Ciência política para iniciantes

[...] a lição espanhola

Colocado diante da pior crise econômica desde a década de 30, o PSOE do primeiro ministro José Luis Zapatero abandonou sua perspectiva histórica para cumprir integralmente as recomendações do figurino conservador.
Cortou investimentos e diminuiu programas sociais. Abandonou toda ambição de estimular o crescimento da economia e entregou o destino do país nas mãos dos mercados. Fez exatamente aquilo que os grandes bancos europeus queriam. Quebrou a cara.
O saldo foi a explosão do desemprego e a implosão das bases de apoio ao governo do primeiro ministro José Luis Zapatero, transformado num espantalho de si próprio.
Quem viaja pela Espanha — estive lá há dois meses — encontra um país desencantado e até com raiva do governo. Mencionar o nome de Zapatero em qualquer conversa, é prova de mau gosto.
Como até as crianças podiam prever, o PSOE sofreu ontem uma derrota completa e massacrante. O aspecto mais importante da eleição, contudo, não foi a recuperação dos conservadores mas a reação de uma massa enorme da juventude que, nos últimos dias, faz questão de demonstrar seu descontentamento ocupando as praças das grandes cidades do país.
Todo mundo que já participou de uma passeata pelo menos uma vez na vida sabe que há diversas motivações por trás dos protestos de juventude de qualquer lugar. Mas parece difícil negar que as manifestações tem uma relação direta com a situação econômica e com a decepção produzida pela atuação dos socialistas.
Colocando a questão com simplicidade: os jovens querem trabalho, reinvindicação que nem socialistas nem conservadores parecem dispostos a resolver, alinhados com programas economicos que promovem a austeridade com o bolso dos mais pobres.
A economia espanhola é inteiramente dependente das opções e cálculos do governo alemão, que não está muito preocupados com o sofrimento que pode causar em Madri e Barcelona, mas com os eleitores de Berlim e Frankfurt.
Para completar aquele processo que já foi definido como “destruição criadora” por um dos mais conhecidos estudiosos do capitalismo, cobram sacrificios pesados de portugueses, espanhóis, irlandeses e também de gregos, que agora estão a caminho do segundo (e inútil) programa de austeridade.
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Gripe

Previna-se

Consultoria

[...] rende muito mais para os fregueses

Em plena Renascença, em Roma, ninguém superava em riqueza e ostentação o empresário, comerciante, importador e contrabandista Agostinho Chigi, conhecido pelos banquetes que oferecia, muitas vezes tendo como comensal o Papa Leão X. Mandava servir às vezes mil romanos com pratos de prata, onze para cada convidado, de acordo com o número de iguarias. Depois de casa uma, os pratos eram jogados no Tibre, para assegurar que não fossem usados duas vezes. O nababo suplantou-se no dia 28 de Agosto de 1519, quando o Banquete foi servido em pratos de ouro, da mesma forma foram lançados no rio.

O que ele não percebeu foi que seus empregados haviam mergulhado uma rede próxima da margem. Quando a festa acabou, recuperaram aquela imensa fortuna, que venderam no mercado negro.

Essa historinha se conta a propósito da consultoria do ministro Palocci. Até agora pouco se fala nos que o contrataram, desconhecendo-se o nome de suas empresas, até dos cozinheiros do banquete oferecido pelo chefe da Casa Civil. Eles também estenderam sua rede de proteção para salvar os pratos de ouro, quer dizer os conselhos dados por Palocci, que revenderam para outros empresários. Muita gente ganhou mais dinheiro do que regiamente bem pago ministro utilizando suas informações e seus relacionamentos no governo. Só para concluir, diz  a lenda que Chigi morreu pobre...
por Carlos Chagas

A covardia de Serra


Noticiado no CH que José Serra foi passado pra trás mais uma vez por Aécio e Guerra. Ora, se Serra fosse bom de briga seria hoje o Presidente da República; por ser um tremendo bunda mole é apenas um espectador passivo e aparvalhado. Melhor que fique onde está para não dar vexame como titular da Presidência. 

O Brasil sofre com a falta de homens decididos a brigar pelo bem da Nação. 

Não existem mais os Lacerdas de antigamente. 

Hoje só vemos um punhado de "oposicionistas" que mais se parecem com fritadores de bolinhos. 

Milicos fardados como se fossem bois de pijama. 

O Brasil está à deriva e, sem ninguém para assumir o leme, acabará por se chocar contra rochedos que o destruirão completamente.

