Cenário esquizofrênico


De Luiz Carlos Azedo:
A avaliação do governo Lula subiu mais três pontos na pesquisa Ibope/CNI divulgada ontem. Voltou aos níveis anteriores à crise econômica mundial.
Feita entre 26 e 30 de novembro, mostra que em todos os segmentos houve melhora nessa avaliação. Inclusive entre os de maior escolaridade, na faixa entre 25 e 39 anos, junto aos que recebem mais de cinco salários-mínimos e na periferia das grandes cidades.
Às vésperas do Natal, o clima de que o próximo ano será melhor e a renda pessoal vai aumentar é generalizado.
A grande maioria concorda com a forma como o presidente Luiz Inácio Lula da Silva governa (83%), é otimista em relação ao emprego e à redução da taxa de juros. Revela descontentamento moderado com a cobrança de impostos e leve temor de que a inflação pode voltar.
Caiu a aprovação do governo Lula no combate à fome, à pobreza, na atuação na área ambiental e na política de educação, mas a avaliação só é negativa mesmo nas áreas de saúde, que 59% desaprovam, e de segurança, criticada por 59%.
Onde está a esquizofrenia?
No cenário eleitoral para 2010.
A pesquisa mostra um crescimento de três pontos percentuais para as intenções de voto no governador de São Paulo, José Serra (PSDB), que subiu para 38%, enquanto a candidata do presidente Lula, a ministra Dilma Rousseff (PT), tem 17%. Como Ciro tem 13% e Marina Silva, 6%, nesse cenário, o tucano poderia vencer no primeiro turno.

Um comentário:

  1. Briguilino

    você se esqueceu de comentar que nos itens referentes a Saúde, educação e segurança a avaiação do governo não foi boa. Foi boa nos itens econômicos devido a continuidade do Plano Real instituído no governo de itamar Franco. Se formos verificar no site do IBGE estes indices vêem melhorando desde 1994, ano da implantação do Plano Real

    ResponderExcluir