Brasil - país do presente


O jornalista Michael Reid, autor do recém-lançado “O continente esquecido – a batalha pela alma latino-americana” , e editor para as Américas da revista britânica “The Economist”, vê a clara mudança da imagem do Brasil no cenário mundial.

“O Brasil deixou finalmente de ser o país do futuro para ser o país do presente, fazendo frente às expectativas”, afirmou.

Reid, que cobre assuntos relacionados à América Latina há mais de duas décadas e morou em São Paulo por três anos, nos anos 90, afirma que o governo Lula tem se mostrando “mais assertivo internacionalmente”.

Para ele, o Brasil tem sido reconhecido em áreas como comércio e diplomacia, ganhando contenciosos na OMC e exigindo mais espaço em organizações como o FMI e em agências da ONU.

O editor da “The Economist” diz que, embora a sigla Bric tenha elementos de uma ferramenta de marketing, o país se tornou um mercado cada vez mais importante para diversos outros países.

Além disso, ao longo dos próximos 20 anos, diz ele, o Brasil terá papel importante dentro da economia mundial.

Um comentário:

  1. Marco Antônio Leite21 junho, 2009

    A VIDA é uma bela senhora que ao longo do tempo tem gerado homens bons e solidários. Mas em contrapartida gera homens maus e gananciosos que provocam a barbárie no mundo. A VIDA é uma bela senhora que cria os animais, frutas, esse e aquele alimento que sacia a fome tanto dos homens bons, como também dos maus. Mas em virtude da ganância de homens sangue ruim muito irmãos estão morrendo de fome pelo mundo afora. A VIDA é uma bela senhora que dá a LUZ ao cavalo, carneiro e camelo, trás ao mundo a maça, morango e a pêra. A VIDA é uma bela senhora que gera a sardinha, o salmão e o tubarão. Mas a bela senhora trás ao mundo o homem mau. No entanto, quando a BELA SENHORA se aborrece ela provoca o tufão, o maremoto, o terremoto e outros eventos naturais que atinge e mata muitos homens bons, mas também mata os homens maus. A VIDA é uma bela senhora que gera a alface, a acelga e a abobrinha, mas nessa ciranda da VIDA o homem mau como o Serra, o FHC o Gilmar Dantas e muitos outros acabam torturando o povo através de suas maldades por inteiro. Porém, nesses anos todos com Pedro ou com Paulo tudo continua igual no quartel do General Pereira. Entre os homens menos maus podemos enquadrar o Lula, o Genoino e o Zé Dirceu, o famoso trio calafrio que fez alianças com a pior espécie de políticos que A VIDA bela senhora poderia ter gerado.

    ResponderExcluir