Células tronco curam cegueira

Pela primeira vez, cientistas comprovaram, num estudo de dez anos, que o tratamento com implante de células tronco, retiradas do próprio paciente, faz cegos voltarem a enxergar. A técnica foi um sucesso em 77% de 112 voluntários. Dos 107 olhos tratados, 82 foram completamente recuperados, e 14 outros parcialmente.
Um dos participantes da pesquisa, feita por cientistas do Centro de Medicina Regenerativa Stefano Ferrari, da Universidade de Modena, na Itália, tem 80 anos e perdeu a visão aos 8 anos, com prejuízo grave em ambos os olhos. Em todos os casos, os danos à córnea foram causados por substâncias químicas e fontes de calor. A pesquisa abre caminho para o desenvolvimento de novas terapias contra a cegueira.
Segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), as queimaduras representam de 7% a 10% dos acidentes nos olhos no Brasil. Na pesquisa italiana, publicada na revista científica “New England Journal of Medicine”, a equipe aplicou células-tronco retiradas do limbo (a membrana situada entre a córnea e a esclera, a parte branca do olho) de partes do olho ainda saudável do paciente. Em seguida, elas foram cultivadas em laboratório e enxertadas na córnea doente para estimular a regeneração. Alguns receberam mais de um implante.
A técnica foi realizada pela primeira vez em 1998, e já foi aplicada em 252 voluntários. Continua>>>

Nenhum comentário:

Postar um comentário