A hora e a vez da ecologia mental


No dia 2 de fevereiro de 2007 ao ouvir em Paris os resultados acerca do aquecimento global dados a conhecer pelo Painel Intergovernamental das Mudanças Climáticas (IPCC) o então Presidente Jacques Chirac disse:
”Como nunca antes, temos que tomar a palavra revolução ao pé da letra. Se não o fizermos o futuro da Terra e da Humanidade é posto em risco”.
Outras vozes já antes, como a de Gorbachev e de Claude Levy Strauss pouco antes de morrer advertiam: “ou mudamos de valores civilizatórios ou a Terra poderá continuar sem nós”.
Esse é o ponto ocultado nos forums mundiais, especialmente o de Copenhague. Se for reconhecido abertamente, ele implica uma autocondenação do tipo de produção e de consumo com sua cultura mundialmente vigente.
Não basta que o IPCC diga que, em grande parte, o aquecimento agora irreversível é produzido pelos seres humanos.
Essa á uma generalização que esconde os verdadeiros culpados: são aqueles homens e mulheres que formularam, implantaram e globalizaram o modo de produção de bens materiais e os estilos de consumo que implicam depredação da natureza, clamorosa falta de solidariedade entre as atuais e as futuras gerações.
Não adianta gastar tempo e palavras para encontrar soluções técnicas e políticas para a diminuição dos níveis de gases de efeito estufa se mantivermos este tipo de civilização.
É como se uma voz dissesse: “pare de fumar, caso contrário vai morrer”; e outra dissesse o contrario: “continue fumando, pois ajuda a produção que ajuda criar empregos que ajudam garantir os salários que ajudam o consumo que ajuda aumentar o PIB”.
E assim alegremente, como nos tempos do velho Noé, vamos ao encontro de um dilúvio pré-anunciado.
Não somos obtusos a ponto de dizer que não precisamos de política e de técnica. Precisamos muito delas.
Mas é ilusório pensar que nelas está a solução. Elas devem ser incorporadas dentro de um outro paradigma de civilização que não reproduza as perversidades atuais.
Por isso, não basta uma ecologia ambiental que vê o problema no ambiente e na Terra. Terra e ambiente não são o problema.
Nós é que somos o problema, o verdadeiro Satã da Terra quando deveríamos ser seu Anjo da Guarda. Então: importa fazer, consoante Chirac, uma revolução. Mas como fazer uma revolução sem revolucionários?
Estes precisam ser suscitados. E que falta nos faz um Paulo Freire ecológico! Ele sabiamente dizia algo que se aplica ao nosso caso:
”Não é a educação que vai mudar o mundo. A educação vai mudar as pessoas que vão mudar o mundo”.
Precisamos destas pessoas revolucionárias, caso contrario, preparemo-nos para o pior, porque o sistema imperante é totalmente alienado, estupificado, arrogante e cego diante de seus próprios defeitos. Ele é a treva e não a luz do túnel em que nos metemos.
É neste contexto que invocamos uma das quatro tendências da ecologia (ambiental, social, mental, integral): a ecologia mental.
Ela trabalha com aquilo que perpassa a nossa mente e o nosso coração. Qual é a visão de mundo que temos?
Que valores dão rumo à nossa vida? Que espiritualidade cultivamos? Como nos devemos relacionar com os outros e com a natureza?
Que fazemos para conservar a vitalidade e a integridade de nossa Casa Comum, a Mãe Terra?
Não dá em poucas linhas traçar o desenho principal da ecologia mental, coisa que fizemos um inúmeras obras e vídeos.
O primeiro passo é assumir o legado dos astronautas que viram a Terra de fora da Terra e se deram conta de que Terra e Humanidade foram uma entidade única e inseparável e que ela é parcela de um todo cósmico.
O segundo, é saber que somos Terra que sente, pensa e ama, por isso homo (homem e mulher) vem de húmus (terra fecunda).
O terceiro que nossa missão no conjunto dos seres é de sermos os guardiães e os responsáveis pelo destino feliz ou trágico desta Terra, feita nossa Casa Comum.
O quarto é que junto com o capital natural que garante nossa bem estar material, deve vir o capital espiritual que assegura aqueles valores sem os quais não vivemos humanamente, como a boa-vontade, a cooperação, a compaixão, a tolerância, a justa medida, a contenção do desejo, o cuidado essencial e o amor.
Estes são alguns dos eixos que sustentam um novo ensaio civilizatório, amigo da vida, da natureza e da Terra. Ou aprendemos estas coisas pelo convencimento ou pelo padecimento.
Este é o caminho que a história nos ensina.
Leonardo Boff é teólogo

