Eleição decidida de véspera


E no futuro se dirá que a eleição presidencial de 2010 foi decidida antes mesmo de qualquer dos candidatos realizar seu primeiro comício.
Tudo bem: havia uma candidata em campanha disfarçada há pelo menos dois anos. E ela desfrutava do privilégio de ser ao mesmo tempo candidata e ministra da casa civil. Mas se isso representou alguma vantagem, nem de longe ela foi suficiente para lhe garantir a vitória de véspera.
A eleição da ministra Dilma Rousseff se deverá a uma rara conjugação de fatores. O mais relevante: a identificação da candidata com o presidente Lula e os dois terços mais pobres dos brasileiros.
Contrariando a escrita, Dilma e Lula foram dois deles que conseguiram chegar lá. E que ao chegar apostou em programas sociais que ajudariam a empurrá-los uma vez mais rampa acima do Palácio do Planalto.
Foi recompensada pela capacidade e competência demonstrada quando enfrentou e superou a maior crise econômica mundial desde 1929. E teve o bom senso de manter a política econômica implementada pelo o governo Lula.
O país cresceu a taxas razoáveis. E o dinheiro irrigou o bolso dos que sempre sobraram quando chegava a hora de repartir o bolo. Por que essa gente deixaria de mão quem foi capaz de melhorar sua vida? Por que revogaria o voto que deu há oito anos?
Enquanto a antiga oposição (PT) aprendeu rapidinho a ser governo, o antigo governo (PSDB-PFL) foi reprovado quando tentou ser oposição.
Imaginou que requentar antigos escândalo fabricados pelo PIG bastaria para tirar o fôlego da Muié. E ao descobrir que não tirou, temeu a fúria dos chamados movimentos sociais caso tentasse derrubá-la via Proconsult.
De resto, nem por encomenda de Dilma, seu principal adversário teria sido tão bem escolhido. O PSDB entrou em campo com José Serra, candidato que carregava FHC pendurado no pescoço. Dilma agradeceu em silêncio.
José FHC Serra, poderia ter melhor adversário?
Dentro de São Paulo ele é um ilustre conhecido. Fora de São Paulo é um ilustre rejeitado. Eleitor não costuma dar bola para quem não gosta. Quando Serra FHC (ou melhor: José) deixar de ser, a eleição já terá acabado.

Um comentário:

  1. Agora o lulo petista reconhece que Dilma está em campanha eleitoral antecipada ilegal há dois anos. e mesmo assim só chegou aos 30%.

    Onde está o respeito as leis do país e a ética? como podemos ter um governante que não respeita a constituição e as leis?

    ResponderExcluir