Quando a rotina nos absorve por inteiro em nomes de metas, diminuímos a percepção de uma realidade maior.
Eugenio Mussak
Fernando Henrique Cardoso disputou com Lobão o papel de figura mais ridícula deste último final de semana.
Na minha opinião...Ganhou!
por Paulo Nogueira - Diário do Centro do Mundo
Num artigo, FHC recorreu a um lugar-comum que vem sendo utilizado pela oposição, incapaz de analisar os reais motivos que a levaram a mais uma derrota nas urnas.
FHC falou nas “mentiras” da campanha petista. Na “descontrução” de Aécio.
Quais serão as mentiras?
Olhemos para trás.
O aeroporto de Cláudio, por exemplo. É mentira? É invenção?
Que o novo governo de Minas tire do armário todos os esqueletos da era Aécio, a começar pelo aeroporto.
Era mentira que Aécio colocou dinheiro público, na forma de propaganda, em rádios suas? Aliás: essas rádios são uma mentira?
Como um político pode ter rádios – escondido dos olhares públicos, aliás – e ao mesmo tempo falar em decência e ética?
Era mentira o nepotismo desenfreado de Aécio, simbolizado em Andrea Neves?
Agora: mentira, neste capítulo, foi o uso por Aécio, num debate, do irmão de Dilma, o modesto, o discreto Igor.
Só depois das eleições, aliás, o Estadão mostrou quem é Igor. É uma espécie de Mujica, até no carrinho velho.
Era mentira que Aécio, aos 17 anos, ganhou do pai deputado um emprego que deveria levá-lo a Brasil ao mesmo tempo em que estudava no Rio?
Era mentira que aos 25 anos ele foi nomeado diretor da Caixa por um primo que era ministro? Justo Aécio, que não cansou de falar em meritocracia e aparelhamento.
Vamos ao próprio FHC.
Era mentira que houve compra de votos no Congresso para a aprovação da emenda que permitiu sua reeleição?
Mentira é mentira. Não adianta FHC tentar chamar verdades de mentiras.
Mentira mesmo é dizer, como Aécio fez, que pesquisas mostravam que ele estava dando uma surra em Dilma em Minas com base em números que ele sabia serem enganoso. O dono do instituto revelou que avisou. O estatístico também.
Mentira também foi a tentativa canhestra de usurpação de programas sociais como o Bolsa Família.
O PSDB tem um problema dramático. Não tem causa. Virou um grande conglomerado de direita.
Mesmo com o apoio de todo mundo – mídia, Marina, Eduardo Jorge etc etc – apanhou.
É um partido que tem muito mais passado que futuro.
Os tucanos teriam que se reinventar, mas quem poderia fazer isso?
Aécio? Pausa para gargalhada.
Alckmin? Pausa para mais gargalhada.
E então, na falta de ideias novas e líderes novos, aparece a desculpa da mentira.
Duvido, sinceramente duvido, que FHC, afinal um homem inteligente, acredita de fato que sejam mentiras as verdades que ele diz serem mentiras.
A isso – tratar verdades como mentiras sabendo que são verdades — se dá o nome de cinismo. Ou, em política, demagogia.
por Paulo Nogueira - Diário do Centro do Mundo
Num artigo, FHC recorreu a um lugar-comum que vem sendo utilizado pela oposição, incapaz de analisar os reais motivos que a levaram a mais uma derrota nas urnas.
FHC falou nas “mentiras” da campanha petista. Na “descontrução” de Aécio.
Quais serão as mentiras?
Olhemos para trás.
O aeroporto de Cláudio, por exemplo. É mentira? É invenção?
Que o novo governo de Minas tire do armário todos os esqueletos da era Aécio, a começar pelo aeroporto.
Era mentira que Aécio colocou dinheiro público, na forma de propaganda, em rádios suas? Aliás: essas rádios são uma mentira?
Como um político pode ter rádios – escondido dos olhares públicos, aliás – e ao mesmo tempo falar em decência e ética?
Era mentira o nepotismo desenfreado de Aécio, simbolizado em Andrea Neves?
Agora: mentira, neste capítulo, foi o uso por Aécio, num debate, do irmão de Dilma, o modesto, o discreto Igor.
Só depois das eleições, aliás, o Estadão mostrou quem é Igor. É uma espécie de Mujica, até no carrinho velho.
Era mentira que Aécio, aos 17 anos, ganhou do pai deputado um emprego que deveria levá-lo a Brasil ao mesmo tempo em que estudava no Rio?
Era mentira que aos 25 anos ele foi nomeado diretor da Caixa por um primo que era ministro? Justo Aécio, que não cansou de falar em meritocracia e aparelhamento.
Vamos ao próprio FHC.
Era mentira que houve compra de votos no Congresso para a aprovação da emenda que permitiu sua reeleição?
Mentira é mentira. Não adianta FHC tentar chamar verdades de mentiras.
Mentira mesmo é dizer, como Aécio fez, que pesquisas mostravam que ele estava dando uma surra em Dilma em Minas com base em números que ele sabia serem enganoso. O dono do instituto revelou que avisou. O estatístico também.
Mentira também foi a tentativa canhestra de usurpação de programas sociais como o Bolsa Família.
O PSDB tem um problema dramático. Não tem causa. Virou um grande conglomerado de direita.
Mesmo com o apoio de todo mundo – mídia, Marina, Eduardo Jorge etc etc – apanhou.
É um partido que tem muito mais passado que futuro.
Os tucanos teriam que se reinventar, mas quem poderia fazer isso?
Aécio? Pausa para gargalhada.
Alckmin? Pausa para mais gargalhada.
E então, na falta de ideias novas e líderes novos, aparece a desculpa da mentira.
Duvido, sinceramente duvido, que FHC, afinal um homem inteligente, acredita de fato que sejam mentiras as verdades que ele diz serem mentiras.
A isso – tratar verdades como mentiras sabendo que são verdades — se dá o nome de cinismo. Ou, em política, demagogia.
Lições de sedução para eles e elas
de Raquel Paulino -especial para o IG
Algumas pessoas são naturalmente sedutoras. Não apenas no que se refere às conquistas sentimentais e sexuais, mas na qualidade de serem envolventes, charmosas, carismáticas. “São mulheres e homens que nascem com um olhar, um sorriso e uma postura cheia de atitude que cativam todos à sua volta. É possível notar essas características já em bebês, e elas seguem esses indivíduos por toda a vida, chegando, finalmente, à parte das conquistas”, explica a palestrante e educadora sexual Neusa Pandolfo.
Beleza passa longe dos pré-requisitos para o magnetismo. É o que afirma a personal sexy trainer Paula Monteiro: “Ninguém precisa ser linda ou lindo para ter charme. A beleza é irradiada de várias maneiras e é um reflexo do nosso estado interior. Portanto, a chave do sucesso da sedução é se aceitar e projetar uma autoimagem positiva”.
Mas quem não nasceu com esse dom não precisa jogar a toalha: sempre é tempo de trabalhar alguns pontos do comportamento para ficar em pé de igualdade com os sedutores por natureza. “O essencial é trabalhar as permissões”, diz Paula. “Muitos, por questões culturais e de educação rígida, não se permitem olhar para o outro. Trabalhando isso, qualquer um pode ser envolvente”, continua.
A seguir, dicas das especialistas para mulheres e homens serem mais sedutores no dia a dia e nos momentos íntimos com o parceiro ou a parceira. Porque, por mais longo e estável que seja um relacionamento, a sedução não pode parar jamais.
Para elas
- Olhe nos olhos
No bar, na balada, em um restaurante, no clube… Não importa onde: quando avistar alguém que lhe interesse, olhe nos olhos dessa pessoa. Não deixe a timidez tomar conta, não desvie o olhar. Mantenha-o, para garantir que o outro entenda a mensagem. Se houver espaço físico suficiente, dê uma “medida” no rapaz da cabeça aos pés e, ao final dela, fixe o olhar nos olhos dele novamente.
- Demonstre firmeza
Sem essa de ser a “mocinha indefesa”. Homens interessantes gostam de mulheres de atitude, decididas, firmes no que são e desejam. Ande ereta, fale com convicção sobre os assuntos de que goste, use roupas que valorizem seu tipo físico – e nada de timidez por causa de uns quilinhos e umas curvas a mais, isso é insignificante para os homens na hora da sedução.
- Não conte tudo para ele
A maioria das mulheres gosta de falar, de contar timtim por timtim tudo o que acontece em seu dia para o parceiro. Não há necessidade disso. Além de nem tudo ser interessante para ele, é bom deixar espaço para perguntas, para novidades. Todo homem gosta de descobrir algo novo sobre sua mulher e a rotina dela em momentos inesperados.
- Instigue seu parceiro
Se planejar fazer um strip-tease para ele, não anuncie com todas as letras. Em vez de “hoje é dia de strip-tease”, já no quarto, opte por uma mensagem sensual durante o dia. Envie um e-mail ou um SMS dizendo que “hoje à noite a temperatura vai esquentar em casa”. Ele ficará curioso e quererá saber o que será feito, mas não responda diretamente. Mantenha o mistério com alguma outra provocação, no estilo “você está pronto para ser minha plateia?”. Outra maneira de instigar o parceiro é, quando vocês saírem para jantar, por exemplo, ir sem calcinha e contar isso para ele, sussurrando em seu ouvido um simples “estou sem calcinha”. Ele ficará louquinho para conferir isso pessoalmente quando vocês chegarem à cama.
- Capriche na lingerie
Os homens são muito visuais, gostam de ver suas mulheres em lingeries bonitas e sensuais. Eleja modelos com rendas, babados e transparências, realçando o que você tiver de melhor no corpo. Tem seios fartos? Use um sutiã bem decotado. Os seios são menores? Valorize o bumbum, com uma calcinha bem especial. Seu parceiro vai adorar!
Para eles
- Tenha atitude
Ao convidar uma mulher para jantar, já tenha um plano pronto. Se o restaurante exigir reservas, faça-as sem depender da confirmação dela – caso ela acabe declinando no último momento, basta cancelar as reservas. Se for do tipo que atenda pela ordem de chegada e vocês tiverem que ficar na fila de espera, tome a iniciativa de falar o seu nome quando o atendente perguntar o nome de quem fica na lista. Apenas tenha a delicadeza de perguntar se a parceira gosta do tipo de restaurante escolhido. Se ela disser que não, tenha um plano B pronto. Nada de fazer joguinhos de indecisão com ela. Outra dica: se tiver vontade de beijá-la e o momento parecer adequado, beije. Nada de perguntar “posso beijar você?”. Mulher nenhuma gosta disso.
- Faça de um perfume sua marca registrada
As mulheres são muito olfativas, por isso gostam do cheiro do parceiro. Aposte em um perfume bom, marcante, que faça sua parceira pensar em você toda vez que o sentir na rua, no trabalho ou mesmo em sua memória. Se perceber que o perfume que você usa não desperta “cheiradas” no seu pescoço, mude a fragrância até chegar a uma que a deixe animadinha. Ela irá se manifestar quando isso acontecer, pode ter certeza.
- Seja gentil, elogie
Além de olfativas, as mulheres são muito auditivas e gostam de ouvir principalmente elogios – afinal, quem não gosta de se sentir valorizado? Diga como ela está bonita, como o olhar dela é interessante, como a roupa que ela escolheu ficou legal, note quando ela fizer alguma mudança no visual (cortes de cabelos, principalmente). Também preste atenção ao que ela diz e responda dentro do assunto, valorizando as ideias dela.
- Leve sua parceira para passear e viajar
Ou seja: tire o relacionamento da rotina. Passar todas as noites em casa e todos os finais de semana na mesma cidade são atitudes que, aos poucos, tornam a vida um tédio e acabam com qualquer chance de sedução cotidiana. Leve-a para fora. Planeje um passeio no parque, uma ida a um show, um cineminha ou um teatro em um dia da semana. Passe a noite em um motel com ela. No final de semana, façam uma viagem, mesmo que seja para uma cidade vizinha. Mudar de ares estimula a conquista contínua.
- Capriche na cueca
Assim como as mulheres capricham na lingerie, os homens precisam caprichar na cueca. Nada daqueles modelos antigos e já desgastados. Para momentos íntimos com sua parceira, eleja cuecas do modelo boxer (shortinho) feitas de cotton lycra. São as que mais valorizam o contorno do pênis.