ISTO É UMA VERGONHA

Está no You Tube, com mais de 1.200.000 exibições, o vídeo no qual o apresentador Boris Casoy e a Band humilham os garis brasileiros.
Isso a 78 horas apenas, após sua postagem na rede.
A impressionante contagem de acessos mostra o tamanho da revolta popular contra o preconceito e o virulento ódio e desrespeito da Band a tão importante categoria de trabalhadores.
Para quem não acompanhou o caso, tudo começou no Jornal da Band do dia 31 de dezembro, edição apresentada por Boris Casoy.
A cada intervalo, alguém desejava votos de Feliz 2010.
Naquele, coube a dois garis fazer tais votos.
Assista aqui.

Por um vazamento de áudio, captou-se a voz do Boris na qual ele debocha e, da maneira mais inescrupulosa, desrespeitosa e desumana se refere pejorativamente ao garis, chamando-os de “m. de dois lixeiros. Do alto de suas vassouras, desejando felicidades”.
No dia seguinte, na maior cara de pau e sem demonstrar qualquer expressão de verdade e arrependimento, Boris pede desculpas aos garis. Os garis não aceitam. O Brasil também não.
Boris, sem nem um pudor e desprovido de qualquer resquício de grandeza moral e espiritual, verbaliza: “O mais baixo na escala do trabalho”.
Uma vergonha!
Um horror!!!
Certamente, Boris e a Band não gostam de gari.
Porque a sublime e importantíssima função desse trabalhador é retirar a sujeira, promover a limpeza.
Em contrapartida, a Band é adepta do jogo sujo, é na sujeira que ela habita porque a Band é membro do PIG.
E o PIG tem horror às camadas minoritárias e populares da sociedade, aos pobres e empobrecidos, aos menos escolarizados (que ele adora denominá-los analfabetos), entre estes estão os garis e o um cara chamado Luis Inácio LULA da Silva – que, coincidentemente, manifesta irrestrito apoio aos mais pobres como os garis.
Após tentar formalizar protesto contra as atitudes de Boris e da Band e não conseguir, O
Conversa Afiada do Paulo Henrique Amorim publicou a seguinte carta do Sindicato dos Garis e Varredores de São Paulo:
Carta aberta à população (do Sindicato dos Garis e Varredores)
Garis de São Paulo são humilhados duas vezes.
Não bastasse a frase desrespeitosa: “Que m …: dois lixeiros desejando felicidades do alto da suas vassouras. O mais baixo na escala do trabalho”, captada pelo áudio aberto no encerramento de uma saudação de Feliz 2010 de garis e varredores, no dia 31 de Dezembro de 2009, na TV Bandeirantes, hoje (4/01/10), ao tentar entregar uma carta à Boris Casoy e à TV Bandeirantes, os diretores do Siemaco foram mais uma vez humilhados.
Uma jornalista que se apresentou como Albertina e se disse chefe de redação não quis, sequer, assinar o protocolo de recebimento. Não autorizou, inclusive, que os diretores do Siemaco, o Sindicato dos Garis e Varredores, entrassem nas dependências da TV Bandeirantes.
Atitude que confirma que a desculpa de Boris Casoy não passou de uma formalidade e que prevalece o preconceito e o tratamento desrespeitoso com a categoria, com os seus representantes legais e com os trabalhadores e trabalhadoras da limpeza urbana de São Paulo.
Por isso, publicamos esta “Carta aberta à população”, em busca de atitudes menos preconceituosas e para insistir na adoção de hábitos democráticos. Pois, os garis e varredores de São Paulo queriam provar para a TV Bandeirantes e para Boris Casoy que não aceitam a classificação desrespeitosa: “O mais baixo na escala do trabalho”.
O preconceito e a afronta aos mínimos hábitos democráticos se confirmam pelas atitudes da TV Bandeirantes em não receber nossa carta de protesto e pelo tratamento desrespeitoso da jornalista Albertina, subordinada a Boris Casoy.
Eis a íntegra da carta que tentamos entregar ao apresentador Boris Casoy e que fomos obrigados a protocolar na TV Bandeirantes, que também não nos recebeu:
“São Paulo, 4 de Janeiro de 2010De: Sindicato dos Garis de São PauloPara: TV Bandeirantes e Boris CasoyFazemos questão de registrar, formalmente, nossa indignação com a frase do apresentador Boris Casoy, da TV Bandeirantes, no dia 31 de dezembro de 2009, quando afirmou: “Que merda: dois lixeiros desejando felicidades do alto da suas vassouras. O mais baixo na escala do trabalho”.
Não aceitamos as desculpas do apresentador, que foram meramente formais ao ser pego ao manifestar o que pensa e que, infelizmente, reforça o preconceito de vários setores da sociedade contra os trabalhadores garis e varredores, responsáveis pela limpeza da nossa Capital.
O esforço que os trabalhadores e trabalhadoras fazem, apesar de enfrentarem atitudes preconceituosas como a expressa por Boris Casoy, muito nos orgulha pois sabemos que somos parte integrante da preservação da saúde pública de nossa querida São Paulo.
Moacyr Pereira, presidente do Siemaco-SP, Sindicato dos Garis e Varredores de São Paulo.”

A se recusar receber a correspondência do Sindicato dos Garis, a Band os efende duas vezes, na avaliação do jornalista Paulo Henrique Amorim.
Paulo Henrique encaminho ao Ministro das Comunicações, Hélio Costa, o e-mail do internauta Rogério.
Acho importante republicá-lo para que se expanda cada vez mais a rede dos que não aceitam mais o tratamento antipopular e o desserviço prestado pelos concessionários de Tv ao País sempre voltados para os interesses das elites.
Eis o e-mail:
Caro PHA!
Olha só o que eu acabei de receber por e mail!Acho uma idéia genial!Abrir processos na ANATEL contra a BAND e o BORIS é uma forma de denunciar o conteúdo da TV e ao mesmo tempo, o sequestro da Agência Reguladora pelos concessionários!
Não era bom publicar?
AbraçoRogério
O vídeo de Boris Casoy ofendendo os garis e os trabalhadores em geral é uma PROVA CONCRETA DO CONTEUDO ANTI-POPULAR QuE OS CONCESSIONÁRIOS DE TV PROPAGAM NO AR.
Até o momento da emissão deste e mail, O VIDEO JÁ TEVE 897.000 acessos em pouco mais de setenta e duas horas!É MUITA GENTE INDIGNADA!E ISSO PRECISA SE TRANSFORMAR EM AÇÃO CONCRETA, DEIXANDO DE SER MERA INDIGNAÇÃO!
Se você acessar aqui nesse link poderá acompanhar a contagem, que a essa altura já deve estar bem mais alta.
1) Quer ajudar a denunciar o conteúdo anti-popular dos atuais concessionários dos serviços públicos de televisão, que ferem a lei das comunicações!
Como? Enviando esse e-mail a todos que V. puder!
2) Quer ajudar a exigir uma investigação do governo federal sobre a atuação desses concessionários, que impõe às nossas crianças, jovens e à população em geral, um modo de pensar racista, preconceituoso, contra os mais pobres e contra tudo que for nacional e popular?
Como?
Entre agora na pagina de denúncias da ANATEL clicando no link abaixo e formule sua queixa contra a TV BAND e Boris Casoy, exigindo uma investigação rigorosa não só do caso dos garis, mas de uma possível orientação anti-popular, preconceituosa, exclusora e partidarizada da linha editorial da programação.
https://sistemas.anatel.gov.br/sis/LoginInternet.asp?codSistema=649&Pagina=http%3A%2F%2Ffocus%2Eanatel%2Egov%2Ebr%2Ffocus%2Ffaleconosco%2Fatendimento%2Easp%3F
Não esqueça de fazer uma cópia da denuncia e arquivá-la consigo.
E mande uma cópia da denuncia em formato Word ao amigo de quem V. recebeu esse e mail, para podermos fazer um acompanhamento paralelo da atuação da ANATEL, que como se sabe é uma agência reguladora com muitos compromissos com os concessionários e com um histórico de nenhuma punição contra as TVs, que na verdade quase mandam na Agência.
Vamos transformar isso em Vários Milhões de Processos contra a BAND e BORIS na ANATEL.
A ANATEL é uma instituição mantida com dinheiro PUBLICO, deve fiscalizar esse tipo de atitude e não encobri-la e fingir que não é com ela!
Mãos à Obra!Façamos algo realmente prático e concreto contra a MAFIA DAS TVS DO BRASIL, QUE DOMINAM OS CORAÇÕES E MENTES DE NOSSO POVO HÁ TANTAS DÉCADAS!
Não se omita!
Se a ANATEL não fizer nada, pediremos a demissão da Diretoria por prevaricação!
Ajude! É só assim que fortaleceremos as instituições democráticas!
MOVIMENTO BRASILEIRO PELA VERDADEIRA LIBERDADE DE EXPRESSÃO.

