Raio X do processo que Zé Dirceu responde no STF


ImageSão 18 páginas que merecem ser lidas.Retratos do Brasil (RB) traz, na edição deste mês, reportagem sobre a Ação Penal nº 470 - mais conhecida como processo do "mensalão". Recomendo sua leitura, sobretudo para quem não compreende os intrincados trâmites do processo. Trata-se de jornalismo investigativo, de fôlego, daqueles que víamos antigamente quando a imprensa e seus profissionais tinham por principal objetivo esclarecer os seus leitores. 

Nesse relato jornalístico vocês poderão entender o que é chamado pela mídia e pela oposição de "mensalão"; quais acusações realmente pesam sobre o PT e suas lideranças; o que foi levantado no decorrer dos últimos sete anos de investigações sobre o caso; e, por que, da noite para o dia, José Dirceu de Oliveira e Silva - este que vos fala - foi transformado em “chefe de quadrilha”, apesar de contar com 40 anos de vida pública em defesa deste país.

RB começa a matéria lembrando o clima no país quando da aceitação da denúncia pelo STF. Traz importantes informações - não apenas sobre os acontecimentos - mas sobre os principais nomes envolvidos: além de mim, o do parlamentar Roberto Jefferson (PTB), que teve seu mandato cassado exatamente por não ter apresentado provas que sustentassem a tese do mensalão; o do publicitário Marcos Valério; e o do ex-tesoureiro petista e amigo Delúbio Soares (PT).

Falácia

A reportagem explica - ponto a ponto - a denúncia. Informa que se trata de dois delitos de tipos diferentes: o de “caixa dois”, já admitido pelo PT; e a tese do PT ter "formado uma ´organização criminosa´ com apoio do governo federal e da mais alta direção do partido a fim de violar as mais diversas leis, principalmente pela corrupção do processo legislativo, com o suborno de deputados e senadores para que votassem com o governo". É nisso que se consiste a falácia chamada de "mensalão".

Aguardo com serenidade e tranquilidade o processo começar. Como sempre afirmei neste blog, sou inocente e quero que o julgamento ocorra o mais rápido possível. No ano passado, todos os réus foram ouvidos e apresentarem suas testemunhas. Não há nada que me desabone ou prove algo contra mim. Não há e não haverá, insisto. 

Acessem aqui o texto "Com a faca no pescoço, ou sem a faca?" disponível no site da RB. E não deixem de comprar a revista nas bancas, e ler a íntegra da reportagem "Mensalão, sete anos de escândalos".

por Zé Dirceu

2 comentários:

  1. Em lugar de ler uma interpretação de terceiros, leia o relatório da CPMI e avalie as provas e tire suas próprias conclusões.

    O endereço do site do Congresso Nacional é: http://www.cpmidoscorreios.org.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O outro lado da moeda

      Em lugar de ler uma interpretação de terceiros, leia a defesa do ex-ministro avalie as provas e tire suas próprias conclusões.

      O endereço é: http://www.zedirceu.com.br/index.php?option=com_content&task=blogcategory&id=15&Itemid=22

      Excluir