O lançamento de "Liberdade de Imprensa x Liberdade de Expressão", de Venício A. de Lima - habitual articulista aqui em nosso blog - é o pretexto para o bom debate promovido pelo Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé reunindo, além do autor, os jornalistas Luis Nassif e Mino Carta, e o professor e jurista Fábio Konder Comparato.
O encontro, aberto a todos os interessados nessa questão crucial hoje em nosso país, é nessa 2ª feira (21.06), a partir das 19:00 no Sindicato dos Engenheiros de São Paulo (rua Genebra, 25, Centro, próximo à Câmara Municipal paulistana).
Venício, Nassif, Mino e Comparato, mais todos vocês convidados a comparecer ao encontro, têm tudo para realizar um animado debate sobre um tema que está muito na ordem do dia entre nós - a democratização da comunicação no Brasil. Por enquanto em nosso país, com toda a grande mídia em mãos de monopólios familiares e dominada por interesses políticos e econômicos essa abertura continua uma utopia, como escrevo com frquência aqui nlo blog.
Daí a importância desse debate. Interessante, também, porque seus protagonistas o desenvolverão tendo como roteiro essa obra do Venício que não tem similar no país uma vez que ele aborda o tema exatamente a partir do resgate da construção histórica dos termos liberdade de imprensa e liberdade de expressão, “e das premissas liberais (e não na compreensão marxista clássica), consolidadas e praticadas em sociedades que têm servido de referência à nossa democracia”.
Prestigie, compareça e participe, portanto, dessa importante discussão. Já no prefácio que escreveu para o livro, o jurista Fábio Konder Comparato mostra o quanto ela é oportuna ao afirmar que o “o povo brasileiro tem sido regularmente impedido de exercer o poder soberano. De um lado, por falta de adequada informação sobre as questões de interesse público; de outro, pela impossibilidade em que se encontra o conjunto dos cidadãos de manifestar publicamente suas opiniões ou protestos”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário