Site publica lista de candidatos com ficha limpa

Eleitores de todo o país poderão consultar na internet, a partir de hoje, a lista dos candidatos às eleições deste ano que têm ficha considerada limpa. A relação estará disponível no endereço eletrônico www.fichalimpa.org.br criado pelo Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral, a Articulação Brasileira Contra a Corrupção e a Impunidade e o Instituto Ethos. 
    As informações e os documentos que comprovem que o candidato jamais foi condenado por decisão judicial colegiada deverão ser apresentados voluntariamente pelo próprio político. Os eleitores interessados, contudo, poderão questionar o teor dos dados apresentados, denunciando no próprio site eventuais contradições. 
    Apresentada à imprensa ontem, em São Paulo, a nova ferramenta também permitirá aos políticos darem maior transparência às doações recebidas, informando semanalmente a origem dos recursos obtidos, o valor desses recursos e os gastos feitos no período.
    O presidente do Instituto Ethos, Oded Grajew, acredita que a iniciativa pode ajudar a coibir a prática de caixa 2 nas campanhas. E o vice-presidente do instituto, Paulo Itacarambi, manifesta esperança de que a divulgação das doações alimente o debate sobre o papel desempenhado pelas empresas doadoras e seu apoio a candidatos que respeitem ou desrespeitem valores éticos.
    “As empresas, com o financiamento, têm uma forte influência nos resultados. Com o site, a sociedade terá a oportunidade de saber e questionar a empresa que, porventura, financiar um determinado candidato que esteja sendo denunciado. Passará a haver um debate envolvendo um outro importante ator das eleições, as empresas”, disse Itacarambi.

L3R ? 3NT40 CL1K N0 4NÚNC10 QU3 T3 1NT3R3SS4 ! 4GR4D3Ç0 !

Nenhum comentário:

Postar um comentário