Para começo de conversa, a economia brasileira não está em recessão. Já não está mais e, na verdade, ela sequer entrou - "em recessão técnica". O crescimento em diversos setores já recomeçou desde abril, o início do segundo trimestre do ano.
No primeiro trimestre de 2009, com as quedas de 0,8% comparado com o último trimestre do ano passado e de 1,8% comparado com o primeiro trimestre de 2008, o sinal é de que nem entraremos na chamada "recessão técnica", e de que vamos, sim, crescer já no segundo semestre desse ano.
Parte da explicação para essa melhora está na ampliação dos serviços, setor responsável por 60% da economia e que cresceu 0,4% no primeiro trimestre contra uma queda de 0,4% no último trimestre de 2008.
Ao lado disso, está o consumo que se sustenta no crescimento do emprego e da massa salarial, com um aumento de 5,2% comparado com o mesmo trimestre de 2008. Também, para reforçar essa tendência (de retomada do desenvolvimento), o consumo das famílias subiu 0,7% em comparação a 2008, depois de ter caído 1,8% no último trimestre do ano passado.
Logo, nossa economia pode crescer esse ano e retomar no próximo sua rota de crescimento acima de 4%, com a criação de 2 milhões de empregos por ano. Isso significa que, realmente, o Brasil estava preparado para enfrentar uma crise das proporções internacionais - financeira e econômica - dessa que derrubou o crescimento e o comércio em nível mundial.
O Brasil não está em recessão. Fernandinho Beira Mar está preso injustamente, é inocente.
ResponderExcluirO avião da Air France não caiu, foi abduzido,
Papai Noel existe e mora no Polo Norte, Branca de Neve e os sete anões existem,
O coelinho da Páscoa bota ovos de chocolate uma vez por ano.
Saci Pererê mora na floresta
José Dirceu é inocente
O PAC não está empacado
Lula só fala a verdade
Lula ão faz campanha eleitoral antecipada
Dilma Rousseff é simpática
Cuba é uma democracia
A Coréia do Norte é Amante da Paz
A Bela Adormecida mora num Castelo de Cristal.
No que mais os lulopetistas querem que nós brasileiros acreditemos?
Vocês acham que nós somos idiotas?