Minha Casa, Minha Vida está em dia


Ainda que acostumado às aberrações diárias dos jornalões brasileiros, às vezes, eu me surpreendo. Hoje é com a Folha de S.Paulo que numa pequena nota com o título "Em um ano, Minha Casa, Minha Vida atinge só 41% da meta" já diz tudo o que eles querem transmitir, ou fazer campanha, com a matéria. Como é que podem cobrar que um programa que se desenvolverá ao longo do tempo, esteja concluído da noite para o dia? O programa está perfeitamente em ordem, dentro do previsto e do programado. A menos que a Folha quisesse que estivesse concluído no dia seguinte ao lançamento.

Podem espernear à vontade. Tentar minimizar ao máximo o programa habitacional do governo federal, que não adianta. O Minha Casa, Minha Vida é simplesmente um sucesso. Aliás, já vimos algo muito semelhante a esse comportamento em relação ao Bolsa Família, chamado pelos tucanos de Bolsa Esmola. Sim, este mesmo que eles primeiro anunciaram que iam acabar se vencessem a eleição de presidente da República em outubro e agora  elogiam e prometem manter.

Em um ano de funcionamento o Minha Casa, Minha Vida assinou 408.426 contratos de financiamento para moradias. Depois de descerem a lenha no programa, a crítica agora é sobre os números: acham pouco a contratatação de 41% do 1 milhão de casas programadas para a primeira etapa. O que a Folha não disse é que 78% do contratado já está em obras, e que o programa contribui para o aumento do emprego e desenvolve também a pequena e média empresa.
Tucano tem obsessão por paralisar obra

Vamos só ver se a oposição deixa o Minha Casa, Minha Vida em paz, porque a obsessão dos tucanos neste ano é paralisar as obras do PAC e os programas sociais do governo. Tanto faz para eles se as pessoas vão perder o emprego ou se o país perderá dinheiro - vide as 13 obras do PAC paralisadas por um dos QGs dos tucanos, o Tribunal de Contas da União (TCU).

É preciso compreender, também, o aspecto social do programa. Trata-se de casas com água e esgoto, asfalto, áreas de lazer e social, transporte. Em outras palavras, o social e o econômico numa mesma moeda que está sendo alavancado, entre outros itens, pela confiança que os brasileiros têm no governo Lula.

É isso que oposição e muito menos a mídia compreendem. Desistam, elas jamais vão entender. Estão preocupadas em fazer política, mas esquecem que o povo não é massa de manobra e sente no bolso, no seu dia a dia, o que foram os oito anos de governo Lula e os oito anos de FHC.

Um comentário:

  1. Tudo ilusão, entra governo, sai governo, sempre o mesmo programa de habitação, são tantas burocracias, taxas. Esta semana fui a Caixa economica, no setor de habitação , peguei alguens papéis para preencher . Quando for entregar tenho que pagar 70,00 ( setenta reais) .A funcionária da caixa foi logo avisando : se prepare que vem muitas taxas por ai...Agora me responda: Como um asalariado vai pagar tantas taxas ?????

    ResponderExcluir