Comércio varejista

[...] eleva receita de vendas em 1,4% ante 2010

O comércio varejista ampliou seu volume de vendas em 1,2% durante o mês de março, enquanto a receita nominal subiu 1,4%, ambas as comparações com o mês anterior e ajustadas sazonalmente, segundo dados do IBGE . 

Em relação a 2010 na série sem ajuste, o varejo aumentou suas vendas em 4,1%, enquanto as receitas subiram 8,5%. Oito das dez atividades pesquisadas no período apresentaram resultados favoráveis.

Email marketing

[...] consumidores esperam com benefícios

A ExactTarget divulgou estudo que mostra que o e-mail ainda é uma das formas mais aceitas e eficazes pelos consumidores para negócios na web. A pesquisa com mais de 1500 consumidores descobriu que 93% deles deram o seu e-mail para uma empresa ou marca no último ano. A análise mostra que um consumidor recebe em média 44 e-mails por dia, 25% são mensagens comerciais com permissão do cliente.
Os consumidores passaram a aceitar o e-mail como canal de comercialização. Mas isso não significa que seja uma solução sem falhas. Pouco menos da metade dos pesquisados ​​abriu e-mails de suas empresas favoritas. E como fazer para mudar isso? A resposta é a relevância.
Os consumidores esperam personalização. A utilização do e-mail hoje é muito mais sofisticada do que era há alguns anos atrás e os consumidores sabem disso. Portanto, eles esperam uma mensagem adaptada para as suas necessidades e desejos. Começar um email com ”Prezado cliente” denota impessoalidade, e isso perde valor para o cliente. Para ser bem sucedido, um email de marketing deve transmitir uma mensagem de familiaridade com o consumidor. A ExactTarget cita um estudo recendo do CMO Council que indica que 41% dos usuários de internet nos EUA pensam em parar de comprar de varejistas que lhes enviem e-mails irrelevantes.
Os consumidores esperam por benefícios, que podem vir na forma de cupons de desconto, brindes e notificações exclusivas de ofertas, mas sempre com conteúdos adaptados a suas peculiaridades. Como o gerente de otimização do Groupon – e cliente da ExactTarget – Andrew Kordek explica, “O E-mail de marketing não é uma comunicação unidirecional. Você precisa se colocar no lugar do assinante. O cliente deve ser ouvido na forma de como ele quer que o marketing funcione para ele “.
Quando o estudo perguntou “qual o motivo que o levou a dar a uma empresa, associação ou organização o seu endereço de e-mail?
67% Para receber descontos e promoções
55% para obter um “brinde
50% para obter atualizações sobre vendas futuras
45% para obter atualizações sobre produtos
33% Para ter acesso a conteúdos exclusivos
29% para diversão ou entretenimento
28% Para saber mais sobre seus produtos ou serviços
28% para ficar informado sobre a empresa
22% para a educação sobre temas em que se especializa
17% Alguém recomendou-os
14% para interagir com eles
11%, para mostrar o meu apoio 

