A vingança só pertence a Deus?



São duas coisas bastante distintas. Na Argentina, por exemplo, onde estão julgando militares por crimes cometidos durante o período militar naquele país é uma atitude bem diferente da Comissão da Verdade no Brasil.

Na Argentina não está em vigor uma lei que anistiou militares e terroristas de crimes cometidos durante o tempo da ditadura.

Já no Brasil está lei está em vigor e serviu para fazer com que a transição entre o período ditatorial e o democrático se desse de forma pacífica e harmônica evitando conflitos e pacificando a sociedade.

A Comissão da Verdade no Brasil foi criada não com o objetivo de punir culpados por crimes cometidos, mas para esclarecer e tornar transparente um período de nossa história, inclusive esclarecendo o que ocorreu com muitos cidadãos que se encontram desaparecidos até os dias de hoje.

A Comissão da Verdade, para cumprir seus objetivos, deve investigar de forma isenta os fatos e motivações ocorridas. Portanto, repito, não é para se buscar ou se punir culpados.

Dentro deste princípio a Comissão deve investigar as motivações do que ocorreu de lado a lado. Não só as motivações dos militares mas também as motivações daqueles que pegaram em armas contra os militares.

O que devemos fazer no Brasil não é reabrir feridas daquele tempo, mas sim o de sanar estas feridas. Não é buscar vingança que nos jogaria numa vendeta interminável. Por exemplo, o mesmo direito que tem Dilma Rousseff de procurar punir seus torturadores, teriam os pais e parentes do soldado Mario Kozel Filho de procurar punir aqueles que mataram o jovem de 19 anos.

Portanto, vamos batalhar pelo perdão, pela pacificação, pois crimes foram cometidos de lado a lado e nada vai fazer com que os mortos voltem a vida. Precisamos lutar pelo futuro de nossos filhos e netos e não pela vingança e o revanchismo do passado.

A vingança só a Deus pertence. 

3 comentários:

  1. Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira, porque está escrito: Minha é a vingança; eu recompensarei, diz o Senhor.
    Romanos 12:19

    ResponderExcluir
  2. Não interessa qual seja a verdade, as pessoas só veem o que desejam ver.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então a Comissão da Verdade não passa de mais demagogia barata

      Excluir