Caixa 2

[...] o óbvio escandaloso


Critica-se a refiliação de Delúbio Soares depois que ele foi obrigado a pedir a sua exclusão do PT quando explodiu o escândalo do mensalão, no qual tinha papel-central. Todos sabem que são clandestinos os mecanismos de financiamento eleitoral no Brasil, mesmo por que o sistema eleitoral, o voto proporcional em lista aberta, não permite a existência de partidos e nem um sistema de financiamento civilizado. Isso é sabido, mas a imprensa brasileira não se preocupa em explicar as causas da deficiência de nosso regime democrático, que já gerou algumas crises. Delúbio era o tesoureiro do PT e, portanto, a pessoa indicada para administrar os recursos que alimentavam o sistema de financiamento eleitoral do partido.

Quando surgiu o escândalo do Mensalão, que envolveu o ex-deputado José Dirceu e outras lideranças importantes do PT, Delúbio foi pressionado a pedir a sua exclusão do partido. O próprio Lula, na época, contestou a legitimidade do escândalo feito, prometendo, mais tarde, explicar as razões que justificavam o caixa clandestino petista. Nunca chegou a vir a público para dar essa explicação, o que não é de espantar.

Curioso é que todos os políticos brasileiros sabem muito bem que o voto proporcional em lista aberta é o responsável pelo artificialismo de nosso sistema político, mas ninguém toma a iniciativa de colocá-lo em pauta. É prudente evitar os desgastes que isso provocaria. A última tentativa de modificar o sistema eleitoral ocorreu no ano de 2007, frustrando-se. Por uma maioria de 32 votos, a Câmara dos Deputados derrubou o voto em lista fechada, pelo qual os candidatos a deputados estaduais e federais e vereadores são eleitos pelo sistema de lista, que é preparada pelas convenções dos partidos políticos. O presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT-RS), está prometendo colocar em votação, ainda este ano, uma proposta de reforma política. É uma decisão audaciosa que decidiu tomar o presidente da Câmara, sabendo-se de quanto é controvertido o sistema eleitoral entre os deputados.

A polêmica é de tal modo intensa, que se diz que cada um dos 513 deputados tem uma proposta de reforma política. A presidente Dilma Rousseff já tirou o corpo fora - ao advertir que este é um problema a ser resolvido pela Câmara. E tem toda a razão em não se envolver com o tema. PT quer patrocinar a mudança. Felizmente, após o escândalo que envolveu tantas de suas lideranças ilustres, o PT decidiu dar como prioritária a reforma política. E isso depois do fracasso de Lula, que mandou um projeto para a Câmara que nunca chegou a ser votado nem na Comissão Especial que o examinou e que teve o deputado Sandro Mabel (PR-GO) como relator.

O PT quer instituir o financiamento público de campanha para afastar a corrupção da política brasileira. É forçoso reconhecer que um novo sistema pode diminuir, mas não acabar a corrupção. Vamos esperar que o PT apresente a sua proposta. O ex-presidente Lula fala demais, mas muitas de suas declarações exprimem realidades concretas. Há alguns dias, Lula disse que a oposição a ele e ao PT não tem rumo e culpou por isso o ex-ministro das Comunicações do governo de Fernando Henrique Cardoso, Sérgio Motta, o Serjão. Antes de morrer de uma doença que atacou seu pulmão, Serjão profetizara que os tucanos ficariam vinte anos no poder. Lula disse que Serjão estava certo, mas só errou o nome do partido.

Ele devia ter previsto que seria o PT, não o PSDB, que assumiria o poder e nele permaneceria por vinte anos, o que já ameaça acontecer. Como o País não tem instituições políticas, Lula construiu uma maioria para apoiar seu governo, e depois o de Dilma, que em nada difere do bloco partidário que apoiou o governo de FHC. Nesse Centrão de Lula e do PT, o PMDB desempenha um papel de grande relevo.
Tarcísio Holanda

2 comentários:

  1. Marco Antônio Leite14 maio, 2011

    Tanto tempo eu andei sem direção
    Vou aqui, vou ali ou então vou acolá
    Tantas vezes eu feri minha vontade de te ver
    Tentando encontrar felicidade
    Me entreguei de corpo e alma a uma ilusão
    Sofrimento parecia não ter fim
    Só lembranças de um passado tão ruim
    Cansado de buscar uma saída
    Não havia mais razão para minha vida
    De repente seu olhar veio em minha direção clareou meu caminho
    De repente seu amor envolveu meu coração me entreguei ao seu carinho
    Desde quando te encontrei e te conheci. Somente assim acabo me achando, quando encontramos nosso amor.

    ResponderExcluir
  2. Marco Antônio Leite14 maio, 2011

    REENCARNAÇÃO E CONTATO SEXUAL APÓS A MORTE...
    Um casal fez um acordo que se existisse reencarnação, o primeiro a morrer informaria o outro como é que era.
    O marido foi primeiro, contatou a mulher e contou-lhe:
    "Meu Bem... levanto-me cedo e faço sexo. Tomo o café da manhã e vou para o campo de golfe. Faço mais sexo, apanho sol e faço sexo mais algumas vezes. Depois almoço, com muitos legumes e verduras, mais sexo... Depois do jantar, volto ao campo de golfe e faço mais sexo até anoitecer. Depois durmo muito bem para recuperar e no dia seguinte recomeça tudo igual outra vez."
    A mulher pergunta: "Estás no Paraíso?"
    " Não, reencarnei e agora sou um coelho numa fazendinha em Atibaia"

    ResponderExcluir