A mais importante decisão

Por acordos, ou onde estes não foram possíveis, através de prévias, o PT define suas chapas ou aquelas das quais participará nos Estados e se unifica, condição indispensável para enfrentar nossos adversários, eleger seus governadores ou os que apoiamos e garantir a vitória de nossa candidata a presidenta, Dilma Rousseff, na eleição de outubro.

Nesse processo o PT já realizou prévias para o Senado no Rio e no Mato Grosso - venceram o então prefeito de Nova Iguaçu, Lindeberg Farias, e o deputado Carlos Abicalil (PT-MT) respectivamente. No Rio, a ex-governadora Benedita da Silva (PT), que disputou com Lindeberg sai candidata a deputada federal.

Teremos, ainda, prévias em Minas Gerais para decidir no próximo dia 2 de maio quem será o candidato que o PT apresentará aos partidos aliados para uma composição - ou não - com o ex-ministro das Comunicações, senador Hélio Costa (PMDB), pré-candidato a governador por seu partido. Em Minas, segundo proposta do próprio peemedebista, as pesquisas serão um dos critérios para a definição do candidato da coligação ao Palácio da Liberdade.


Solução se encaminha também em Pernambuco
Temos programada, ainda, a prévia em Pernambuco para decidir quem sai candidato ao Senado entre o ex-deputado, ex-ministro da Saúde e secretário de Estado, Humberto Costa, e Joao Paulo Lima, ex-deputado estadual várias vezes, ex-prefeito reeleito no Recife e que elegeu o sucessor no 1º turno em 2008.

Em Pernambuco a direção regional do PT chegou a apresentar uma pesquisa aos dois pré-candidatos, pela qual João Paulo Lima estaria em 2º lugar, desistiria da postulação e não se realizariam as prévias. Mas estas foram mantidas.

O Rio de Janeiro, Minas Gerais e Pernambuco são decisivos para nossa vitória em outubro. Assim, o ideal é que por prévias ou acordos o PT se unifique mesmo para enfrentar nesses e em outros Estados nossos adversários e reelegermos os governadores que apoiamos - no Rio, Sérgio Cabral (PMDB); em Pernambuco, Eduardo Campos (PSB); e no Mato Grosso, Silval Barbosa (PMDB).

Estaremos pendentes por mais tempo, então, da definição - que virá por prévias - do PT em Minas, sem dúvida a mais importante decisão pelo fato de o Estado ser o 2º maior colégio eleitoral do país, superado apenas por São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário