Blog do Charles Bakalarczyk: A água não é um bem privatizável
Poema da tarde
Nestes últimos tempos
Caiu em desmandos confusões praticou injustiças
Degradação das coisas que a direita pratica?
Viscoso gozo da nata da vida — que diremos
De sua feroz ganância e fria possessão?
Que diremos de seus conluios e negócios
E do utilitário uso dos seus ócios?
De suas fintas labirintos e contextos?
Desfigurou as linhas do seu rosto
Degradação da vida que a direita pratica?
Sophia de Mello Breyner
O sigilo de documentos e a história nacional
Tornou-se foco do debate nacional o projeto de lei sobre o sigilo de documentos oficiais, redigido no penúltimo ano do Governo Lula e que só agora deve passar por votação final —aprovado na Câmara dos Deputados há dois anos, com uma emenda que altera as regras inicialmente propostas pelo governo, o texto aguarda o Senado.
E-mail Marketing e as grandes oportunidades da integração de sistemas
Sabe aquela oportunidade escancarada, a tal bola quicando, a possibilidade que está caindo de madura e outras expressões populares que denotam que algo é bom e está à disposiçãopara ser aproveitado?
Pois bem, há anos trabalhando na Dinamize, empresa que provê soluções de comunicação via web, entre elas, e-mail marketing, presencio este tipo de situação com boa parte dos clientes. Mas, essas oportunidades gritantes são, solenemente, ignoradas. E isso acontece com empresas dos mais vários perfis e segmentos de atuação. De médias empresas a multinacionais em todo o mercado.
As grandes oportunidades em questão são, justamente, as possibilidades oriundas da integração entre plataformas de CRM ou E-Commerce com as ferramentas de e-mail marketing, via API. Se a sua empresa realiza ações de e-mail marketing, provavelmente ela exporta as informações da base de clientes e prospects do seu CRM, ERP ou E-Commerce para importá-la na ferramenta de envio e gerenciamento de e-mail marketing. E, mais provavelmente ainda, você ou alguém da sua área de TI, é o responsável por fornecer essas bases.
Essa rotina de exportar a base de contatos de uma plataforma para importar em outra, além de ser um trabalho braçal (para muitos) e chato (para todos), também limita a realização de campanhas de e-mail marketing mais inteligentes. A integração via API é uma via de mão dupla: as informações das ações de e-mail marketing subsidiam ações em outros canais e vice-versa. Tomemos o caso de sistemas de CRM, em que todos os contatos dos clientes, independente do canal utilizado, estão registrados lá. Como o CRM permite uma visão holística do cliente, é possível programar ou incrementar uma régua de relacionamento que utilize o e-mail como o principal canal de comunicação e que seja baseado em critérios que extrapolam em muito as métricas de leitura e cliques de e-mail.
Por exemplo: uma ligação do cliente sobre suporte técnico de um produto gera um envio de pesquisa de satisfação de atendimento após um ou dois dias, automaticamente. Ou, ainda, um jornal que tem o histórico das datas em que o cliente costuma sair de férias e interromper sua assinatura pode, pro-ativamente, enviar um e-mail propondo ao cliente o redirecionamento da entrega dos seus jornais ao invés de simplesmente cancelar o recebimento. E, quem sabe, um ex-cliente de uma operadora de TV por assinatura que recebeu um e-mail de reativação e leu várias vezes a mensagem. Esse ex-cliente, ao ligar para o call center da empresa, pode ser recebido imediatamente com uma abordagem irresistível, com um grande senso de urgência, para voltar a utilizar os serviços da empresa. Claro que tudo isso é possível sem a integração do engine de e-mail marketing – e suas ricas estatísticas e métricas – ao CRM. Mas é trabalhoso: exporta, importa, segmenta, envia, analisa, cruza dados, segmenta novamente, reenvia, etc. Por isso, poucas empresas fazem. Seria bem mais fácil programar as ações baseadas em determinados filtros e critérios e apertar o menor número de botões possível, correto?
Falando sobre E-commerce, então, as possibilidades da integração com o e-mail marketing são fantásticas: envios automáticos de e-mail para clientes que chegaram a pagina do check out, mas não concluíram a venda. Envios automáticos informando o término iminente do estoque de um produto pelo qual o cliente demonstrou interesse ao clicar neste item num e-mail marketing que recebeu. Dá para criar várias regras de negócio e utilizar o behavioral targeting em toda sua plenitude.
Enfim, as bolas estão aí para serem chutadas ao gol. Entre a situação de plataformas stand alone e uma integração visceral sob o ponto de vista de marketing, há um longo caminho a percorrer. Mesmo que o potencial da integração seja pouco explorado, os resultados já serão expressivos. A integração via API não é necessariamente complicada. Mas demanda um certo trabalho devido à customização do sistema legado. Assim, é imprescindível escolher uma boa plataforma de e-mail marketing levando em conta os recursos disponíveis via API e, principalmente, a qualidade do atendimento e suporte técnico. Com esses cuidados, evita-se estresse e o retrabalho de uma eventual substituição do fornecedor de e-mail marketing.
Nos subterrâneos do poder o jogo do vale tudo das velhas raposas
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Em suma, a tratam como marinheira de primeira viagem, sujeitando-a por bem ou por mal aos caprichos dos seus interesses espúrios, numa roda viva imobilizante.
Um dos dois ministos emplacados por Sarney, Pedro Novais |
Queda de braço de consequências imprevisíveis
A tentativa de formar feudos no governo tem levado Dilma Rousseff à corda bamba, induzida a conclusões equivocadas, que não refletem sua visão histórica e sua trajetória. Foi o caso da encenação sobre o sigilo eterno, manipulada por Sarney e Collor, sob o pretexto velhaco de revelações desagradáveis de idos seculares. E das mudanças nas regras de licitação para obras da Copa e Olimpíad as, dois pepinos dos quais falarei em outra oportunidade.
A bem da verdade, como já disse antes, o cerco a Dilma move todos os prepostos de interesses, independente da legenda ou, até mesmo integrantes do seu próprio partido, infestado de "emergentes" deslumbrados e seduzidos pelo canto das sereias, aquela armadilha que obrigou Ulisses a tapar com cera os ouvidos dos seus soldados.
Até o presente momento, ela tem resistido como legítima chefa do governo na escolha dos auxiliares. Pôs quem considerou mais adequado nos cargos disponibilizados recentemente e contrariou os velhos caciques, embora, admita-se, não será novidade se a pressão orquestrada a fizer render-se ao fatiamento do poder, para além do que já foi repartido, dentro da lógica da coligação e da governabilidade condicional.
Estamos diante de uma queda de braço de desdobramentos imprevisíveis. Não é necessariamente da natureza clássica dos conflitos essenciais. Mas o e nclausuramento virtual da presidente, com seu direito à liderança minado e sob risco de mãos atadas, repercutirá inevitavelmente sobre o principal, eis que os discursos públicos não passam de jogo de cena, que escondem a guerra suja pelos cordéis, conforme aqueles elementos da lógica matreira citados na abertura desta coluna. (PEDRO PORFÍRIO)
PRECATÓRIOS ATÉ 2000 NÃO PODEM SER PARCELADOS PELOS GOVERNOS!
2. Para os que, por decisão da Justiça já transitada em julgado, têm dinheiro a receber do Poder Público, mas não conseguiam receber o valor devido por causa de manobras protelatórias dos trêsníveis de governo, a medida representa um alento. A decisão reduz o espaço para os governos protelarem indefinidamente o pagamento, ludibriando decisões judiciais e prejudicando milhares de brasileiros.