Biografia de Dilma Rousseff

[...] A vida quer é coragem


O livro “A vida quer é coragem”, do jornalista Ricardo Batista Amaral, sobre a trajetória da cidadã, da ministra e, até então, da candidata à presidência da República, Dilma Rousseff, será lançado esta semana. Amanhã, no Rio de Janeiro, na Livraria da Travessa, e, na sexta-feira, em Brasília, no Bar Brahma.

Segundo o autor, as 336 páginas oferecem ao leitor uma “reportagem”. Sua narrativa foge da fórmula das biografias autorizadas, mas contempla a preocupação de contextualizar historicamente os momentos da história recente do Brasil.

Quem o ler verá que o livro, basicamente, abrange três fases da vida de Dilma Rousseff. Sua trajetória pessoal até ser convidada a trabalhar na equipe de ministros do governo Lula, seu papel no governo Lula e a campanha, seus bastidores e circunstâncias.

Senso de lealdade

Amaral ressalta ao longo do texto algumas características que, para ele, definem sua personagem: o senso de lealdade de Dilma Rousseff, tanto na vida pessoal, quanto na vida política; a capacidade de recomeçar do zero em vários momentos; e sua ligação profunda na luta contra a desigualdade.
Image
A contracapa do livro
O jornalista – que teve a oportunidade de conhecer de perto a presidenta, na condição de assessor de imprensa nos últimos meses da passagem de Dilma Rousseff pela Casa Civil, ao término do governo Lula, e, ainda, durante a campanha à presidência – não apenas recupera vários episódios da vida da futura chefe de governo, a primeira brasileira a ocupar o cargo no país, como também conseguiu reunir um vasto material fotográfico reproduzido em 32 páginas de imagens, muitas das quais inéditas.

Entre as imagens compiladas por Amaral, uma ganhou as páginas dos jornais e a blogosfera esta semana, antecedendo o lançamento do livro. Ela retrata a jovem Dilma Rousseff, em 1970, aos 22 anos, diante da Primeira Auditoria Militar (Rio). A militante foi levada aos juízes militares dez meses depois de ter sido presa por agentes militares do DOI-Codi de São Paulo, onde foi submetida a 22 dias de tortura. 

A obra foi publicada pela editora Primeira Pessoa, um dos selos da Sextante, a R$ 39,90.

por Zé Dirceu

Um comentário:

  1. Continua a pergunta - Você leu o livro antes de o recomendar ou só segue o que mandam seus chefes petralhas?

    ResponderExcluir