ilma critica relação de Serra com a mídia

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) concedeu ao PT direito de resposta às acusações do vice de José Serra, Índio da Costa (DEM), que acusou o partido da candidata Dilma Rousseff de ligações com as Farc e o narcotráfico.

“A decisão determina que o portal do PSDB divulgue por dez dias consecutivos a resposta”, diz o tribunal em seu site na internet (
http://www.tse.gov.br).

O ministro Henrique Neves, relator do processo, levou em consideração para sua decisão o fato de o PSDB ser reincidente. Isso porque, na eleição de 2002, o partido tucano associou representantes do PT ao traficante Fernandinho Beira-Mar.

“Passados quase oito anos, o mesmo partido político que patrocinou aquela inserção considerada como ofensiva pelo Tribunal – não pelas referências às Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia, mas pela associação à pessoa condenada por tráfico de drogas – retorna ao mesmo expediente”, disse o ministro, na decisão.

Segundo ele, o discurso [de Índio da Costa] utilizado na entrevista “é, por si, suficiente para a caracterização da ofensa e o deferimento do direito de resposta”.

Na ação, a coligação que apóia Dilma aponta que o PSDB cometeu crimes de calúnia, injúria e difamação, conforme prevê o Código Penal brasileiro (artigos 138, 139 e 140).
“Cortesia”
De acordo com o magistrado, “adversários políticos não devem se tratar como inimigos”. No entanto, continua Neves, “ainda que assim se considerem, que seja, então, lembrada a lição de Baltasar Grácian, na sua obra A Arte da Prudência: ‘entre os inimigos, a cortesia é um dever. Custa pouco, mas recebe um belo dividendo, quem respeita é respeitado’”.

Petista alfinetou José Serra ao falar de direito de expressão 
 
Em entrevista que foi ao ar na TV Brasil, quarta-feira, 22, a candidata Dilma Rousseff (PT) comentou as acusações do vice de José Serra (PSDB), Índio da Costa (DEM), de que seu partido teria ligações com as Farc. “Estão fazendo ilações infundadas, jogando informações sem prova e, sobretudo, cometendo injúria e difamação sem provas”, disse ela.

Sobre o tema liberdade de imprensa, a candidata comentou diretamente sobre a ingerência do candidato tucano nas redações. Ele é famoso por pedir a cabeça de jornalistas que o desagradam.

“É inadmissível alguém usar sua posição e ligar para o editor de um jornal e pedir punição para jornalista. Antes de falar em liberdade de imprensa tem que garantir a liberdade do jornalista e o direito de expressão”, afirmou ela.


L3R ? 3NT40 CL1K N0 4NÚNC10 QU3 T3 1NT3R3SS4 ! 4GR4D3Ç0 !

Nenhum comentário:

Postar um comentário