A revista do crime organizado Veja não engana mais ninguém

Sugiro que todo professor de jornalismo mostre como a Veja procede. 

Sem nenhuma sofisticação, a revista criminosa esquece regras básicas de qualquer jornalismo sério. Coloca aspas em personagens que ela inventa. 


Funciona assim: o editor inventa um diálogo e não diz quem falou, mas coloca as fra
ses entre aspas. Darei um exemplo que pode ser inteiramente verossímil: 

"O dono do grupo Abril recebe uma ligação do enviado de Serra. Ele pede para conversarem pessoalmente, afinal é só lembrar o que aconteceu com o Demóstenes. O enviado chega a casa do Civita e combina a matéria inventada. No dia seguinte, sobe para falar com a direção da Folha de São Paulo e articular a repercussão. Um dos jornalistas bate-pau do Friaszinho diz para eles capricharem com fatos novos. Fica puto quando lê a matéria da Veja, pois sabe que aquilo não é jornalismo. Liga para o patrão. Foda-se, diz o chefe. "Precisamos botar estes caras na cadeia". Joaquim Barbosa recebe a notícia que a Veja fez uma longa reportagem sustentando a tese dele. Sorridente o magistrado vê um claro espaço para sua missão. Que missão? É óbvia, condenar o José Dirceu, sem provas concretas. 

Este é um juiz que irá em breve julgar pessoas que sem provas com meras ilações ele irá condenar ou absolver, não importa. O que importa para ele é ser a vedete de uma condenação que interessa ao tucanato e às elites tacanhas que Lula derrotou. 

O projeto da privataria de José Serra foi adiado. 

Os golpistas que articulavam Demóstenes, Gurgel e Cachoeira estão aí para tentar tirar proveito eleitoral de um julgamento partidarizado em que os inventores do mensalão, o PSDB de Minas, está poupado. 

Você pode perguntar: como você prova isto? Eu digo, ouvi de fontes confiáveis e de conversas de dirigentes do PSDB. Também ouvi de pessoas ligadas a juízes do Supremo. Caso você não se convencer, eu digo que minhas ilações são todas verossímeis e elas não carecem de provas materiais, pois trata-se de uma quadrilha de golpistas. Parafrasendo Gurgel: quadrilha não deixa provas (SIC!).

Precisamos sim colocar os responsáveis pela Veja, a revista do crime organizado, na cadeia.
Sergio Amadeu da Silveira

Um comentário:

  1. De tanto defender criminosos o Blog do Briguilino já nao merece a confiança de ninguém.

    ResponderExcluir