A ópera-bufa da crise militar


Gilson Caroni Filho
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A reação dos comandantes do Exército, general Enzo Martins Peri, e da Aeronáutica, brigadeiro Juniti Saito, ameaçando pedir demissão caso o presidente da República não revogue alguns trechos do Plano Nacional de Direitos Humanos 3- que cria a Comissão de Verdade para apurar torturas e desaparecimentos durante o regime militar, revela a triste face de um estamento que ainda não se deu conta que a reconstituição da guerra dos porões é um desafio que não mais comporta tutelas.

O inferno foi aqui, faz parte do domínio da história. É necessário revolvê-la, vasculhá-la pela ótica dos carcereiros, para que a sociedade reencontre sua memória para a desejável consolidação da democracia profunda. É preciso dar um basta aos que, se dizendo ameaçados de revanche, a ela se antecipam vislumbrando nos defensores dos Direitos Humanos uma motivação “terrorista". Sintomático é que essa é a mesma linguagem que os jornais reproduzem docilmente desde os anos mais duros da ditadura.

As palavras do ministro da Justiça, Tarso Genro, em entrevista ao Jornal do Brasil (edição de 3/01/2009) não deixam margem para qualquer dúvida:

"Não se trata de uma prestação de contas das Forças Armadas. Os torturadores são indivíduos que montaram aparatos paralelos e a grande maioria deles era civil. É bom lembrar também para quem os defende que a primeira pessoa que desmontou um aparelho paralelo foi o general Ernesto Geisel ao extinguir a Operação Bandeirantes. Se o chefe de um regime autoritário teve a coragem de fazer, como é que os civis da democracia não têm coragem de prosseguir esse trabalho?"

A tarefa requer apenas vontade política para se resolver um dos vértices da questão da anistia. Por mais ampla e recíproca que ela tenha sido, como afirmam seus defensores, isso não elimina o direito das famílias de saber o que aconteceu com seus desaparecidos- e encaminhar os processos no sentido de identificar os autores dos crimes contra presos políticos, remetendo-os á Justiça. Caberá ao Supremo Tribunal Federal (STF) decidir se pune os responsáveis ou aplica o entendimento inicial da Lei, arquivando os casos - seja por considerar a anistia recíproca em seu sentido mais amplo, seja por classificar tortura e assassinatos cometidos no período como “crime político conexo".

Salvaguardar as Forças Armadas não é acobertar os crimes de uma camarilha fascista que nelas se alojou para saciar suas patologias e as do empresariado que a financiava. Pelo contrário, a forma mais radical de fortalecê-las é reforçar seu papel de guardiãs do Estado Democrático de Direito.

Os comandos militares não podem esquecer os princípios mais elementares de legalidade- ou iludir-se com velhos castelos de sofismas- porque não se suprime por decreto uma consciência histórica construída em tantas crises constitucionais, uma a uma duramente superadas. Do contrário a ordem institucional brasileira forjada pela ditadura não será plenamente substituída, mas readaptada com a conivência inclusive de quem se proclama democrata convicto.

