Bola dividida

"Lula ganhou em 2002 e 2006 porque uniu seu campo e dividiu o do adversário." 

Não foi bem assim. Em 2002 e 2006 Lula teve adversários que dividiram seu campo também: Garotinho em 2002 (PSB) e, em 2006, Heloisa Helena (PSOL) e Cristovam (PDT).

Em 2006 o PMDB não coligou-se formalmente com nenhum dos lados. Lula já queria coligar com o PMDB mas a oposição soube explorar as desavenças regionais para rachar. Dizer que Lula rachou o PMDB é o mesmo que dizer que a oposição Rachou. Lula foi às urnas com a mesma coligação de 2002 (PT-PRB e PCdoB), e com o PT sem uma costela: a que saiu para o PSOL.

Quando a economia vai mal, ela tende a ser decisiva na eleição. Quando vai bem, também.

A ressalva de que quando as pessoas acham que ela continuará indo bem, independentemente das escolhas à disposição, vale também para quando as pessoas acreditam que continuará indo mal independente das escolhas à disposição.

Agora o que leva as pessoas a acreditarem que continuará indo bem ou mal? Nada melhor do que o retrospecto. FHC usou em 1998 porque tinha crédito junto à população, e não teve como usar em 2002. Lula usou em 2006 e tem como usar em 2010, porque tem o que mostrar.

A política sempre tem a oportunidade de adquirir protagonismo, e o que ocorre dentro do PSDB com Aécio é isso.

Serra só pensa no curto prazo, em 2010. Aécio pode pensar mais longe, em 2014 e 2018.

Serra não tem escolha (porque não tem tempo para um plano B) a não ser alavancar-se com a aliança PSDB-DEM exitosa com FHC e em seu quartel general paulista. Mas esta aliança dá mostras de exaustão nacional desde 2002.

Aécio percebe um movimento de recomposição de forças conservadoras e de centro depois de 2010, dentro da nova ordem, onde o legado de FHC será coisa do passado e não alternativa de governo futuro.

Muita gente da oposição está desconfortável e não vê futuro político em fazer oposição às conquistas e programas de governo de Lula e sucessora. As raposas políticas sabem que fazer oposição elogiando o adversário não funciona a curto prazo, só a longo prazo.

É mais ou o menos o que fez Tancredo, primeiro em 1981 fundando o PP junto com desconfortáveis como Magalhães Pinto, e depois em 1985 quando arregimentou gente dentro do PDS, desconfortáveis com o legado do regime militar, para fundar o PFL em seu apoio.

Esse racha do PSDB tem muito mais a ver com visões internas quanto ao futuro do que com a qualquer ação governista no sentido de dividir a campo adversário.

Duarte

Nenhum comentário:

Postar um comentário