Algumas pessoas são naturalmente sedutoras. Não apenas no que se refere às conquistas sentimentais e sexuais, mas na qualidade de serem envolventes, charmosas, carismáticas. “São mulheres e homens que nascem com um olhar, um sorriso e uma postura cheia de atitude que cativam todos à sua volta. É possível notar essas características já em bebês, e elas seguem esses indivíduos por toda a vida, chegando, finalmente, à parte das conquistas”, explica a palestrante e educadora sexual Neusa Pandolfo.
Beleza passa longe dos pré-requisitos para o magnetismo. É o que afirma a personal sexy trainer Paula Monteiro: “Ninguém precisa ser linda ou lindo para ter charme. A beleza é irradiada de várias maneiras e é um reflexo do nosso estado interior. Portanto, a chave do sucesso da sedução é se aceitar e projetar uma autoimagem positiva”.
Mas quem não nasceu com esse dom não precisa jogar a toalha: sempre é tempo de trabalhar alguns pontos do comportamento para ficar em pé de igualdade com os sedutores por natureza. “O essencial é trabalhar as permissões”, diz Paula. “Muitos, por questões culturais e de educação rígida, não se permitem olhar para o outro. Trabalhando isso, qualquer um pode ser envolvente”, continua.
A seguir, dicas das especialistas para mulheres e homens serem mais sedutores no dia a dia e nos momentos íntimos com o parceiro ou a parceira. Porque, por mais longo e estável que seja um relacionamento, a sedução não pode parar jamais.
Para elas
- Olhe nos olhos
No bar, na balada, em um restaurante, no clube… Não importa onde: quando avistar alguém que lhe interesse, olhe nos olhos dessa pessoa. Não deixe a timidez tomar conta, não desvie o olhar. Mantenha-o, para garantir que o outro entenda a mensagem. Se houver espaço físico suficiente, dê uma “medida” no rapaz da cabeça aos pés e, ao final dela, fixe o olhar nos olhos dele novamente.
- Demonstre firmeza
Sem essa de ser a “mocinha indefesa”. Homens interessantes gostam de mulheres de atitude, decididas, firmes no que são e desejam. Ande ereta, fale com convicção sobre os assuntos de que goste, use roupas que valorizem seu tipo físico – e nada de timidez por causa de uns quilinhos e umas curvas a mais, isso é insignificante para os homens na hora da sedução.
- Não conte tudo para ele
A maioria das mulheres gosta de falar, de contar timtim por timtim tudo o que acontece em seu dia para o parceiro. Não há necessidade disso. Além de nem tudo ser interessante para ele, é bom deixar espaço para perguntas, para novidades. Todo homem gosta de descobrir algo novo sobre sua mulher e a rotina dela em momentos inesperados.
- Instigue seu parceiro
Se planejar fazer um strip-tease para ele, não anuncie com todas as letras. Em vez de “hoje é dia de strip-tease”, já no quarto, opte por uma mensagem sensual durante o dia. Envie um e-mail ou um SMS dizendo que “hoje à noite a temperatura vai esquentar em casa”. Ele ficará curioso e quererá saber o que será feito, mas não responda diretamente. Mantenha o mistério com alguma outra provocação, no estilo “você está pronto para ser minha plateia?”. Outra maneira de instigar o parceiro é, quando vocês saírem para jantar, por exemplo, ir sem calcinha e contar isso para ele, sussurrando em seu ouvido um simples “estou sem calcinha”. Ele ficará louquinho para conferir isso pessoalmente quando vocês chegarem à cama.
- Capriche na lingerie
Os homens são muito visuais, gostam de ver suas mulheres em lingeries bonitas e sensuais. Eleja modelos com rendas, babados e transparências, realçando o que você tiver de melhor no corpo. Tem seios fartos? Use um sutiã bem decotado. Os seios são menores? Valorize o bumbum, com uma calcinha bem especial. Seu parceiro vai adorar!