Pena que eu seja apenas um só e sem poder nenhum, droga!!!

Lourinaldo Teles Bezerra 
Osasco - SP 

Empreendedor

[...] Aprenda a formar o preço de venda e realizar a gestão financeira de sua empresa

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Curso de Formação de Preço e Gestão Financeira

10 e 11 de Junho de 2011 das 9:00 às 18:00 hrs

Av. Paulista, 2006 – 17º andar – São Paulo

 

Público-alvo:

Futuros empreendedores e empreendedores de micro e pequenas empresas

Objetivos:

·         Aprender a calcular o preço de venda de seus produtos e/ ou serviços

·         Aprender ou melhorar a gestão financeira de sua empresa

·         Como estabelecer as metas financeiras da empresa

·         Analisar o Fluxo de Caixa

·         Desenvolver e monitorar os índices financeiros da empresa para obter lucratividade, rentabilidade, sustentabilidade e expansão da empresa

 

Conteúdo:

·         Conceitos e objetivo

·         Estratégias para enfrentar crises

·         Elementos básicos e conceitos: Receita, Custo Fixo, Pró-labore x Lucro, Provisões, Custo Variável, Depreciação/ Manutenção/ Seguro, Margem de Contribuição, Ponto de Equilíbrio, Metas, Estoque, D.R.E., Livro Caixa x Fluxo de Caixa, Caixa x Competência, Capital de giro, Investimento fixo

·         Índices de análise de viabilidade: Lucratividade, Rentabilidade, Prazo de retorno de investimento

·         Formação de preços: Comércio, Indústria e Serviço

·         Política de preços

 

Metodologia:

·         Expositiva

·         Exercícios práticos

·         The Market – jogo empresarial onde os participantes poderão avaliar seu comportamento, habilidades e competências dentro de uma simulação de mercado

 

 

Instrutores:

 

Leo Giovanni Avella

Administrador, atuou por 11 anos em empresas privadas. Foi Gerente do Sebrae por 9 anos. Diretor do Centro Paulista Empreendedor (Cenpe), Facilitador do Programa Empretec (ONU/ Sebrae), Diretor Administrativo Financeiro da Educa, Diretor de Capacitação da FACESP Federação das Associações Comerciais e Coordenador dos programas de capacitação da Associação Comercial de São Paulo, Professor de Pós-Graduação da disciplina de Empreendedorismo (INPG)

 

Shirlei Devesa

Cirurgiã-dentista com vasta experiência em gestão de clínica odontológica. Diretora do Centro Paulista Empreendedor (Cenpe) e da Odonto Express Clínica Odontológica, Facilitadora do Programa Empretec (ONU/ Sebrae), Diretora Pedagógica da Educa, Professora de Administração, Marketing e Empreendedorismo para profissionais da área da saúde (Unicsul e APCD).

 

Valeria Nakamura

Especialista em abertura e gestão de empresas, atuou por 7 anos na área de Recursos Humanos (Cia. Suzano de Papel e Celulose e Ambev) e foi empresária no setor de varejo e serviços por 10 anos. Diretora da Fábrica de Empreendedores Treinamentos, Consultora da Triad PS, Facilitadora do Programa Empretec (ONU/ Sebrae), Facilitadora da Disciplina de Empreendedorismo no Ensino Superior (Sebrae), Professora de Pós-Graduação da disciplina de Empreendedorismo (EPD, UMC).

 

 

Investimento e inscrição

 

 




Email marketing

[...] é o canal digital mais indicado

Um estudo divulgado ontem (23/05) pela SeeWhy Softwar, e elaborado com base em 60.000 transações concluídas em diversos sites de e-commerce nos Estados Unidos, constatou que a principal fonte de tráfego ao carrinho de compras foi o e-mail marketing. Como pode ser notado no gráfico abaixo.
Mais de 50% das vendas foram originadas de uma publicidade via e-mail. As mídias sociais ficaram com apenas 4%.
Quando se trata da conversão de visitas em compras, o e-mail marketing tem uma representatividade ainda maior, com 67%. As mídias sociais tem um percentual de apenas 2% neste quesito.
Estes números vão contra as análises que acreditam que o e-mail é uma forma decadente de marketing, enquanto que as mídias sociais representariam o que há de mais moderno. Isto não significa que as mídias sociais e outros canais digitais não são relevantes, mas que atualmente os gastos em tais meios são menos recompensados com vendas.

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