Transnordestina - primeiros trilhos chegam a Missão Velha

 Os primeiros trilhos que serão utilizados na Ferrovia Transnordestina já estão neste Município. Eles desembarcaram no Porto do Pecém, em Fortaleza, importados da China. Foram trazidos de trem para o Sítio Cachoeira, de onde parte a nova via férrea para Salgueiro, Pernambuco, uma extensão de 110km. Os trilhos foram colocados na margem da ferrovia, numa extensão de quase um quilômetro. De lá, uma parte será transportada, em carretas, para Salgueiro (PE), iniciando as instalações.

Cada um dos trilhos, com 24 metros de comprimento, pesa uma tonelada. O carregamento é feito com a utilização de um guindaste. São 34 mil toneladas de trilhos para 270 quilômetros do projeto, avaliados em cerca de US$ 30 milhões. A obra, que faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), está avaliada em R$ 4,5 bilhões.

Apesar do descarregamento dos trilhos ter começado há cerca de um mês, ainda não foi iniciada a sua instalação ao longo do trecho entre Salgueiro e Missão Velha. A reportagem procurou, sem sucesso, um contato com a Assessoria de Imprensa da Transnordestina Logística S/A, empresa privada criada originalmente com o nome de Companhia Ferroviária do Nordeste S/A (CFN), que administra a malha ferroviária do Nordeste e a execução do projeto de construção da ferrovia.
Início

Apontada como uma das principais vitrines eleitorais da presidenciável e ex-ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, a rodovia faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A obra iniciada em junho 2006, durante uma visita do presidente Luiz Inácio da Silva à Missão Velha, ainda não foi concluída. A Empresa Industrial Técnica S/A (EIT), que opera no trecho Missão Velha/Salgueiro, concluiu a terraplanagem e iniciou a construção das obras de artes, entre as quais uma ponte com 47 metros de altura e 167 metros de comprimento, sobre Rio Jardim, na Fazenda Carnaúba, situada no Município de Jati, bem como as obras de dois túneis.

Um dos túneis, com 72 metros de cumprimento, passa por baixo da CE-293, na localidade de "Café da Linha", entre Missão Velha e a BR-116. De acordo com a Assessoria da Imprensa da EIT, deve ser concluído até o fim do mês. Já a ponte, segundo informações de técnicos que executam o projeto, vai demorar, no mínimo, seis meses. Além das obras de artes que não foram terminadas, as chuvas estão atrasando os trabalhos.

Em alguns trechos, o aterro que servirá de base para a ferrovia foi alagado pelas águas da chuva. Um desses locais foi o trecho ao lado do segundo túnel que está sendo construído por baixo da CE-397, que liga o Município de Porteiras à BR-116, no município de Brejo Santo. A Assessoria de Imprensa não conseguiu maiores informações sobre o andamento da obra.
Integração
A Transnordestina terá 1.860 quilômetros e vai ligar a cidade de Eliseu Martins, no Piauí, aos portos de Pecém, no Ceará, e ao de Suape, em Pernambuco. O empreendimento custará R$ 4,5 bilhões. A obra cortará o Nordeste pelo Interior, fazendo um formato em "Y", e vai integrar sete Estados aos portos de Pecém e Suape. Vai facilitar o acesso ao sistema hidroviário do Rio São Francisco e ao ferroviário já existente. O Porto de Suape ganhará um terminal de grãos exclusivo.

A ferrovia promete incrementar o desenvolvimento econômico de diversos setores em sua área de abrangência, especialmente o polo gesseiro do Araripe e o polo agroindustrial de Petrolina e Juazeiro. No Sul do Piauí, de onde sairá o primeiro trecho, a produção de grãos cresce 17% ao ano.
Valor
4,5 bi é em quanto está avaliada a obra da Ferrovia Transnordestina, que faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A obra foi iniciada em junho 2006

Antônio Vicelmo
Repórter

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