Corte de juros

O Copom - Comitê de Política Monetária -, do Banco Central, encerra a série de reuniões hoje com o anúncio do que deverá vir a ser o último corte da taxa básica de juros dos atuais 9,25% ao ano para 8,75% ao ano, consoante a expectativa predominante entre os economistas consultados pelo relatório semanal que o Banco Central elabora semanalmente - Boletim Focus -.

Os analistas acreditam que este será também o último corte de juros que o Copom promoverá, em 2009. No início deste ano, as taxas básicas de juros estavam em 13,75% ao ano.

O agravamento da crise econômica internacional obrigou o Banco Central a promover uma seqüência de reduções na taxa Selic para amenizar os seus efeitos no Brasil.

Os economistas ouvidos pelo BC também esperam que a taxa básica volte a subir no próximo ano, em decorrência do processo de recuperação da economia brasileira.

A média das previsões é de uma taxa de 9,38% ao ano, no final de 2010.

Os analistas do mercado financeiro mantiveram a expectativa de uma queda no PIB de 0,34%, em 2009.

Mantém-se a previsão de uma expansão econômica à taxa de 3,60, em 2010.

Em relação ao desempenho da produção industrial, piorou a previsão de uma retração de 6% para um resultado negativo de 6,09%, neste ano. O presidente da CNI - Confederação Nacional da Indústria -, deputado Armando Monteiro Neto - PE -, confirma essa expectativa pessimista, em entrevista que acaba de conceder.

O COPOM deveria promover o corte de pelo menos 1%. Tem condiçoes para isso. Mas é bom lembrar quanto era a selic no dia 01/01/2003, você sabe Laguardia ?

Um comentário:

  1. Blattecher22 julho, 2009

    A curiola paga pelos agiotas estão trabalhando para diminuir a queda da selic. E ano que vem já falam que ela deve subir.
    Mercenários imorais!!!

    ResponderExcluir