Cuba

Um país com chance de decidir seu futuro
Com o VI Congresso do Partido Comunista (PCC) aberto no fim de semana, Cuba está de novo frente ao futuro e a seu destino, à sua vocação inarredável de sobreviver - apesar do Império -  e de não voltar a ser uma colônia dos Estados Unidos.

O Congresso (leiam o post, Cuba: a última chance de mudanças) dá ao país a chance - e ele não vai desperdiçá-la - de não se converter em uma república independente apenas na aparência, como era até a Revolução em 1959.

Mas, para sobreviver autonônoma, independente, respeitada em sua soberania, o tempo corre contra seus dirigentes e seu povo. E as reformas não podem esperar, já que a economia como está organizada hoje garante a sobrevivência do país, mas não dá sua coesão social e política, nem o bem-estar de sua juventude, que não pode e nem quer esperar mais.

As decisões finais deste VI Congresso e a renovação da direção do PCC darão o tom das mudanças, bem como indicarão se elas trarão resultados imediatos. Indicarão as possibilidades reais das mudanças vigorarem e surtirem os efeitos desejados já a curto prazo, como exige o momento histórico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário