Não participo do grupo que defende quem quer que seja no mensalão do PT.
Mas as palavras do Thomaz Bastos estão corretas ao afirmar que o Supremo está pressionado pela imprensa para julgar o mensalão do PT, esquecendo do mensalão do PSDB de Minas, onde tudo começou e do mensalão do DEM de Brasília, posterior ao do PT.
Mais correto seria levar a julgamento os 3 mensalões, refletindo igualitariamente na imprensa e no Judiciário tudo a respeito, não livrando a cara de ninguém não caracterizando partidarização no julgamento, seja pela imprensa ou pelo Supremo.
Também a questão levantada que o Thomaz Bastos não poderia ser advogado de defesa do contraventor está mais ligada à partidarização por ele ter sido Ministro do Lula. Se fosse antiético defender o Cachoeira, não haveriam advogados de defesa para crimes hediondos, latrocínios ou para traficantes (cujo dinheiro é igualmente ilícito). Com a palavra os advogados e a OAB!
por Carlosc
O STF já se dobrou a vontade publicada do pig. Desejo que julguem e condenem ou absolva os acusados do 3 "mensalões", baseado nos autos e ponto final.
ResponderExcluirQuanto a defesa de criminosos do colarinho branco, latrocínio etc...que seja provado a origem do dinheiro pago aos advogados de defesa. Caso o dinheiro seja de origem criminosa, que retorne aos cofres públicos ou herdeiros e o réu tenha sua defesa custeada pelo Estado - defensor público -. Se por exemplo: Cachoeira não consiga provar a licitude do dinhheiro para pagar o sr. Thomas Bastos, que seja disponibilizado um defensor público. Mas, se Bastos ou qualquer outro grande advogado aceite defende-lo de graça, ninguém impede. Mas, duvido que alguma banca de advogacia faça isto.
Já são sete anos que este caso está rolando na justiça sem julgamento. Não há justificativa para tanto tempo. É dever de todo o cidadão pressionar para que a nossa justiça seja mais ágil.
ResponderExcluirRepito, não há justificativa para que se demore sete anos para se julgar este caso. A imprensa faz bem em pressionar para que o julgamento ocorra o mais rápido possível.
Se fossem cidadãos comuns já teriam sido julgados há anos e mais rápidamente. Mas como os réus são da elite petista em nosso pobre Brasil, leva sete anos e ainda tem gente que quer que live mais tempo.
Ou seja nunca.
Acho que deveria ter sido julgado a tempo. O que enoja é o pig não cobrar o julgamento do "mensalão" tucano, que aconteceu em 98. Pela lógica deveria ter sido julgado antes do "mensalão" petista. O judiciário normalmente para julgar ricos e poderosos é mais devagar que uma lesma cansada. E se o rico e poderoso for tucademo aí é que é.
ResponderExcluir