Sofisticado e Rudimentar

Li hoje um textozinho do extra-ordinário Elio Gaspari com o titulo "Rudimentar". Como todos os escritos do jornalista, muito bom. Porém, fiquei com uma pulga átras da orelha. É que senti a diferença abismal entre o que é rudimentar e o sofisticado.

Dilma, "a rudimentar", respondeu assim duas perguntas que lhe fizeram. Leiam com atenção:

Durante a entrevista que concedeu à TV Brasil, Dilma Rousseff deu uma resposta fulminante a uma pergunta sobre as boas relações da diplomacia companheira com países que desrespeitam os direitos humanos:
"E Guantánamo respeita os direitos humanos, companheiro?".
Na mesma entrevista, quando surgiu o tema do aparelhamento da máquina do governo, a candidata explicou:
"Nos Estados Unidos, quando um presidente democrata é eleito, todos os cargos de chefia e comando ocupados por republicanos são substituídos".
Muito bem, como sou um troglodita, homem das cavernas gostei muito das respostas, e sabem por que?...
Porque vai direto ao cerne da questão, a essência, é elementar.
Quanto ao Elio, sei que é sofisticado. E por isso foi saber no dicionário o que significa esta palavra tão bela. Taqui o siginificado: so.fis.ti.ca.do
adj (part de sofisticar) 1 Falsificado, adulterado. 2 Que tem sutileza ou sutilidade sofística. 3 neol Que perdeu caráter ou simplicidade naturais; caviloso, pedante. 4 Que é exigente; que é difícil de contentar; afetado, excêntrico. 5 De alto nível, diferente, único, extraordinário.
Certamente FHC se dá por demais bem com o dito cujo. 

siga o blog no Twitter
L3R ? 3NT40 CL1K N0 4NÚNC10 QU3 T3 1NT3R3SS4 ! 4GR4D3Ç0 !

Nenhum comentário:

Postar um comentário