O túnel foi aberto por duas frentes de trabalho da Empresa Industrial Técnica (EIT), que operam simultaneamente nos dois lados. Serão aprofundados mais 4 metros com o objetivo de nivelar a via férrea que passará por dentro da abertura.
As paredes de sustentação do novo túnel são revestidas com concreto, cimento, ferro e fibra. A espessura da grade de proteção fica com mais de 60 centímetros. Os trabalhos, paralisados na Semana Santa, foram reiniciados ontem.
O túnel faz parte de uma série de obras de arte da Ferrovia Transnordestina, que estão sendo concluídas no trecho de 96 quilômetros, entre Missão Velha e Salgueiro (PE). A primeira etapa da obra, que consiste na terraplanagem para instalação dos lastros, dormentes e trilhos, que é a parte final das obras da ferrovia, já foi terminada. Outro túnel menor está sendo aberto por baixo da estrada que liga Brejo Santo a Porteiras. A Assessoria de Imprensa da EIT, responsável pele execução da obra, tentou um contato com os engenheiros que trabalham na abertura do túnel, mas não conseguiu mais informações até o fechamento desta edição.
O projeto elaborado pelo Governo Federal destaca que a ferrovia fará a ligação dos centros de produção de grãos, gesso, avicultura e agricultura irrigada do semiárido nordestino, aos portos de Suape, em Pernambuco, e Pecém, no Ceará.
A partir do segundo semestre deste ano a perspectiva é de que as obras ganhem ações em todos os trechos. Por conta disto, deverão ser criados até 7 mil empregos diretos. No município de Jati, está sendo construída uma grande ponte com 47 metros de altura e 167 metros de comprimento sobre o Rio Jardim, na Fazenda Carnaúba. O projeto envolve a construção de 680km de novos segmentos, 600km de reconstrução com alargamento de bitola e 500km de recuperação, restauração e implantação de bitola mista (três trilhos).
Capacidade de transporte
A ferrovia integra o Plano de Revitalização de Ferrovias, lançado pelo presidente Luís Inácio Lula da Silva. Serão 1.860km de extensão, sendo 905km de novas linhas. A previsão é de que a obra seja concluída em três anos. De acordo com o projeto, terá capacidade de transportar 30 milhões de toneladas de carga por ano, de produtos como soja, biodiesel, frutas, álcool e, principalmente, minérios.
O governo justifica que o transporte ferroviário é um dos principais elementos catalisadores do desenvolvimento econômico, social e ambiental integrado e sustentável de uma região. Sob esse enfoque foi projetada a nova ferrovia, que vem permitindo uma integração contínua e acelerada da estrutura produtiva do Nordeste com as demais regiões do País.
CAPACIDADE
30 milhões de toneladas de carga por ano é a capacidade de transporte sobre a Ferrovia Transnordestina, quando o projeto total estiver concluído, favorecendo a economia do Nordeste.
ANTÔNIO VICELMO
Repórter
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