Mesmo que a vaca tussa, por Pedro Porfírio

Pesquisas e desempenho de Dilma já permitem sinalizar que ninguém vai chutar o pau da barraca

As três pesquisas presidenciais divulgadas nesta terça-feira, dia 23 de setembro, (Ibope, Vox Populi e CNT-MDA)   coincidem na revelação de uma tendência mais consistente do cenário eleitoral, a 12 dias do pleito. Em todas, Dilma Rousseff avança, embora sem estardalhaço, Marina Silva cai e Aécio Neves rodopia, confirmando o que escrevi há um mês quando da morte investigada de Eduardo Campos: a partir do novo quadro, com um personagem melhor ensaiado e seus balangandãs,  o candidato aeroportuário teria de dar adeus às urnas com seus tiros de festim.  

A informação mais marcante dessas pesquisas refere-se, porém, às simulações de segundo turno: Dilma e Marina já aparecem numericamente empatadas - uma bola nas costas dos calculistas das oposições. É bom que se diga: simulação de segundo turno oferece meras suposições num ambiente em que as pesquisas também costumam falhar, e, portanto, é muito mais um tempero jornalístico do que uma conclusão estatística fundamentada.

Apressam-se os analistas cansados de guerra em dizer que Marina só caiu pelas porradas que levou por conta das suas más companhias e de sua indiscrição sobre os compromissos negociados e a marcha à ré combinada,  tanto como pelo segredo que guarda a sete chaves dos poderosos que a sustentaram com as alegadas palestras que ninguém soube, nem viu.

São tão bizarros e tão atrelados esses palpiteiros que não se pejam em agredir o elementar: não houvesse a explicitação de propostas extravagantes, como fazer de um intocável banco central o quarto (e maior) poder e de mandar o petróleo do pré-sal pro brejo, seus concorrentes teriam alguma dificuldade em alvejá-la, com seus trejeitos de pobre coitada.



Esses aprendizes de feiticeiros são tão idiotas que dizem que Marina vai ser atacada pela exploração do medo do desconhecido. Logo ela que faz questão de desfilar ao lado da Neca do Itaú, bancão autuado em R$ 18 bilhões por sonegação fiscal, e assina embaixo da exigência do  "mercado" de terceirizar a política econômica, confiando-a a um banco central hegemonizado pelo oligopólio, como aconteceu no FED norte-americano, em que seu presidente  tem mandato de 14 anos e é indicado mediante acordo com dois ou três senhores de Wall Street.

Aqui não pretendo antecipar a vitória de Dilma.  Urna é urna, ainda mais essas urnas eletrônicas que "são" tão cegas como a Justiça brasileira.  Mas há uma coisa em que a história parece infalível:

Ganhe-se uma eleição muito mais pela fraqueza dos adversários do que pelos próprios méritos.  E quem tem Aécio Neves e Marina Silva para derrotar tem  a faca e o queijo na mão. Só se for muito roda presa para ser atropelado por essas criações de uma direita amarga e perdida num deserto de homens e de idéias.


CLIQUE aqui  para ler a matéria  completa  no BLOG DO PORFÍRIO. E publique sua opinião

Dicas para seduzir


Julia Roberts (interpretando Vivian) na noite da ópera em “Uma Linda Mulher”, Jessica Rabbit (ainda que um desenho dublado por Kathleen Turner) em “Uma Cilada para Roger Rabbit” e o agente secreto James Bond (interpretado por Sean Connery, Pierce Brosnan e Daniel Craig, entre outros, na franquia “007”) têm em comum uma identidade visual que desperta o desejo. No caso feminino, a arma é o vestido vermelho; no masculino, o terno preto.

