Commodities em alta

A Bolsa de Valores fecha maio com valorização de 42% no ano. E o petróleo não fica atrás: desde janeiro, já está 46% mais caro no mundo. 

Na faixa de US$ 66 o barril, maio termina em alta de 32%, a maior elevação mensal em dez anos. Tradução: se os combustíveis no Brasil não ficaram mais baratos até agora, não vão ficar mais. 

E nas commodities agrícolas, é festa no interior.

As cotações dos nossos principais produtos agrícolas de exportação encerram maio com elevação acumulada no ano de 13% no milho, 17% no café, 24% no suco de laranja, 28% na soja, 29% no algodão e 37% no açúcar. Bom para quem produz, ruim para quem consome.

Conclusão: para as commodities minerais, metálicas e agrícolas a crise já passou. E foi tarde. 

4 comentários:

  1. Marco Antõnio Leite31 maio, 2009

    O comandante Hugo Chávez, presidente da República da Venezuela vem mostrando ao mundo capitalista como se governa um país com socialismo e democracia. Na época da direita conservadora 60% da população daquele país vivia na miséria absoluta, a qual vivia com migalhas que caia da mesa farta da burguesia local. Essa situação mudou radicalmente, o comandante Hugo Chávez reduziu a pobreza e a miséria absoluta da população para um índice muito baixo e suportável. A venda do Petróleo venezuelano foi socializada com a população, pois o salário mínimo dos trabalhadores é um dos maiores da América do Sul, deixa o salário mínimo do Brasil bem distante da corrida a melhora da população trabalhadora. Para coroar ainda mais seu excelente governo, a mortalidade infantil foi reduzida consideravelmente, num passado recente a Venezuela tinha um índice muito alto quanto à morte de crianças ou por fome ou doenças corriqueiras de fácil cura, hoje o povo daquele país se orgulha desse fato importante para a democracia venezuelana. O comandante Hugo Chávez é o maior democrata que existe no mundo, visto que no seu governo o povo teve uma participação atuante nos plebiscito para consultar isto ou aquilo que seja melhor para a coletividade. Infelizmente, o Lula por motivos inconfessáveis se aliou a elite conservadora para governar o Brasil, isso fez com que ele aderisse ao neoliberalismo e fatiasse o governo como se corta uma PIZZA para a família jantar. Mas, para reparar esse erro, a dona Dilma esta vindo por aí, com certeza, trará mais confiança para que o trabalhador tenha um padrão de vida que possa se igualar aos trabalhadores venezuelanos.

    ResponderExcluir
  2. Marco Antônio Leite31 maio, 2009

    O terceiro mandato esta ganhando corpo em todo o Brasil. Nesses anos de governo Lula, mesmo tendo aderido ao sistema neoliberalismo, houve uma mudança grande na distribuição de renda junto à população mais carente do ponto de vista social. Com essa melhora, essa população teve ou esta tendo condições de comer um pouquinho melhor e, estão encontrando facilidades para adquirir bens duráveis, bem como, tem tido acesso aos equipamentos eletroeletrônicos. Na inauguração de obras do PAC na favela de manguinhos, aqueles que estavam presentes iniciaram um coro de fica, fica, fica para o presidente Lula. Na pesquisa DATAFOLHA mostra que hoje o eleitorado nacional em torno de 47% deseja que o presidente Lula participe de um terceiro mandato para chefe maior do país. Essa demonstração popular prova que o seu governo esta sendo bom para mais da metade da população nacional, haja vista a péssima experiência que os trabalhadores tiveram no governo do FHC, que só piorou as condições de vida do povo brasileiro. No andar da carruagem não vejo um candidato da oposição, oposição do povo, venha alcançar o Lula nas pesquisas eleitorais. Se não houver condições de sua participação no pleito, com certeza, a dona Dilma fará a sua parte se elegendo presidente da República do Brasil.

    ResponderExcluir
  3. Marco Antônio Leite31 maio, 2009

    Eu sou uma bicicleta, vivo pedalando pêlos caminhos do mundo, subo, desço, vou, volto, entro e saio dos emaranhados que as ruas da vida me oferece. Tens momentos que estou com a corrente avariada, outros o pneu furado, tem momentos que falta força nas pernas para pedalar no vai e vem do mundo. Sou uma bicicleta de carne e ossos que em alguns momentos estou em bom estado de conservação, outros nem tanto, esta é a vida de uma bicicleta, a qual chegará ao fim do caminho, caminho este de terra, pedras e asfalto que impermeabiliza a superfície do que nós chamamos de terra." Já há vida de um político é uma Maria-Fumaça, esta em desuso, fora de linha e não funciona como deveria, a fim de transportar a população com dignidade e presteza. Porém, o que esta ocorrendo nos dias de hoje são os corruptos viajando no trem-bala da corrupção.

    ResponderExcluir
  4. Marco Antônio Leite31 maio, 2009

    Sabemos nós que tanto FHC como o senhor Lula são de direita conservadora, adeptos do sistema neoliberal, aquele que tira o pouco que o pobre tem e, transfere para a meia dúzia de capitalistas espalhados pelo planeta terra. Porém, igualar Lula com FHC existe uma distância muito grande. No governo FHC foi doada para a estrangeirada muitas estatais que garantiam o emprego de milhares de trabalhadores brasileiros, como também o senhor FHC causou um prejuízo muito grande para os aposentados quanto desvinculou o salário mínimo dos Estados com a iniciativa privada, com isso, hoje milhões de aposentados estão com seus salários defasados, pois quando vem aumento para o mínimo, para os ex-escravos só vem à reposição da inflação anual entre outras barbaridades. Já o Lula instituiu uma série de benefícios para os pobres e miseráveis da nação, trazendo com isso um ovo frito a mais. Porém, para governar o Brasil o Lula fez aliança com "DEUS" e o "DEMÓNIO", bem como anda de braços dados com banqueiros, empresários, comerciantes e malandros de diversas estirpes. Mas, ainda não dá para troca o Lula pelo FHC, como diria o filosofo Nenê Beiçola, ruim com ele, pior sem ele.

    ResponderExcluir