Crescimento

[...] inflação não


Image
Fachada do Banco Central
 O Brasil tem vocação para crescer, não importa as medidas que se tome para refrear esse movimento. O Banco Central informou ontem que a economia cresceu no primeiro trimestre 1,28% ante os últimos três meses do ano passado. Em relação ao mesmo período do ano passado, a atividade econômica aumentou 4%. De fato, o crescimento do primeiro trimestre deu-se sobre o crescimento de 1% que já havia se registrado no quarto trimestre sobre o terceiro trimestre.

A notícia em si pode ter várias leituras econômicas, muitas de ordem positiva. Mas a Folha de São Paulo, jornal com vocação para ser porta-voz dos que torcem por inflação, abre matéria hoje com o seguinte título: “Crescimento econômica volta a acelerar e eleva temor de inflação”. O jornal se soma ao time dos que exergam a alta nos preços a cada esquina.

O jornal insiste em omitir que a inflação é externa e os preços já caem. Sequer menciona o fato de que, nesta mesma semana, pela segunda semana consecutiva, o próprio mercado previu redução da inflação oficial deste ano. Dados do boletim Focus, aquele que se baseia nas opiniões dos economistas e instituições financeiras, divulgado regularmente pelo Banco Central, a previsão do IPCA passou de 6,33% na semana passada para 6,31% nesta. Para 2012, o último boletim manteve a previsão da inflação em 4,20% e a do crescimento do PIB em 4%.

Prefetas do caos, aguardem. A inflação vai desacelerar diante da queda dos preços das commodities e dos combustíveis.
por Zé Dirceu

Nenhum comentário:

Postar um comentário