Para eles
- Tenha atitude
Ao convidar uma mulher para jantar, já tenha um plano pronto. Se o restaurante exigir reservas, faça-as sem depender da confirmação dela – caso ela acabe declinando no último momento, basta cancelar as reservas. Se for do tipo que atenda pela ordem de chegada e vocês tiverem que ficar na fila de espera, tome a iniciativa de falar o seu nome quando o atendente perguntar o nome de quem fica na lista. Apenas tenha a delicadeza de perguntar se a parceira gosta do tipo de restaurante escolhido. Se ela disser que não, tenha um plano B pronto. Nada de fazer joguinhos de indecisão com ela. Outra dica: se tiver vontade de beijá-la e o momento parecer adequado, beije. Nada de perguntar “posso beijar você?”. Mulher nenhuma gosta disso.
- Faça de um perfume sua marca registrada
As mulheres são muito olfativas, por isso gostam do cheiro do parceiro. Aposte em um perfume bom, marcante, que faça sua parceira pensar em você toda vez que o sentir na rua, no trabalho ou mesmo em sua memória. Se perceber que o perfume que você usa não desperta “cheiradas” no seu pescoço, mude a fragrância até chegar a uma que a deixe animadinha. Ela irá se manifestar quando isso acontecer, pode ter certeza.
- Seja gentil, elogie
Além de olfativas, as mulheres são muito auditivas e gostam de ouvir principalmente elogios – afinal, quem não gosta de se sentir valorizado? Diga como ela está bonita, como o olhar dela é interessante, como a roupa que ela escolheu ficou legal, note quando ela fizer alguma mudança no visual (cortes de cabelos, principalmente). Também preste atenção ao que ela diz e responda dentro do assunto, valorizando as ideias dela.
- Leve sua parceira para passear e viajar
Ou seja: tire o relacionamento da rotina. Passar todas as noites em casa e todos os finais de semana na mesma cidade são atitudes que, aos poucos, tornam a vida um tédio e acabam com qualquer chance de sedução cotidiana. Leve-a para fora. Planeje um passeio no parque, uma ida a um show, um cineminha ou um teatro em um dia da semana. Passe a noite em um motel com ela. No final de semana, façam uma viagem, mesmo que seja para uma cidade vizinha. Mudar de ares estimula a conquista contínua.
- Capriche na cueca
Assim como as mulheres capricham na lingerie, os homens precisam caprichar na cueca. Nada daqueles modelos antigos e já desgastados. Para momentos íntimos com sua parceira, eleja cuecas do modelo boxer (shortinho) feitas de cotton lycra. São as que mais valorizam o contorno do pênis.
A executiva bem sucedida
Foi tudo muito rápido. A executiva bem-sucedi da sentiu uma pontada no peito, vacilou, cambaleou. Deu um gemido e apagou. Quando voltou a abrir os olhos, viu-se diante de um imenso Portal. Ainda meio zonza, atravessou -o e viu uma miríade de pessoas.To das vestindo cândidos camisolões e caminhando despreocup adas. Sem entender bem o que estava acontecend o, a executiva bem-sucedi da abordou um dos passantes:
- Enfermeiro , eu preciso voltar urgente para o meu escritório , porque tenho um meeting importantí ssimo. Aliás, acho que fui trazida para cá por engano, porque meu convênio médico é classe A, e isto aqui está me parecendo mais um pronto-soc orro. Onde é que nós estamos?
- No céu.
- No céu?...
- É. - Tipo assim... o céu, CÉU...! Aquele com querubins voando e coisas do gênero?
- Certamente . Aqui todos vivemos em estado de gozo permanente . Apesar das óbvias evidências nenhuma poluição, todo mundo sorrindo, ninguém usando telefone celular), a executiva bem-sucedi da custou um pouco a admitir que havia mesmo apitado na curva. Tentou então o plano B: convencer o interlocut or, por meio das infalíveis técnicas avançadas de negociação , de que aquela situação era inaceitáve l. Porque, ponderou, dali a uma semana ela iria receber o bônus anual, além de estar fortemente cotada para assumir a posição de presidente do conselho de administra ção da empresa. E foi aí que o interlocut or sugeriu:
- Talvez seja melhor você conversar com Pedro, o síndico.
- É? E como é que eu marco uma audiência? Ele tem secretária ?
- Não, não. Basta estalar os dedos e ele aparece.
- Assim? (...)
- Pois não?
