O Brasil "invisível" que o conservadorismo brasileiro faz questão de não ver

Brizola contava, volta e meia, seu diálogo com o líder da independência de Moçambique, Samora Machel, quando perguntou-lhe quantos eram, afinal, os moçambicanos, já que havia incerteza quanto à população do país.

Machel disse-lhe: bem, os das cidades sabemos. Os outros são como os elefantes: só os vemos quando saem da selva.

O Brasil das metrópoles – imenso – não conhece mais o Brasil das pequenas cidades, dos sertões e matas, que é imenso também.

Tornaram-se escondidos e seguiam esquecidos.

A ausência do poder público federal – nas grandes cidades, município e estado suprem, em parte este vácuo – deixou fora do processo de modernização da vida do país.

Os governos Lula e Dilma impulsionaram as parcerias diretas com os mais de 5.500 municípios brasileiros.

90% deles têm menos de 50 mil habitantes e, somados, reúnem um terço da população brasileira.

Em entrevista publicada hoje no Estadão, o cientista político Vitor Marchetti diz que é um erro atribuir a popularidade de ambos, nas pequenas cidades – os famosos “grotões” – ao Bolsa- Família.

Para ele, é “pouco verdadeiro atribuir ao Bolsa Família o avanço que o PT teve em regiões mais pobres, em municípios pequenos e médios do interior do País.”

IPTU - SP e o Judiciário que exorbita

A polêmica sobre o aumento do IPTU na capital paulista tem produzido nos jornais um noticiário manco, para usar a expressão infeliz do ministro da Fazenda, Guido Mantega, a respeito dos fundamentos da economia brasileira.
Desde que a questão foi parar no Judiciário, por iniciativa do presidente da Fiesp, Paulo Skaf, a imprensa dedicou muitas páginas exclusivamente a noticiar e discutir a tramitação da ação, que acabou por anular uma decisão da Câmara Municipal de São Paulo.
O episódio segue o roteiro que levou à extinção da CPMF – Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira – ocorrida em dezembro de 2007, por iniciativa do próprio Skaf. Na ocasião, a mobilização do presidente da Fiesp provocou grandes contratempos para o então presidente da República, Lula da Silva, mas o desempenho da economia acabou anulando o efeito da queda do tributo. Um dos resultados da campanha foi a inserção de Skaf entre potenciais candidatos a cargos públicos: em 2014, ele deverá disputar o governo paulista.

Uma verdade oculta

A direita está cada vez mais ouriçada com o sucesso que vem fazendo nas paradas. É Gentili fazendo piadas preconceituosas em rede nacional, é Roger batendo boca até com a mãe no Twitter, é Lobão dizendo que "os militares defenderam nossa soberania", enfim, o reacionarismo está na moda e é uma tendência consolidada. Basta observar como o farol ideológico dessa turma boa, Reinaldo Azevedo, vem ganhando espaço em todos os cantos da grande mídia. Hoje ele ocupa ótimos espaços na internet (VEJA), nos jornais (Folha) e na rádio (Jovem Pan). Ao que parece, nem a polícia do pensamento funciona direito nesse governo.

Pecados capitais

"o único modo de evitar um pecado é cometê-lo e livrar-se dele"
(máxima atribuída aos gnósticos)

National Geographic - as melhores fotos de 2013

O Urso de Gelo, de Paul Souders
Esta incrível imagem de um urso polar emergindo do mar congelado na baía de Hudson, do fotógrafo Paul Souders, ganhou o prêmio principal no concurso de fotos deste ano da National Geographic.

Bom dia


Quero que Deus te proteja
Que a tristeza te esqueça
Que a bondade te ilumine
Que a solidariedade de domine
Que a felicidade te agasalhe durante todos os dias da tua vida!

Joel Neto


“Tá ótimo, mas o cliente pediu outra opção”.

Ontem, todo mundo que trabalha ou já trabalhou em agências de publicidade compartilhou esse vídeo. Isso pelo simples fato de que tudo que está ali não são acontecimentos só comuns, mas praticamente diários em absolutamente qualquer agência.
Pequena, média, grande, gigante, lendária.
O pessoal da criação é, sempre foi, e sempre será chato com tudo.
O pessoal do atendimento é, sempre foi e sempre será meio encostado mesmo.
O briefing nunca tá bom.
E é de consenso geral que cliente bom é cliente morto. Por mais paradoxal que isso possa parecer. Isso porque, normalmente, em agências de publicidade você não faz o que é certo, relevante, ou coisas que fazem sentido.
Você faz o que agrada o cliente. E isso causa toda a loucura mostrada no vídeo.
Nada é mais universal que vida em agência. Aqui em BH, em Caruaru ou na Conchinchina. É sempre a mesma coisa.
Eu ainda estou tentando decidir se isso é engraçado, assustador ou desesperador.
Me ajudem.
Pedro Turambar

Pedro tinha 25 anos e já foi publicitário. Ganha a vida fazendo layouts, sonha em poder continuar escrevendo e, quem sabe, ganhar algum dinheiro com isso. Fundou o blog O Crepúsculo e tem que aguentar as piadinhas até hoje. No Twitter, atende por @pedroturambar.

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