1) garantir sua venda para a Delta.
A campanha de venda da Gol para Delta vem de uns dois anos. Mas dentro da própria Delta, que tem um grande interesse de operar no Brasil, há quem opine que é melhor começar do zero ou comprar uma cia nanica e dai crescer, pois a Gol carregaria uns indesejáveis vícios adquirido durante os anos. Desta forma ao comprar a Webjet ao mesmo tempo que extermina a concorrência deixa uma nanica a menos como opção de compra ao conglomerado estadunidense.
2) Como Paul Baran, Paul Sweezy e Harry Magdoff nos ilustraram nos anos 1970, agindo dentro da lógica de capitalismo monopolista. O que importa é o domínio do mercado. Menos uma concorrente. No melhor estilo Gekko. E de quebra abiscoita uns slots interessantes pois a agência reguladora não regula nada.
E não podemos deixar de tratar da Tam. Que de Tam não tem mais nada, foi comprada pelo chileno. Simples assim, só não pode dizer pois a legislação impede.
E pensar que até o início dos anos 1980 a participação das cias de bandeira brasileira no transporte aéreo internacional era de aproximadamente 40 a 60% , dependendo do ano, uma conta mais ou menos equilibrada. Hoje é menor que 20%.
E seguindo a lógica do capitalismo monopolista a passagem vai subir.
por Paulo F.
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