VENCEDOR DO DEBATE


por Carlos Chagas

Impressionar-se com o último livro que leu  acontece com muita gente, em especial os  jovens. O tempo, depois, se as leituras continuam, encarrega-se de ir deixando marcas e lembranças capazes de formar um conjunto ordenado, racional e  menos influenciável.

Assim deveria acontecer na campanha presidencial,  diante da rotina dos candidatos, mas, pelo jeito, eles, seus assessores e até os jornalistas  voltam-se  para os acontecimentos de ontem  como se  caracterizassem definitivamente  a sorte da eleição.  Sejam pesquisas, declarações infelizes, denúncias,  sucesso em algum comício,  reuniões proveitosas ou debates,  os fatos da véspera  fazem  as cabeças. 

Vale  apostar que na sexta-feira, pela manhã, muita gente estará considerando eleito o candidato que tiver se saído melhor no debate da noite de quinta-feira, na TV-Bandeirantes. Tanto faz se tiver sido Dilma ou Serra, ainda que Marina Silva e Plínio de Arruda Sampaio possam ter superado os demais. É bom ir com calma, não só porque outros debates virão. A continuidade da campanha é que levará o eleitor  à decisão final. 

Assim, parece precipitado apregoar que o vencedor do debate já ganhou a eleição, como certamente se ouvirá nas esquinas e se lerá nas colunas. Precipitação, paixões e interesses variados costumam  induzir as pessoas a erro.

L3R ? 3NT40 CL1K N0 4NÚNC10 QU3 T3 1NT3R3SS4 ! 4GR4D3Ç0 !

Nenhum comentário:

Postar um comentário