Guerra à Petrobrás

A direita sempre abominou o monopólio estatal do petróleo e combateu a Petrobras. Não admira que o PSDB, a nova feição da UDN, tente desmoralizar a empresa que coloca o Brasil entre os maiores produtores de ouro negro do mundo. Para que ela não consiga financiamentos para exploração do petróleo do pré –sal, outra riqueza que tende a nos converter em grande potência econômica mundial. Daí a CPI que é muito mais contra o Brasil que contra o PT ou a Petrobras. Vamos lembrar os nomes de seus autores que deverão ser registrados nas páginas da história.

Negócio

Bem que o sócio de FHC, Sérgio Mota, anunciou, em discurso, o propósito de desmontar, vértebra por vértebra, o dinossauro que era a Petrobras, o que não conseguiu fazer por conta da resistência da opinião pública e do Senado. Se tivesse vencido a batalha, imaginem a felicidade daqueles banqueiros amigos das ilhas Cayman. Ainda assim FHC vendeu 40% das ações da empresa a investidores americanos e conteve seus investimentos em pesquisa que cresceram, ganharam vulto, no governo Lula, daí os êxitos de repercussão mundial da empresa tão odiada por tucanos, como o foi no passado por toda a imprensa conservadora, empenhada em obter graças das sete irmãs, as principais companhias de petróleo do mundo.

5 comentários:

  1. O fato da Petrobrás ainda não ter sido privatizada só prejudica o Brasil e os brasileiros e privilegia os políticos incompetentes com cargos milionários.

    Privatização Já.

    ResponderExcluir
  2. Briguilino

    Sua pesquisa está incompleta. Não existem só dois candidatos. Como nenhum dos dois me agrada não vou participar.

    ResponderExcluir
  3. Como bem batizou o briguilino esta gentinha de tucademopiganalha e corja, assino embaixo.

    ResponderExcluir
  4. SIQUEIRA
    Na matéria intitulada ‘Petrobrás e Vale entre as 10 mais do futuro’, mais isenta, há uma informação de que o banco norte-americano Goldman Sachs apresentou relatório técnico de que a Petrobrás, além de ser considerada uma das dez empresas mais viáveis do planeta, no futuro ‘será talvez a mais bem posicionada companhia de petróleo do mundo quando vier o próximo ciclo de alta de preços’. O Goldman destacou, também, que a Petrobrás e a Companhia Vale do Rio Doce se destacaram por possuírem enormes reservas de recursos estratégicos, como petróleo e minério de ferro de Carajás, que cresce de importância tendo em vista a previsão de crescimento da população, que aumentará de 6,8 bilhões para 9 bilhões em 2050, conforme informou a mesma matéria.

    "Hoje a Petrobrás está em quarto lugar entre as 200 empresas mais importantes do planeta. Então, por que seria retrocesso o governo dar à Petrobrás o controle do pré-sal, se foi ela quem investiu, correu todos os riscos e aquela rica região não tem mais risco nenhum?",

    ResponderExcluir
  5. Ika

    Poderia ser a 1ª do mundo. A mais rentável, a mais lucrativa, a maior, a super empresa.

    Mas teria que ser privatizada assim mesmo. Não é função do governo e nunda foi de gerir empresas.

    O governo tem que cuidar do bem estar do povo e não está cuidando.

    A saúde pública está uma merda (me desculpe a deselegância), a educação pública sucateada, a segurança pública nem se fala, a seguridade social abandonada.

    O que adianta o governo gerir a melhor empresa do mundo se o povo passa tanta necessidade?

    Como é que o governo vai se controlar a si mesmo? As Agências Reguladoras foram criadas para garantir que as empresas cumpram seu papel social e que cumpram as leis.

    Como é que o governo, que controla a Petrobrás vai fiscalizar a Petrobrás, quando a diretoria da empresa é composta por seus aliados políticos?

    E por o lobo tomando conta do galinheiro.

    ResponderExcluir