Sem censura

A censura é legalmente proibida no Brasil. Mas existe: há uma série de jornalistas que não podem publicar sequer o nome de uma série de pessoas. 

A vítima mais recente da censura, agora, é o jornalista Vitor Vieira, gente fina, competente, que edita o site Vide Versus. Vitor Vieira não pode, por ordem judicial, citar o nome do deputado estadual Alceu Moreira, do PMDB, candidato à presidência da Assembléia gaúcha. 

Vitor Vieira também está proibido de dar entrevistas, sob pena de pesadas multas.

Uma pergunta que deve mobilizar os jornalistas, antes que a situação piore: qual a diferença entre a censura determinada por um juiz e a censura determinada por um general, ou coronel, ou por um proprietário de um site?

 “Censura é censura e não pode ser aceita – ponto.” 

Espero não ser mais censurado por este conceituado site. 

Será que o competente Paulo Henrique Amorim sabe que comentaristas estão passando por exame críticos. 

Marco Antonio Leite

7 comentários:

  1. A justiça no Brasil so nao censura quem fala mal do PT e de Lula. Mas para defender o PSDB e o DEM?...

    ResponderExcluir
  2. Marco Antônio Leite11 maio, 2009

    Grande mestre do jornalismo moderno e democrático. Espero uma resposta plausível, qual o motivo que meus comentários estão passando por exames críticos. Não uso palavras chula, não sou racista, não uso preconceito para dizer algo de outrem, bem como, a época da ditadura militar já passou, estamos vivendo outros tempos, ainda existe um resquício da ditadura, como voto obrigatório. No entanto, não esperava que um site usasse esse expediente nefasto para qualquer democrata.

    ResponderExcluir
  3. Marco Antônio Leite11 maio, 2009

    Lamento dizer, estou mostrando para outros sites o que estão fazendo com os meus comentários no conceituado site de propriedade do jornalista Paulo Henrique Amorim. Muita gente já esta se manifestando sobre a conduta praticada pelo site em questão.

    ResponderExcluir
  4. Marco Antônio Leite11 maio, 2009

    A privatização esta a todo vapor no Estado de São Paulo, isso já virou uma escola de Samba. Privatizou a ala das baianas para o Espanhol, as rainhas de bateria para a França, a bateria para a África do Sul. Continuando com a privatização, a alegoria foi arrematada por bagatela pelos Americanos, os carros alegóricos foram para Portugal entre outras alas que estão espalhadas por outros países. Esse é o governo Zé do Pedágio de fazer política, vende ou doa todo o patrimônio do povo e, até a mãe não escapa desse comercio nada sério.

    ResponderExcluir
  5. Marco Anônio Leite11 maio, 2009

    ESTAMOS SEPARADOS PELO ABISMO DE DOIS MUNDOS DIFERENTES: DE UM LADO, O MUNDO DOS BAFEJADOS PELA GANÂNCIA; DO OUTRO, O TRISTE MUNDO DA GRANDE MAIORIA DOS EXCLUÍDOS, ESQUECIDOS E IGNORADOS PELO SISTEMA CAPITALISTA”. ESSA SITUAÇÃO EXPÕE OS MAIS POBRES AO CAMINHO DA CRIMINALIDADE” PÔR ISSO, A MOLECADA ESTA USANDO DROGAS, ROUBAMDO, ASSALTANDO E MATANDO. A CULPA É DA ELITE QUE AINDA RECLAMA DA SITUAÇÃO, QUERENDO COM ISSO EXIGIR MAIS SEGURANÇA PARA QUE ELA VIVA FELIZ.

    ResponderExcluir
  6. Marco Antônio Leite11 maio, 2009

    A IMPRENSA tupiniquim, marrom, cor-de-rosa e a nanica estão de rabo preso com o sistema neoliberal, cada uma com a sua mentira. Certa IMPRENSA sofisma ao criticar o Lula, mas nas entrelinhas subentende-se que se trata do faz de contas. Outras já ficam em cima do muro aguardando um vacilo para amenizar nos comentários. Tem aquelas que usam discursos superficiais para enganar o pobre e despreparado leitor. Quanto à televisiva muito se fala e nada dizem, mas quando o pobre vacila na sua conduta ele é massacrado de forma impiedosa. Tem aquela que mostra um país irreal, algumas praias, a classe média decadente comprando bugigangas na 25 de março, entrevistando pessoas despreparadas intelectualmente sobre este ou aquele assunto, como sempre as opiniões são sempre favoráveis ao sistema em vigor. Os jornais televisivos na maioria viraram programas de entretenimento, apresentam lançamentos de calcinhas e sutiã, qual a tendência de penteado dos cabelos das celebridades a serem copiado pelas moças pobres, um chefe de panela mostrando como se faz um ovo frito entre outras baboseiras do gênero. Os sites (com raras exceções) já entraram nesse esquema, se o comentário favorece se publica se não vamos censurá-lo.

    ResponderExcluir
  7. Marco Antônio Leite11 maio, 2009

    A IMPRENSA tupiniquim, marrom cor-de-rosa e a nanica estão de rabo preso com o sistema neoliberal, cada uma com a sua mentira. Certa IMPRENSA sofisma ao criticar o Lula, mas nas entrelinhas subentende-se que se trata do faz de contas. Outras já ficam em cima do muro aguardando um vacilo para amenizar nos comentários. Tem aquelas que usam discursos superficiais para enganar o pobre e despreparado leitor. Quanto à televisiva muito se fala e nada dizem, mas quando o pobre vacila na sua conduta ele é massacrado de forma impiedosa. Tem aquela que mostra um país irreal, algumas praias, a classe média decadente comprando bugigangas na 25 de março, entrevistando pessoas despreparadas intelectualmente sobre este ou aquele assunto, como sempre as opiniões são sempre favoráveis ao sistema em vigor. Os jornais televisivos na maioria viraram programas de entretenimento, apresentam lançamentos de calcinhas e sutiã, qual a tendência de penteado dos cabelos das celebridades a serem copiado pelas moças pobres, um chefe de panela mostrando como se faz um ovo frito entre outras baboseiras do gênero. Os sites (com raras exceções) já entraram nesse esquema, se o comentário favorece se publica se não vamos censurá-lo.

    ResponderExcluir