Disso tudo deveria saber, entre outros, o ministro Nelson Jobim, antes de encenar sua última ópera-bufa no governo. Mais uma vez aqui se impõem as lições da história. A crise é o momento de emergência do novo. O que a ele se opõe é da ordem da teratologia política.


Gilson Caroni Filho é professor de Sociologia das Faculdades Integradas Hélio Alonso (Facha), no Rio de Janeiro, colunista da Carta Maior e colaborador do Jornal do Brasil

(texto publicado originalmente na Carta Maior )

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Se eu for embora é pro nosso bem!

SERES INVISÍVEIS

Quem nunca imaginou o que é olhar para um pessoa e não ver o ser humano que vive nela provavelmente dará a este post a mesma importância que dispençamos ao moradores de rua.

As chuvas amazônicas são mais copiosas tão logo as luzes coloridas se acedem anunciando a chegada do Natal.

E vão quase até que essas luzes se acendam novamente no ano subsequente.Isso equivale dizer que na Amazônia o inverno, o período das grandes chuvas, dura o ano todo, praticamente.

É quando chove que me mais vem a mente os que não tem a sorte de ter um lar, de um teto que os acolha e proteja.
Os moradores de rua são esses seres.

Tragados pela vida.Expelidos pela sociedade.
Cada um com a sua história pessoal.
Em comum, a dor da indiferença que os torna invisíveis, sem presente nem futuro.

A degradação da dignidade humana não faz distinção de sexo nem idade e conduz impiedosamente às masmorras da miséria homens e mulheres de todas as idades.

Dados da Unesco apontam que de cada 100 moradores de rua 82 são homens e mais da metade desse total tem entre 25 e 44 anos.

Ou seja, são homens e mulheres com plena capacidade de desenvolverem sua força de trabalho, mesmo porque 74% deles sabem ler e escrever.

Quando damos aquelas moedinhas ao flanelinha que “guardou’ o nosso carro é possível que estejamos olhando na cara de um morador de rua.
Existem pessoas que dão todos os “cinco centavos” que tem na bolsa porque as moedas “incomodam” e não se importam com a quantia oferecida.
O que importa mesmo é verificar, depois, se o “guardador”, além da sua flanela, não usa uma outra “ferramenta de trabalho” que lhe dê acesso ao interior do veículo.

Que coisa horrível!

Para grande parte da sociedade não se deve olhar um flanelinha sem que dele se desconfie.

Ou seja, muitos tem em mente que nem um flanelinha é digno de confiança.
A pesquisa da Unesco não diz que temos de confiar nem nos flanelinhas nem nos moradores de rua.

A Unesco revela que 70,9% dos moradores de rua desempenham alguma atividade remunerada e que desses, 14,1% são flanelinhas, 27,5% juntam material reciclado, enquanto os demais são distribuídos em ativiaddes que vão desde a construção civil à serviços de limpeza e estiva.
O que se descobre é que nem todo flanelinha é um morador de rua.

E vice-versa.

E que, de forma alguma, é justo que se estigmatize o morador de rua o tendo como ladrão, um perigo à sociedade.

Perigo quem oferece é a própria sociedade.
O perigo de excluir e por à margem milhares de cidadãos e cidadãs, adultos, jovens e crianças.

O morador de rua se esconde, portanto, atrás de uma atividade qualquer, ainda que esta seja a prostituição, o desejo silencioso de viver dignamente, de ser alguém, de crscer como pessoa, de ter uma pessoa para amá-la e ser por ela amado, ter um lar ao invés das marquises e viadutos que os abrigam nas noites geladas de inverno nas cidades brasileiras.

O que os moradores de rua almejam é que sejam vistos.
Vistos como seres que, mais do que solidariedade, necessitam da ação do Estado para lhes trazer de volta a sociedade com dignidade.

No dia 23 de dezembro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou decreto criando a política nacional para população de rua.

Pode ser o início da efetiva promoção dos direitos humano, civis, políticos, econômicos e sociais dessa população.

Vamos ver...

Boletim Carta Maior - 03/01/2010

Caso não visualize esse email adequadamente acesse este link

 
Boletim Carta Maior - 3 de Janeiro de 2010 Ir para o site
 

 
 
A longa despedida da ditadura militar no Brasil
 
O Brasil precisa se livrar da ditadura militar, mas não antes de dissecá-la e neutralizar-lhe as sementes. Os militares de hoje não podem ser obrigados a defender gente como o coronel Brilhante Ustra, o carniceiro do DOI-CODI de São Paulo, nem o capitão Wilson Machado, vítima mutilada pela própria bomba que pretendia explodir, em 1º de maio de 1981, durante um show de música no Riocentro, onde milhares de pessoas comemoravam o Dia do Trabalho. Um Exército que dá guarida e, pior, se orgulha de gente assim não precisa de mais armamento. Precisa de ar puro.
O artigo é de Leandro Fortes.

> LEIA MAIS | Política | 03/01/2010
 
"Queremos Uruguai cheio de engenheiros, filósofos e artistas"
O presidente eleito do Uruguai, José "Pepe" Mujica, reuniu-se com um grupo de intelectuais em dezembro de 2009 e fez alguns pedidos a eles: que contagiem todo o povo uruguaio com o olhar curioso sobre o mundo, que está no DNA do trabalho intelectual, e com o inconformismo. Mujica propõe também uma revolução na educação. "Escolas de tempo completo, faculdades no interior, ensino superior massificado. E, provavelmente, inglês desde o pré-escolar no ensino público. Porque o inglês não é idioma falado pelos ianques; é o idioma com o qual os chineses conversam com o mundo. Não podemos ficar de fora".
> LEIA MAIS | Internacional | 30/12/2009
 
O ano do Brasil – e do presidente Lula
Dificilmente poderia ter havido ano mais auspicioso para o Brasil. Isso esteve claro nos momentos finais da conferência de Copenhague. Obama chegou atrasado, perdeu o bonde da História e, esnobado pelo presidente chinês Wen Jiabao (que se fez representar por gente de escalão inferior em reuniões de que Obama participava) invadiu como um penetra a sala onde se reuniam Brasil, África do Sul, Índia e China, o BASIC. Foto e relato do New York Times retrataram o quadro insólito em Copenhague. Obama entrou sem ser convidado. “Vou sentar ao lado do meu amigo presidente Lula”, disse. O artigo é de Argemiro Ferreira.
> LEIA MAIS | Política | 29/12/2009
• Jornal Le Monde elege Lula como o Homem do Ano
• Beto Almeida: Lula, o mundo e a mídia
 
 
Quem tem medo do Lula?
Quem tem medo do filme “Lula, filho do Brasil”? Opinem o que acham do filme. Eu abro com a minha. - 01/01/2010

 
Colunistas
 
Luís Carlos Lopes
Falando do futuro (Pindorama, em 2345)
Lá pelo ano de 2345 saúda-se a memória dos que lutaram contra um poder senil, entre 2064 e 2080, e lamenta-se que poucos dos velhos responsáveis pela barbárie da época tenham sido efetivamente julgados pelos seus crimes contra a humanidade. - 03/01/2010
 
José Luís Fiori
O debate da política externa: a moral internacional e o poder
Ao receber o Nobel da Paz, Obama recorreu às idéias de São Agostinho e de Santo Tomás de Aquino sobre a legitimidade moral das "guerras justas". Ao fazer isso, retomou a tese medieval de que existiria uma única moral internacional, situada acima de todas as culturas e civilizações. - 31/12/2009
 
Flávio Aguiar
O pósanticontra muitoantespelocontrário-Lula
Uma das chaves da propaganda anti-Dilma é a de que o cavaleiro conservador que entrar na liça não será um “anti-Lula”, mas sim um “pós-Lula”. Olhando-se para esse comportamento da nossa direita na frente externa, vê-se logo que isso é um fraseado sem pé nem cabeça. - 29/12/2009
 
Gilson Caroni Filho
A direita e o suplício de Papai Noel
O título de “Homem do Ano em 2009", concedido a Lula pelo Le Monde, representou " o suplício de Papai Noel" para um jornalismo que se esmerou, com textos de contornos cada vez mais nítidos, em servir como porta-voz das forças mais reacionárias da sociedade brasileira. - 30/12/2009
 

 
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