A economia mundial

Para onde vai a economia global e norte-americana? No ano passado, haviam dois lados no debate. Um deles alegou que a recessão nos EUA seria em forma de ‘V’ - curta e breve. Ela duraria apenas oito meses, tal como as duas recessões anteriores, de 1990-1991 e 2001, e o mundo se dissociaria da contração dos EUA. Outros, incluindo a mim, alegaram que, dado o excesso de alavancagem do setor privado (em famílias, instituições financeiras e corporações), esta seria uma recessão em forma de ‘U’ - longa e profunda. Ela teria duração de cerca de 24 meses, e o mundo não se dissociaria da contração dos EUA. Hoje, 20 meses dentro da recessão nos EUA - que se tornou mundial no verão de 2008 com um maciço correlacionamento [em relação à economia norte-americana] - a dissociação em forma de ‘V’ está descartada. Esta é a pior recessão em 60 anos, tanto nos EUA como no mundo. Se a recessão nos EUA acabar no final do ano - como é mais provável -, terá sido três vezes mais longa e cerca de cinco vezes mais alta - em termos de diminuição acumulada da produção - que as duas anteriores.
Nouriel Rubini

Quem se saiu melhor diante da crise, o governo petista - Lula/Dilma - ou o governo tucano - FHC/Pedro Malan - ? Dê sua opinião

2 comentários:

  1. Com certeza Lula/Dilma esbanjaram competência. Como diz PH: " Bye, Bye Serra 2010"

    ResponderExcluir
  2. Uai, pararam de falar do tsunami, por que? Viram que desejar a catastrofe para o país não deu os resultados esperados? kkkk a oposição vai morrer do bofe.

    ResponderExcluir