Petrobras

[...] inflação e pré-sal

Seria prudente ir devagar com o andor da Petrobras.
Trata-se de uma empresa pública, com os benefícios e as responsabilidades inerentes à sua condição. Goza dos privilégios de ser monopolista e tem obrigações institucionais com o país.
Dentro dessa lógica, recebeu a mais relevante das incumbências: ser peça-chave para a exploração do pré-sal e da política industrial daí decorrente. Trata-se de desafio portentoso para qualquer corporação mundial. E, aí, não dá para dispersar energias.
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Não se trata de desafio trivial. Há quarenta anos, a Inglaterra decidiu explorar o petróleo do Mar do Norte. Doze empresas se envolveram na empreitada, no pré-sal será apenas a Petrobras.
No estágio atual, na Petrobras, as preocupações transcendem o pré-sal, visto como um desafio assimilado. O desafio atual é o pós-sal, as descobertas de óleo leve no nordeste que provavelmente até 2020 transformação a Petrobras na maior empresa do planeta.
Embora seu planejamento preveja a produção de 3,5 milhões de barris dia (bpd) até 2020, é possível que em breve essa projeção salte para 5 milhões bpd.
É desafio para gente grande.
Hoje em dia, produzindo 2 milhões de bpd, a Petrobras movimenta o equivalente a 12 milhões bpd - a soma do transporte do petróleo para a refinaria, de lá para as distribuidoras e para os postos. Com 5 milhões bpd o desafio será grandioso, exigindo investimento, disponibilidade de navios, sondas etc.
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Trata-se de uma engrenagem complexa, um desafio gigantesco que exigirá acompanhamento permanente e obediência severa ao planejamento original. Dependendo de como o desafio for conduzido, em 2020 a Petrobras poderá se converter na maior empresa do mundo, com 110 mil funcionários, ou em uma empresa quebrada.
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O primeiro cuidado é com a geração de caixa da Petrobras. Foi de uma temeridade à toda prova a declaração do Ministro das Minas e Energia Edison Lobão, de segurar o preço dos combustíveis para ajudar no combate à inflação. Se não corrigir os preços, haverá queda de R$ 21 bi nos resultados. O lucro ficará abaixo de R$ 10 bi, contra R$ 35 bi do ano passado. Essa queda derrubará os preços das ações e reduzirá o espaço para captação de recursos.
Indaga-se: está previsto no planejamento?
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Outro aspecto relevante é em relação ao conteúdo nacional adquirido. Nos últimos anos, partiu da Petrobras a iniciativa de impor percentuais de conteúdo nacional aos seus equipamentos – especialmente sondas, plataformas e navios.
Essa política terá papel fundamental no amadurecimento do parque industrial brasileiro. Mas há limites para essa nacionalização, amarrados à própria dimensão e velocidade da exploração do pré-sal.
Numa ponta, fabricantes nacionais correrão para aumentar a oferta. Mas dificilmente darão conta do volume de encomendas. Portanto seria conveniente a ANP (Agência Nacional de Petróleo) não avançar nas exigências sem se ter um quadro claro da relação demanda-oferta pela indústria nacional.

Política

Tática e estratégia para uma reflexão da oposição no Brasil


Citações de Claude Michel Cluny em seu estudo sobre a Guerra do Pacífico (Chile, Peru e Bolívia), 1879-1883, que mudou a geopolítica da América do Sul.
        
1. Todo Estado é produto de uma geo-história, ou seja, da evolução das relações das forças politicas em tempos relativamente longos.
        
2. Na politica, a ocasião não aguarda outra.
        
3. Os sistemas absolutos e exclusivos se desintegram sempre.
        
4. Sobre o inimigo nunca subsiste qualquer dúvida, mas quanto ao aliado..., bem..., é muito menos seguro.
        
5. Na política e na guerra, o que se deve fazer com toda a urgência, se faz demasiado tarde.
        
6. A doutrina se dilui na necessidade. A necessidade faz a lei.
        
7. Um exército que se limita a se defender é um exército derrotado.
        
8. A importância de uma batalha não se mede pela amplitude de meios postos em jogo, mas pelos resultados estratégicos que incorpora.
        
9. A defensiva não é um erro, salvo se se transformar num sistema. Uma estratégia de defesa não é um fim em si mesmo.
       
11. O exército imóvel se descompõe sempre.
       
12. Assim como uma torrente se amolda aos acidentes do terreno, assim um exército para vencer adapta a sua ação à situação do inimigo.
       
13. Toda aliança traz consigo vantagens e armadilhas, essas ocultas por essas mesmas vantagens.

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Cardápio do dia

  • Filé mignon oriental
  • Salada francesa de pêras
  • Sanduíche com legumes grelhados natureba
  • Sobremessa limão siciliano

Amamentação

Elas foram chegando, colocando os seios para fora da blusa e dando de mamar aos filhos pequenos no saguão do Itaú Cultural, na avenida Paulista (região central). Eram aproximadamente 30 mães que se organizaram para promover o "mamaço", manifestação promovida no Facebook depois que a antropóloga Marina Barão, 29, foi proibida de amamentar seu filho Francisco, de três meses, no mesmo centro de exposições em março passado.

"Dar de mamar não é um ato obsceno, mas natural, e temos o direito de fazer isso em qualquer lugar", disse a tradutora Laura Lopez, 32, que participou do ato, que contou com o apoio do Itaú Cultural.

A entidade mudou a postura após o episódio, considerado um erro já corrigido. Eduardo Saron, diretor da instituição, pediu desculpas a todas as mães.

Um ciclo de palestras ocorreu logo após o "mamaço", que incluiu também uma apresentação teatral. "Faltam espaços na cidade voltados a mães em período de amamentação. Essa manifestação serve para mostrarmos isso também", disse Marina Barão.

Moacyr Lopes Junior/Folhapress
Mães promovem "mamaço" no saguão do Itaú Cultural; clique e veja outras imagens
Mães promovem "mamaço" no saguão do Itaú Cultural; clique e veja outras imagens


Fotografia

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