por Zé Dirceu

Cinismo e pantomima na Europa
zé dirceu - um espaço para discussão no brasil
Continuamos a assistir uma pantomima patrocinada pela Alemanha e pela França, cujos bancos e governos são os responsáveis por tudo o que aconteceu na Grécia, ainda que joguem toda culpam nas autoridades e empresários gregos. A verdade é que os bancos alemães e franceses quebrariam se a Grécia quebrasse. Todo o resto é pura encenação.

A crise Europeia tem suas raízes na norte-americana e nos mesmo modelo de endividamento das famílias e empresas - via especulação imobiliária e financeira, ou via consumo irreal, estimulado pelos bancos e empresas. Agora só resta a farsa e a conta para os trabalhadores, que pagarão duas vezes a crise, no endividamento dos Estados para salvar os bancos e, agora, no ajuste para salvar o Estado.

O cinismo alemão não tem limite. Um dos seus bancos, o Helaba, de atuação regional, simplesmente se retirou do teste quando se deu conta que seria reprovado. Na verdade são dezenas de bancos no limiar da reprovação. E, na verdade, são 50 bilhões de euros o capital necessário para dar garantias ao sistema. Não se trata apenas 9 bancos e 2,5 bilhões de euros, como alegam algumas manchetes de jornal. Tudo não passa de uma encenação que não resistira aos fatos.

Quintal republicano

Já, nos Estados Unidos, assistimos um espetáculo só maior que o de 2009, quando o governo e o elite financeira americana jogaram no lixo toda pregação e teoria que nos enfiaram goela abaixo durante décadas. Foi como salvaram seus bancos: endividando o pais até o limite. Só não contavam com o fanatismo Republicano, que não aceita o aumento do limite de endividamento do país. Colocam em risco o próprio sistema e a credibilidade da maior economia do mundo. Como vemos cada um cuida de seu quintal e que se dane o mundo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário