A nova marca da Rede Globo

Hoje no Fantástico foi lançada o novo visual da marca da Globo. O diretor-geral da TV Globo Carlos Henrique Schoreder e o designer e diretor de arte Hans Donner, deram suas explicações e significados das mudanças. Tudo muito bonito. Mas não passa de blablablá, recheio de linguiça. 

A nova marca da Rede Globo é simplesmente a adaptação da página inicial de pesquisa da Google. 

Confiram abaixo o que os diretores da Globo disseram sobre as mudanças da marca:

Do traço simples à esfera em 3D, a marca da Globo se transformou, ao longo dos anos,  e está mudando de novo. Ela, que faz parte da vida de todo brasileiro, está mais leve, mais clara. E pela primeira vez, com movimento.
Prestes a completar 50 anos, a TV Globo passa a usar, a partir de agora uma nova identidade visual.
Você pode não ter idade para lembrar, mas a primeira marca da TV Globo já indicava movimento. Quatro números quatro identificavam o canal da emissora, no Rio de Janeiro. Formavam um catavento. Isso foi em 1965, ano de estreia da Globo. A TV ainda era em preto e branco, época dos teleteatros.
O catavento se transformou em um Globo cinco anos depois. As novelas começavam a conquistar as noites do brasileiro.
O Fantástico tinha apenas um ano de vida quando a marca mudou de novo. Ficou maior, conectando o mundo.
Em 1975, ganhou cor e uma nova identidade visual nascida do talento de um designer  em um guardanapo de papel.
“Rabisquei o mundo. E o mundo, que se tratando de televisão, recortei uma tela de televisão e coloquei o mundo dentro, que é praticamente o conceito dessa marca”, explica o diretor de arte Hans Donner.
Um conceito preservado até hoje e que acompanhou as mudanças que aconteciam no Brasil e no mundo. Uma nova democracia, uma nova economia, um novo milênio, um novo Papa. Sempre em evolução, sempre mudando e, agora, em 2014, outra grande transformação.
“Ela ganhou vida, que nenhuma marca de televisão do mundo tem”, disse Hans Donner.
Deixou de ser metálica para assumir qualquer forma, qualquer textura.
“Essa é uma mudança significativa. Ela passa a ser branca, e o branco é a soma de todas as cores e ela ganha movimento. E o movimento é exatamente o que a Globo procura na sintonia com a sociedade. E isso se traduz através de produtos. Produtos diferentes, produtos variados, gêneros variados na grade da programação. E esses produtos passam a ser cada vez mais inovadores, cada vez mais ousados, cada vez mais criativos”, explica o diretor-geral da TV Globo, Carlos Henrique Schroder.
Uma marca que é sinônimo de televisão no Brasil. Imagem de um padrão de qualidade internacional. Traz o mundo para dentro de casa. Reflete sonhos e anseios, transmite informação e diversão. Traz os traços da inovação e da criatividade. Feita de tecnologia e emoção. Uma marca que identifica o melhor do jornalismo, do esporte e do entretenimento.
E retrata toda a nossa evolução. Toda a nossa inquietação. Permanente movimento de uma televisão em sintonia com a sociedade e com o seu tempo.
A partir de agora, esta nova identidade visual da TV Globo vai aparecer não só no plim-plim dos intervalos. Ela vai estar presente em tudo, principalmente nas vinhetas da programação. Clara, viva, em movimento. É a cara da Globo.
Confira abaixo a transição das marcas da TV Globo.
Logotipo novo TV Globo (Foto: TV Globo)Logotipo novo TV Globo (Foto: TV Globo)

Mais uma frase

A amizade é testemunha de segredos, tristezas e alegrias .

Frase da hora

Você é o que faz.
Não o que diz.

Política - por Gaudêncio Torquato

O petês e o tucanês

A campanha era a de 1985, aquela em que Jânio Quadros ganhou de Fernando Henrique, depois deste ter sentado na cadeira de prefeito de São Paulo antes da apuração final dos votos.
Para um dos raros comícios na periferia (Jânio, ao lado da esposa Eloá, preferia verberar contra bandidos e sonegadores em despojado programa eleitoral de TV), levou o ex-ministro da Fazenda, Delfim Netto, que assim concluiu sua peroração palanqueira: “A grande causa do processo inflacionário é o déficit orçamentário”.
Após a fala, Jânio puxou Delfim de lado e cochichou: “olhe para a cara daquele sujeito ali. O que você acha que ele entendeu de seu discurso? Ele não sabe o que é processo, não sabe o que é inflacionário, não sabe o que déficit e não tem a menor ideia do que seja orçamentário. Da próxima vez, diga assim: a causa da carestia é a roubalheira do governo”.
O guru da economia, a quem todos hoje recorrem para explicar os sobressaltos que deixam interrogações no ar, passou a reservar seu economês para plateias mais acessíveis ao vocabulário de questões complexas.
O estilo Jânio marcou a história da expressão e do comportamento dos atores políticos. Ele foi o ícone da irreverência. Ponderável parcela da admiração que angariou em todas as faixas da população se deve ao “modo janista de ser”, do qual se extraía um conjunto de valores, entre os quais o da autoridade.
Jânio forjou uma linguagem política, composta pela imagem histriônica e adornada de trejeitos, olhares esbugalhados, roupas mal ajambradas, compassos e pausas que imprimiam força à fonética esganiçada de construções exóticas. Semântica e estética juntavam-se em apelativa performance que, aos olhos e ouvidos dos espectadores, chamava atenção.
Pois bem, puxando a linguagem janista para a atualidade, podemos concluir que petistas e tucanos também desenvolveram seu jeito de ser no campo da verbalização, o que explica maior ou menor penetração e/ou rejeição de uns e outros na esfera dos conjuntos sociais.
O dicionário do PT tem um autor

Campos com a corda no pescoço

Após divulgação da pesquisa do Datafolha a fada madrinha Maria Alice Setubal  - herdeira do Itaú - patrocinadora Marina Silva - Rede Sustentabilidade -, deu um ultimato: 

"Campos, se você não melhorar sua performance eleitoral antes da oficialização da candidatura ceda a cabeça de chapa a Marina. Se não aceitar a condição, que arranje financiamento de campanha noutra freguesia. Da nossa carteira não sai mais nada".

Lollapalooza - Seguranças barram público para evitar que praça de alimentação fique lotada

É a "crise". Com certeza o pessoal foi lá para ganhar um prato de comida e também se inscrever no Bolsa Família

João Paulo Carvalho - O Estado de S. Paulo
Após a superlotação da feirinha gastronômica na noite do último sábado, 5, a organização do festival Lollapalooza decidiu controlar o número de pessoas que circula pela praça de alimentação. O local agora tem duas entradas específicas para entrar e sair do Chef' Stage. Segundo um dos seguranças que barrou a passagem da reportagem do 'Estado', a medida foi tomada para evitar tumultos como o de ontem. 
"Você viu a confusão que teve aqui, moço? Ninguém conseguia entrar ou sair. Só me mandaram orientar o pessoal. Entrada de um lado e saída do outro", disse o funcionário que não quis se identificar.
Muitas pessoas ficaram confusas com a nova determinação. "Se está deste jeito agora pela manhã, imagina mais tarde, quando mais gente chegar. Duvido que eles vão conseguir dar conta", esbravejou o mineiro Lucas Santos, 24, que veio ao festival para assistir ao show do Arcade Fire.

O cenário na praça de alimentação na manhã deste domingo, 6, é completamente diferente do visto na noite do último sábado, quando o local se transformou em uma bagunça generalizada. O clima é tranquilo e algumas pessoas aproveitam para antecipar a compra de tickets. "Já comprei tudo, daí, mais tarde, não preciso ficar me preocupando com duas filas. Uma já basta, não é?", brincou a estudante do ensino médio Janaina Sertape, 17.

Você precisa saber que...


  • Criamos 302 mil empregos com carteira assinada no primeiro bimestre
  • A taxa de desemprego de 5,1% no mês de Fevereiro é o menor da série histórica
  • O rendimento médio real subiu 3,1% em Fevereiro em comparação ao mesmo mês de 2013
  • Indústria nacional cresceu 3,8% em Janeiro sobre o resultado de Dezembro do ano passado
  • A arrecadação federal teve um aumento de 3,4% em Fevereiro
Quantos países adorariam está passando por essa "crise" que a oposição midiásmática divulga todos os dias?