Lula lembra ter sofrido jogo sujo em 1989


Image
Ao lamentar ser comum, infelizmente, o jogo sujo na reta final da campanha, o presidente Lula invocou sua própria experiência no passado, para analisar a polêmica sobre aborto envolvendo a posição de sua candidata ao Planalto, Dilma Rousseff (governo-PT-partidos aliados).

"Sofri isso em 89, o submundo da política é assim", observou, ao lembrar das acusações feitas pelo então adversário Fernando Collor, de que teria proposto um aborto para uma antiga namorada. Ele reiterou que Dilma é contrária ao aborto, e ressaltou estar tranquilo porque essa posição ficará ainda mais explicitada na campanha.

O presidente está tranquilo quanto ao processo eleitoral para o 2º turno. Elogiou a ex-candidata do PV a presidente, senadora Marina Silva (AC), uma "companheira extraordinária", e disse entender que ela precisa realmente e ainda vai demorar um tempo para tomar posição em relação ao 2º turno (leia post abaixo).

FHC na campanha
É perfeita, também, a posição do presidente Lula sobre a intenção do PSDB de expor o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso nesta campanha do 2º turno, ao contrário do 1º quando empenharam-se em impedir sua participação e em escondê-lo. Para o presidente Lula, trazer o ex-presidente para a campanha vai possibilitar uma comparação entre seu governo e o do antecessor.

O presidente fez considerações, também, sobre a decisão da eleição presidencial ter ido para o 2º turno. "Acho ótimo porque possibilita a consolidação das propostas dos candidatos. Estou comemorando. Agora no domingo (depois de amanhã) vai ter o primeiro debate. Depois tem carreatas e comícios. Pretendo participar de muita coisa nessa campanha", assinalou.

"Duas coisas - concluiu o presidente - agradeço na minha carreira: não ter ganho em 89, e ter ido para o 2º turno em 2006. Se ganho no 1º, com 51% dos votos, sempre ia ter uma contestação. Foi importante ir para o 2º e ter maioria mais expressiva".

Bom, o presidente está fazendo a sua parte. Agora, vamos nós fazer a nossa: ocupar as ruas, consolidar a vitória com os milhões de votos que Dilma obteve a mais que José Serra no 1º turno e impedir que o Brasil volte ao atraso, à estagnação econômica, à privataria, a um tempo em que foi governado pela nata do reacionarismo nacional que os brasileiros não querem nunca mais.
Zé Dirceu

L3R ? 3NT40 CL1K N0 4NÚNC10 QU3 T3 1NT3R3SS4 ! 4GR4D3Ç0 !

Nenhum comentário:

Postar um comentário