Mensalão: Novas pistas sobre a construção de uma farsa

por Zé Dirceu

O "Domingo Espetacular" da Rede Record veiculou, ontem à noite, uma reportagem que lança luzes sobre a construção dos primeiros momentos da farsa do mensalão. Paulo Henrique Amorim, âncora do programa, entrevistou o ex-prefeito de Anápolis pelo DEM, Ernani de Paula. Ele acusa o bicheiro Carlos Cachoeira e o senador Demóstenes Torres (ex-DEM) de estarem por trás de acusações que provocaram a crise do governo Lula, em 2005, iniciada com a divulgação de vídeos gravados com cenas de achaques e propinas.

Segundo Ernani, vídeos gravados pela equipe de Cachoeira, entre os quais um que mostra o empresário de jogo e Waldomiro Diniz negociando propina, divulgados em 2004, foram gravados dois anos antes, quando Diniz nada tinha a ver com o governo Lula (que ainda nem existia, nem tomara posse) e era vinculado a Loterias do Estado do Rio de Janeiro (LOTERJ).

Ainda assim foram usados naquele momento do primeiro governo Lula de forma descontextualizada e com o objetivo de desestabilizá-lo. Cachoeira está detido no presídio federal de segurança máxima de Mossoró (RN) Brasília por conta das investigações da Operação Monte Carlo da Polícia Federal sobre os jogos de azar no país. É formalmente acusado por esta contravenção.

Recomendo que vocês vejam este programa do Paulo Henrique (clique aqui) e, também, que leiam o artigo do jornalista Emiliano José "O partido da mídia e o crime organizado", que publico neste blog hoje. Nele, Emiliano avalia o comportamento da imprensa desde a cobertura da "farsa" até agora frente a essas revelações mais recentes. 

2 comentários:

  1. Assisti ao video do Paulo Henrique Amorim (reporter chapa branca financiado pelo governo petralha).

    O vídeo reafirma que Waldomiro Diniz recebeu dinheiro de corrupção. O fato de Cachoeira ou quem quer que seja ter gravado o vídeo não invalida a realidade. Houve crime de corrupção.

    O video apenas desencadeou a descoberta do esquema do mensalão. Devido ao vídeo e devido ao fato de José Dirceu não ter cumprido com suas promessas, Roberto Jefferson, mesmo se incriminando, denunciou todo o esquema de corrupção jamais visto no Brasil.

    Continuo reafirmando, todas as provas do esquema do mensalão se encontram no site http://www.senado.gov.br/atividade/Comissoes/CPI/RelatorioFinalCorreios.asp

    Briguilino diz que todos são inocentes até prova em contrário. No entanto para Briguilino isto não se aplica aos criminosos da oposição. Briguilino publica sempre defesas do José Dirceu e nunca publicou uma de Demostenes.

    Briguilino diz que não é filiado ao PT nem recebe nada do PT. No entanto suas ações não demonstram isto. Pelo contrário nem Luiz Inácio Lula da Silva é mais petista do que o Briguilino.

    Digo e repito, nossos governantes e representantes tem que ter um comportamento tal que não reste nenhuma sombra de dúvida sobre o seu comportamento. Portanto para eles o inocente até prova em contrário não se aplica, sejam de que partidos forem.

    Briguilino precisa ser coerente.

    ResponderExcluir
  2. A defesa do empresário do ramo de jogos Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, pediu nesta segunda-feira, 9, ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) que determine a sua libertação. Preso em fevereiro durante a operação Monte Carlo, Cachoeira está atualmente no presídio federal de segurança máxima de Mossoró, no Rio Grande do Norte.

    Advogado do empresário, o ex-ministro da Justiça no governo Lula Márcio Thomaz Bastos protocolou um pedido de habeas corpus no STJ. Cachoeira é investigado por suspeita de comandar uma rede de jogos ilegais com máquinas caça-níqueis no Distrito Federal e nos Estados de Goiás, Tocantins, Espírito Santo, Rio de Janeiro e Pará.

    ResponderExcluir