Quando se trata de se vestir com a intenção de atiçar o sexo oposto, estas são as apostas mais certeiras. “Ao colocar uma roupa vermelha, a mulher adquire uma aura de sedução. Já o homem de preto transmite a imagem de seriedade com um toque de mistério”, explica a estilista, designer e consultora de cores Bete Branco.

dos Teatros da Vida

Cena 2 – O Imperfeito

- Eu quero.
- Mas não pode.
- Uma coisa não anula a outra.
- Não quero pensar nisso. O que não tem remédio, remediado está.
- Por que você foge tanto?
- Sou eu que acabo me dando mal. Mais na cara, impossível.
- Eu me dou mal também. Nesse momento estou me dando muito mal.
- O teu ‘eterno’ é efêmero demais. Quando viu, já não existe mais.
- Você fica medindo o tempo e não a intensidade…
- Eu fico medindo até onde dá pé pra mim.
- Eu te seguro. Se não der pra atravessar, eu te coloco de volta na borda.
- Não entendeu que você já está sufocando. No máximo, vai me levar junto.
- Seria ruim morrer comigo?
- Não quero.
- Seria?
- Não. Mas não quero.
- Você pensa demais…
- Você pensa de menos…

Cúpula tucana mais que dividida

Alimentado por pesquisas qualitativas o alto tucanato está mais que dividido, está partido.

Aécio Neves acredita que pode ultrapassar Marina e disputar o segundo turno com a presidente Dilma.

Alckmin e Serra são Marineiros desde criancinha.

E Fhc, para não perder o costume...continua em cima do muro. Quando acompanhado dos citados acima.

E Fhc, para não perder o costume...continua em cima do muro. Quando acompanhado dos citados acima.

No entanto, contudo, todavia o príncipe da sociologia - a Ofélia da política brasileira -, já entregou os pontos.

"Não adianta chorar. A Dilma será reeleita! E o Psdb caminha para a insignificância eleitoral." afirmou para interlocutor de sua confiança.

Dilma abre vantagem e venceria Marina por 40% a 22%, diz Vox Populi

O Vox Populi divulgou hoje terça-feira (23/09) uma nova pesquisa de intenção de voto para a Presidência da República. A presidente e candidata à reeleição Dilma Rousseff (PT) ampliou sua vantagem sobre a adversária Marina Silva (PSB). Se a eleição fosse hoje, a petista venceria a ex-senadora por 40% a 22%. Aécio Neves (PSDB) tem 17%.


 
Na pesquisa Vox Populi anterior, divulgada no dia 15 de setembro,  Dilma estava com 36%, contra 27% de Marina e 15% de Aécio.  Ambos os levantamentos foram encomendados pela TV Record.  Foram ouvidos 2 mil eleitores entre os dias 13 e 14 de setembro.  A margem de erro é 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos. 

Veja quanto pontuou cada candidato:

Marina posa de Joana D’Arc e do flechado São Sebastião

A candidata Marina continua pela undécima semana se fazendo de vítima sem razão. Posa de Joana D’Arc, de São Sebastião, quando ninguém a acusou de nada do que ela enumera. Ela é, sim, criticada politicamente por seu programa que diz, nisso de forma clara, que o pré-sal é secundário (a questão merece uma linha no programa de 243 páginas), que o Banco Central deve ser independente…


É criticada porque sempre foi contra os transgênicos e agora mudou, porque defendeu a terceirização, a precarização e a flexibilização das leis trabalhistas – antes era contra – e porque seus assessores estão todos sentando na cadeira como ministros antes de vencer. E como tal, dizem claramente que darão um choque na economia brasileira com cortes nos gastos, mais juros e superávit, tarifaço e por aí vai… Ela quer o que? Não ser criticada politicamente?

Dicas para seduzir o desejado (a)

Julia Roberts (interpretando Vivian) na noite da ópera em “Uma Linda Mulher”, Jessica Rabbit (ainda que um desenho dublado por Kathleen Turner) em “Uma Cilada para Roger Rabbit” e o agente secreto James Bond (interpretado por Sean Connery, Pierce Brosnan e Daniel Craig, entre outros, na franquia “007”) têm em comum uma identidade visual que desperta o desejo. No caso feminino, a arma é o vestido vermelho; no masculino, o terno preto.

Quando se trata de se vestir com a intenção de atiçar o sexo oposto, estas são as apostas mais certeiras. “Ao colocar uma roupa vermelha, a mulher adquire uma aura de sedução. Já o homem de preto transmite a imagem de seriedade com um toque de mistério”, explica a estilista, designer e consultora de cores Bete Branco.
Mais tons para eles

As opções não param por aí. No dia a dia, os homens podem lançar mão de cores fortes para chamar a atenção das mulheres. “O figurino informal masculino muitas vezes se resume a calça jeans ou bermuda, tênis ou sapato neutro e camisa ou camiseta. Se ele colocar uma gola polo ou mesmo uma camiseta básica cor de laranja, atrairá olhares e certamente seduzirá com mais facilidade”, afirma a psicóloga e sexóloga Cida Lopes.

Bete observa que o cor-de-rosa tem conquistado espaço no guarda-roupa deles por também agradar às mulheres. “O homem que usa rosa demonstra ser mais sensível e seguro de sua masculinidade de uma forma não agressiva”, justifica.

Maquiagem, roupas íntimas e acessórios para elas

Com mais espaço para brincar com as cores, as mulheres ganham muitos pontos no jogo da atração quando levam o vermelho para a maquiagem, as roupas íntimas e os acessórios. Em um estudo publicado em 2012, pesquisadores da Universidade de Rochester (EUA) concluíram que o poder dessa cor é relacionado à herança biológica humana. A explicação é que as fêmeas primatas ficam com genitais, torso e face avermelhados durante a ovulação para atrair os machos, e esse fenômeno se repete de maneira inconsciente – e reforçada artificialmente – nos humanos.

“Ao ver uma boca com batom vermelho, o pensamento do homem é remetido à vulva, mesmo que ele não se dê conta disso”, diz Cida. Ela continua, acrescentando o dourado às possibilidades femininas: “Aliar ao vestido e à boca unhas vermelhas e brincos e colares dourados é infalível se a intenção é provocar”.

De acordo com levantamentos recentes feitos por Bete, o preto também vem ganhando espaço no que faz os homens considerarem uma mulher sensual. “O preto é ligado à sedução porque tem o tom do silêncio, do mistério. Eles adoram ver a mulher em um vestido preto decotado ou em um jogo preto de lingerie”, garante a consultora de cores. Por isso, elas podem investir no pretinho não tão básico quando estiverem a fim de conquistar.

Decoração para os dois

No quarto, as cores continuam sendo trunfos para a conquista. “Pintar uma parede do dormitório com um tom de vermelho é uma boa ideia nesse sentido”, diz Cida. Mas se não houver essa possibilidade, os detalhes dão conta da missão.

“Roupas de cama pretas ou vermelhas são totalmente ligadas ao erotismo e dão outra cara para o quarto do casal, convidam para o sexo”, sugere Bete. Além disso, ela defende que nos itens de decoração podem e devem ser aplicadas as táticas das cores sedutoras: “Aí estamos falando de flores vermelhas, um quadro e objetos em geral. Vale tudo para deixar o quarto mais convidativo”.




A intenção por trás dos presentes

Não é só no uso pessoal que a intenção de conquistar é transmitida pelas cores: ela se faz clara na escolha dos presentes que serão dados à/ao pretendente ou parceira/o. “O homem que dá à mulher flores de cores fortes, como vermelho, cor de laranja ou rosa choque, passa a mensagem direta de desejo e paixão. Já o que escolhe as brancas ou clarinhas denota inocência sem intenção de seduzir”, esclarece Cida.

Por parte das mulheres que resolvem presentear, é nas embalagens que existe a possibilidade de mostrar que se quer algo a mais. “Se ela dá um perfume de embalagem vermelha, por exemplo, pode se preparar para uma investida mais direta, pois ele entenderá a mensagem”, finaliza Bete.

* Raquel Paulino, especial para o iG