A executiva bem-sucedi da quase desaba da nuvem. À sua frente, imponente, segurando uma chave que mais parecia um martelo, estava o próprio Pedro. Mas, a executiva havia feito um curso intensivo de approach para situações inesperada s e reagiu rapidinho:
- Bom dia. Muito prazer. Belas sandálias. Eu sou uma executiva bem-sucedi da e...
- Executiva. .. Que palavra estranha. De que século você veio?
- Do 21. O distinto vai me dizer que não conhece o termo 'executiva '?
- Já ouvi falar. Mas não é do meu tempo.
Foi então que a executiva bem-sucedi da teve um insight. A máxima autoridade ali no paraíso aparentava ser um zero à esquerda em modernas técnicas de gestão empresaria l. Logo, com seu brilhante currículo tecnocráti co, a executiva poderia rapidament e assumir uma posição hierárquic a, por assim dizer, celestial ali na organizaçã o.
- Sabe, meu caro Pedro. Se você me permite, eu gostaria de lhe fazer uma proposta. Basta olhar para esse povo todo aí, só batendo papo e andando a toa, para perceber que aqui no Paraíso há enormes oportunida des para dar um upgrade na produtivid ade sistêmica.
- É mesmo?
- Pode acreditar, porque tenho PHD em reengenhar ia. Por exemplo, não vejo ninguém usando crachá. Como é que a gente sabe quem é quem aqui, e quem faz o quê?
- Ah, não sabemos.
- Entendeu o meu ponto? Sem controle, há dispersão. E dispersão gera desmotivaç ão. Com o tempo isto aqui vai acabar virando uma anarquia. Mas nós dois podemos consertar tudo isso rapidinho implementa ndo um simples programa de targets individuai s e avaliação de performanc e.
- Que interessan te...
- É claro que, antes de tudo, precisaría mos de uma hierarquiz ação e um organogram a funcional, nada que dinâmicas de grupo e avaliações de perfis psicológic os não consigam resolver.
- !!!...???. ..!!!...?? ?...!!!
- Aí, contratarí amos uma consultori a especializ ada para nos ajudar a definir as estratégia s operaciona is e estabelece ríamos algumas metas factíveis de leverage, maximizand o, dessa forma, o retorno do investimen to do Grande Acionista. .. Ele existe, certo?
- Sobre todas as coisas.
- Ótimo. O passo seguinte seria partir para um downsizing progressiv o, encontrar sinergias high-tech, redigir manuais de procedimen to, definir o marketing mix e investir no desenvolvi mento de produtos alternativ os de alto valor agregado. O mercado telestéric o, por exemplo, me parece extremamen te atrativo.
- Incrível!
- É óbvio que, para conseguir tudo isso, nós dois teremos que nomear um board de altíssimo nível. Com um pacote de remuneraçã o atraente, é claro. Coisa assim de salário de seis dígitos e todos os fringe benefits e mordomias de praxe. Porque, agora falando de colega para colega, tenho certeza de que você vai concordar comigo, Pedro. O desafio que temos pela frente vai resultar em um Turnaround radical.
- Impression ante!
- Isso significa que podemos partir para a implementa ção?
- Não. Significa que você terá um futuro brilhante. .. se for trabalhar com o nosso concorrent e. Porque você acaba de descrever, exatamente , como funciona o Inferno...
Autor Max Gehringer
A McDonald’s tem piores vendas globais em uma década
Maior rede de lanchonetes do mundo e uma das marcas mais famosas do planeta, enfrenta dificuldades.
Em agosto, a Arcos Dourados, principal rede de franquias do McDonald’s, sofreu sua maior queda em vendas mensais em mais de uma década.
E neste mês, a empresa americana, que tem 34 mil restaurantes em 119 países, registrou no terceiro trimestre de 2014 uma queda de 3,3% nas vendas globais e em mercados-chave como Ásia, Europa e EUA.
Em seu país de origem, onde tem 40% de suas lojas, a situação é particularmente difícil: as vendas caíram nos últimos quatro trimestres.
O McDonald’s superou a crise econômica de 2008 apelando a descontos e novas apresentações de seus produtos, mas agora que a economia americana melhorou o Big Mac registrou 6,1% de queda nas vendas, segundo relatórios da empresa.
Seu presidente, Don Thompson, admitiu os momentos difíceis e reconheceu que “nosso rendimento foi menor do que o esperado”.
