O Supremo Tribunal Federal mudou para julgar o mensalão ou o mensalão mudou o Supremo?


Os ministros da corte negam, mas os advogados criminalistas não hesitam em afirmar: o tribunal mudou seus paradigmas para condenar os réus da Ação Penal 470, o processo do mensalão. Levados por irresistível corrente condenatória, afirmam os advogados, os ministros optaram por um retrocesso em que se atropelaram princípios constitucionais construídos ao longo dos últimos anos.
Para o procurador de Justiça Lenio Streck, em um primeiro momento, é possível reconhecer razão aos advogados que entendem haver um retrocesso em relação a posições consolidadas pela jurisprudência do STF, na medida em que há um endurecimento por parte do Tribunal no julgamento de determinadas condutas. Todavia, lembra o jurista que novos tempos podem exigir novas respostas por parte do Judiciário.
A grande questão que se coloca, então, é saber se esse endurecimento se mostra necessário em face do tipo de criminalidade que é objeto de julgamento. Nesse caso, a alteração de rota na jurisprudência do Supremo Tribunal Federal deve ser analisada no contexto da resposta que o Judiciário deve dar à sociedade. Parece estar havendo uma accountabillity do STF em face de uma certa demanda contra a impunidade. Se isso é bom ou ruim, é uma coisa que teremos que avaliar. Continua>>>

Um comentário:

  1. É um julgamento de exceção em que a jurisprudência pacificada há anos está sendo ignorada para satisfazer a midia golpista em sua sanha de destruir reputações, histórias políticas de pessoas que lutaram bravamente contra a ditadura militar e cujo alvo é o PT que não tem rivais em 2014 e fundamentalmente interditar Lula...Uma vergonha absoluta a submissão dos juízes da mais alta corte do país ao aparato midiático sensacionalista, conservador e bandido.

    ResponderExcluir