Ética política e empresarial

1. Os sociólogos chamam de patrimonialismo a apropriação privada do Estado, por atos de corrupção de qualquer tipo. Mas isso não basta. O patrimonialismo pode ser subdividido em dois grupos. O primeiro, aquele onde políticos ou funcionários se apropriam de recursos públicos através de abusos nas remunerações, contratações, fantasmas, despesas desnecessárias, contratação de ONGs ou empresas, laranjas, extorsão... É como se a corrupção se desse num círculo fechado dentro dos poderes.

2. O segundo grupo é onde empresas privadas ou mesmo pessoas físicas se apropriam de recursos públicos corrompendo funcionários e políticos. Aí estão as licitações fraudadas, sonegação cumpliciada, sobrepreços, compras fantasmas, favorecimentos para fornecedores e instituições financeiras, acesso privilegiado ao patrimônio público, aprovação de legislações de favorecimento...

3. As duas situações são igualmente condenáveis. No entanto, os escândalos que vão sendo divulgados, independentes de serem de um ou outro grupo, são apresentados, na maioria das vezes, como do primeiro tipo, mesmo que seja um caso claro de ação de corruptores. São inúmeras as situações do segundo grupo, mas a apresentação delas com destaque ao corruptor é uma exceção à regra. E, ninguém tem dúvida, que por mais que os casos do primeiro grupo sejam significativos, o volume de recursos apropriados no segundo caso é muitas vezes maior que no primeiro. Um destaque adequado, em cada caso, ajudaria a inibir a ação dos corruptores, tanto quanto o tem feito no primeiro.

4. Funcionários são demitidos, políticos desmoralizados e até cassados, mas nenhuma grande empresa é excluída das relações com o setor público por inidoneidade. Se ocorresse assim com uma, provavelmente o exemplo ajudaria muito a reduzir a ação de corruptores.
Cesar Maia

Pitaco:
Faltou apenas dizer que o judiciário é na prática cúmplice dos grandes ladrões, - opsss - empresários.

2 comentários:

  1. "... o político profissional não tem ideologia e , sem ideologia, passa a militar na política com o intuito de ganhar a sua sobrevivência e a de seus protegidos. Através da imprensa, nos últimos anos, tomamos conhecimento do quanto estes políticos profissionais, corruptos e aproveitadores são nocivos à sociedade.
    AS CPIS estão revelando narcotraficantes, assassinos e ladrões travestidos de políticos que se escondem atrás do escudo da imunidade parlamentar para lesar, furtar e dilapidar o patrimônio público, tornando-se mais ricos e miseráveis deste país.
    É preciso manter os bons e expulsar os ruíns, pois só assim os nossos sonhos não serão simplesmente esperanças perdidas"

    ResponderExcluir
  2. Blogueiro e jornalista, cada um com suas diferenças marcantes.Os vejo como profissionais, que se utilizam de uma ferramenta poderosa, de divulgar através da escrita algum assunto...
    A diferença que há entre ambos é que o jornalista, tem uma preocupação de ser sempre imparcial, de ñ poder demostrar sua opinião sobre determinado assunto, deve apresentar a notícia "quentinha",tem um comprometimento com a veracidade dos fatos.Os blogueiros, são pessoas dinâmicas, que escolhem maneiras de se expressar, sem ter que dar satisfação a ninguém, expressa-se livre e independente, ou seja,são formadores de opinião, autor que possui a total liberdade de discorrer sobre qualquer assunto,sendo totalmente parcial.Muitos, até acham que os blogueiros é aquele sujeito que não faz nada,desocupado,desempregado. Que nada! são caçadores de opinião, investigadores de temas e imagens. É importante dizer que existem vários tipos de blogueiro.Aqui trato daquele que leva seu trabalho a serio, cuida de sua reputação e de seus leitores.
    Acrescento, que hoje existem muitos jornalistas que estão perdendo espaço para muitos blogueiros devido as tantas besteitra que andam fazendo. Gostaria que deixasse a sua opinião estou curiosa.

    ResponderExcluir