Thompson explicou que os lucros financeiros foram afetados por uma série de fatores: desde aumentos de impostos até o que chamou de “eventos incomuns” na Europa e na Ásia, passando por um mau desempenho nos EUA.
Uma das dores de cabeça no mercado americano é a concorrência: a mais tradicional, formada por competidores do ramo de fast food, como Burger King, Wendy’s e Taco Bell, nos últimos tempos criou menus mais econômicos.
Mas não se trata apenas de preço. Segundo pesquisa de julho da empresa Consumer Reports, os hambúrgueres do McDonald’s foram considerados piores pelos consumidores em comparação com os sanduíches do Burger King e do Wendy’s.
Para complicar, a concorrência menos tradicional está levando muitos consumidores a lanchonetes de comida orgânica e mais saudável.
Muitos americanos, em especial os mais jovens, buscam alternativas de comida rápida que oferecem refeições de mais qualidade, ainda que mais caras.
Segundo a consultoria Technomic, as visitas mensais a restaurantes McDonald’s de pessoas entre 19 e 21 anos caiu 12,9% nos EUA desde 2011, enquanto a porcentagem de clientes entre 22 e 37 anos não aumentou.
A rede de comida mexicana Chipotle, por exemplo, tem apostado em menus que, segundo seu site, são criados com ingredientes “cultivados com respeito aos animais, ao meio ambiente e aos produtores”. Viu suas vendas crescerem quase 20% em território americano.
Mais na BBC
Em agosto, a Arcos Dourados, principal rede de franquias do McDonald’s, sofreu sua maior queda em vendas mensais em mais de uma década.
E neste mês, a empresa americana, que tem 34 mil restaurantes em 119 países, registrou no terceiro trimestre de 2014 uma queda de 3,3% nas vendas globais e em mercados-chave como Ásia, Europa e EUA.
Em seu país de origem, onde tem 40% de suas lojas, a situação é particularmente difícil: as vendas caíram nos últimos quatro trimestres.
O McDonald’s superou a crise econômica de 2008 apelando a descontos e novas apresentações de seus produtos, mas agora que a economia americana melhorou o Big Mac registrou 6,1% de queda nas vendas, segundo relatórios da empresa.
Seu presidente, Don Thompson, admitiu os momentos difíceis e reconheceu que “nosso rendimento foi menor do que o esperado”.
Thompson explicou que os lucros financeiros foram afetados por uma série de fatores: desde aumentos de impostos até o que chamou de “eventos incomuns” na Europa e na Ásia, passando por um mau desempenho nos EUA.
Uma das dores de cabeça no mercado americano é a concorrência: a mais tradicional, formada por competidores do ramo de fast food, como Burger King, Wendy’s e Taco Bell, nos últimos tempos criou menus mais econômicos.
Mas não se trata apenas de preço. Segundo pesquisa de julho da empresa Consumer Reports, os hambúrgueres do McDonald’s foram considerados piores pelos consumidores em comparação com os sanduíches do Burger King e do Wendy’s.
Para complicar, a concorrência menos tradicional está levando muitos consumidores a lanchonetes de comida orgânica e mais saudável.
Muitos americanos, em especial os mais jovens, buscam alternativas de comida rápida que oferecem refeições de mais qualidade, ainda que mais caras.
Segundo a consultoria Technomic, as visitas mensais a restaurantes McDonald’s de pessoas entre 19 e 21 anos caiu 12,9% nos EUA desde 2011, enquanto a porcentagem de clientes entre 22 e 37 anos não aumentou.
A rede de comida mexicana Chipotle, por exemplo, tem apostado em menus que, segundo seu site, são criados com ingredientes “cultivados com respeito aos animais, ao meio ambiente e aos produtores”. Viu suas vendas crescerem quase 20% em território americano.
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A vida é cheia de curvas, altos e baixos
O que sou hoje é a soma da minha vida.
Fui vários homens e, se encontrar-me com alguns deles que já fui, não sentirei vergonha deles. Foram fases do que sou.
Tudo que sei - e o que não sei também - custou as dores da experiência.
Recomendo que procurem, tateiem, errem.
E, o mais importante, saiba que sua luz apagaria se você fosse o único a possui-la.
Goethe
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