Folha sabia resultado de licitação em SP há 6 meses


O vídeo [Aqui] foi gravado em 20 de abril de 2010. Na fita, o repórter Ricardo Feltrin lê os nomes dos consórcios vencedores de uma licitação do metrô de São Paulo.

Àquela altura, os envelopes contendo as logomarcas e os valores ainda não haviam sido abertos.

Para não deixar dúvidas, três dias depois de gravar o vídeo, a Folharegistrou o resultado do certame no 2º Cartório de Notas da capital paulista.

Anotaram-se os vencedores de meia dúzia de lotes da "Linha 5-Lilás" do metrô paulistano. Coisa de 20 km de trilhos. Negócio de R$ 4 bilhões.

Pois bem. Decorridos seis meses, a companhia do Metrô, estatal vinculada ao governo do Estado, revelou o resultado.

Materializou-se o inusitado: a Folha levara ao vídeo e ao cartório o resultado de meia dúzia de pedaços da obra –do lote 3 ao 8. Acertou no olho da mosca. Um por um.

A antecipação do resultado assim, de cabo a rabo, deu à licitação a inconfundível aparência de uma fraude.  

O processo licitatório fora aberto em outubro de 2008. Governava São Paulo nessa época o tucano José Serra.

Trocou a cadeira de governador pelo palanque presidencial no fim de abril, dias depois de a Folha ter registrado o resultado da licitação na fita e no cartório.

Informada de que o jornal traria a notícia em sua edição desta terça (26), a direção do Metrô de São Paulo emitiu uma nota. Diz o texto:

"É reconhecida a postura idônea que o Metrô adota em processos licitatórios, além da grande expertise na elaboração e condução desses tipos de processo”.

Tudo leva a crer que a “expertise” revelou-se, no mínimo, inócua. Mais adiante, o texto acrescenta:

"Os vencedores dos lotes foram conhecidos somente quando as propostas foram abertas em sessão pública...”

“...Licitações desse porte tradicionalmente acirram a competitividade entre as empresas".

No caso em questão, os vencedores foram conhecidos bem antes do dia da “sessão pública”.

Um indício de que, em sessão privada, as empresas driblaram a “competitividade” com uma boa e velha combinação.

Na mesma nota, o Metrô paulista informou que vai investigar os indícios de malfeito. Ah, bom!

por Josias de Souza

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