou pelo enfraquecimento do Judiciário".

A jornalista escreveu que além dos filhos terem ameaça do STF, o próprio Bolsonaro "sempre foi associado ao pouco apreço às instituições democráticas."

Segundo Miriam, o PT, sempre foi associado ao "risco Venezuela", mas por outro motivo: o partido poupava críticas e até elogiava quando Chávez prometeu, depois de eleito, fazer uma "revolução socialista" no País.
Bolsonaro, por sua vez, também já elogiou Hugo Chávez no passado, mas por motivo oposto: porque o ditador usou apoio de parte das Forças Armadas para tentar um golpe de Estado.
"Hugo Chávez tentou um golpe no estilo clássico, em fevereiro de 1992. Alegava ser contra a corrupção. Conseguiu o apoio de uma parte das Forças Armadas, mas fracassou. Esse Chávez é que recebeu elogios de Jair Bolsonaro." 

"O coronel foi preso, indultado, mas, em 1998, chegou ao Miraflores pelo voto, dizendo que faria uma revolução socialista. E foi esse Chávez que recebeu o apoio do PT."
Miriam ainda anotou que "não existe ditadura do bem" e que o medo, com Bolsonaro, não é de um golpe aberto como aconteceu no Brasil dos anos 1960, mas de ver os pilares da democracia serem minados por um governo "populista e autoritário". A ditadura seria por aproximação dos ideais autoritários.
"A inaceitável fala do deputado Eduardo Bolsonaro não surge do nada. Ela reflete o ambiente político no qual seu pai sempre esteve imerso, de defesa do regime militar. Era ele atrás do pai, repetindo em mímica, o nome do torturador homenageado durante o voto do impeachment. Essa é a sua formação", enfatizou.
Leia a coluna completa aqui.

Curta Comente Compartilhe Valorize os Anúncios dos patrocinadores. Agradeço

2 comentários:

  1. Miriam Leitão, assaltante do banco Banespa, na rua Iguatemi, São Paulo, no dia 06/Outubro/1968, portando um revolve calibre 38 e junto com seus companheiros terrorista roubaram o equivalente hoje a R$ 800000,00. Será que algum de você reconhece quem foi?

    ResponderExcluir
  2. Miriam leitai, comunista bandida, descarada, vai perder até o rumo de casa vaca velha, lixão nojenta FDP

    ResponderExcluir