Mexeu com os grandes é populista


As medidas anunciadas ontem por Barack Obama, na sequência da proposta da criação de uma taxa para ressarcimento, pelos  bancos, do dinheiro público que receberam no auge da crise financeira, mostraram que o sistema funciona não só com a mesma regra do lucro selvagem como com as mesmas desqualificações políticas contra os que ousam tentar, ao menos, colocar algum limite nela. Continua>>>

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O QUANTO É SAUDÁVEL UMA CONCORRÊNCIA

A lei de mercado determina que quanto mais concorrência houver para venda de um bem, melhor para o consumidor.
O consumidor não pode ficar à mercê, isto é, o consumidor não pode depender exclusivamente da vontade e dos caprichos de uma única empresa que detém, sozinha, o mercado de um produto ou serviço que ela comercializa.
Isso, na liguagem da
economia, é chamado de monopólio.
Monopólio vem do grego: monos = um + polein = vender.
Monopólio é quando há só um vendedor no mercado.
A empresa que tem o monopólio de um produto ou de um serviço faz o que bem deseja dele e com ele.
Eleva seu preço, diminui prazos de pagamento e obtém a margem de lucro sempre a maior.
E jamais tem prejuízo. A não ser que seja exponencialmente incompetente e que a incompetência que tem supere a sua ganância.
Só há um perdedor nessa história de monopolização de produtos e serviços.
É o comprador.
O consumidor.
O cliente.
Ele é a maior e única vítima.
Se o consumidor não reclamar, ainda que esteja instisfeito com a situação, as causas do monopólio continuarão a lhe contrariar, a prejudicá-lo e doer-lhe, sobretudo, no bolso.
Geralmente, os monopolistas tem por hábito não respeitar seus consumidores e clientes.
O Banco do Brasil é um exemplo claro de quem monopoliza os serviços que oferece à população de Santa Maria.
O Banco do Brasil trata com desdém seus clientes e presta um atendimento de quinta categoria.
Quem precisar de um extrato bancário impresso ou do comprovante de um pagamento feito nos caixas de auto-atendimento na agência local do Banco do Brasil, encontrou um problemão.
De cada oito dias da semana, em sete você não retira um extrato no BB. Porque a impressora está sem papel.
Ou porque o caixa está com problemas.
Quebrado.
No prego.
E a mensagem, sem nenhum pudor, lhe manda procurar a agência mais próxima.
Como o BB não tem concorrente e, portanto, pratica o monopólio do serviço que presta, ainda tem o desrespeito de dizer ao cliente: “se vira, procura outra agência, você não é quadrado!”
A nova gerente do Banco do Brasil, é que nem o Lombardi do Silvio Santos: a gente nunca vê.
Mas logo ao chegar em Santa Maria, mostrou ser uma executiva eficiente.
E mandou retirar o cafezinho e aquelas cadeiras de terceira classe que serviam, principalmente aos velinhos.
O café é um truque para enganar o estômago dos que vão ao Banco sem se alimentar e ficam até por duas horas nas filas de atendimento dos caixas - que é outro desastre.
O Banco do Brasil não precisa retirar o cafezinho de seus clientes.
Um cafezinho não faz falta para o Banco do Brasil.
O Banco do Brasil teve um lucro de mais de 4 bilhões de reais somente até junho de 2009.
O que o Banco do Brasil está precisando mesmo é de um concorrente que faça mais e melhor pelos clientes.

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CARNE E UNHA

Os Nonatos

Estadista Global


Factóides - Terceiro mandato e Aécio vice de Serra

Que tal a gente relembrar da campanha que a oposição e o PIG promoveram contra Lula, o PT e o governo com factóides do tal terceiro mandato?

Os petardos sempre partiam dos jornais O Globo, A Folha e o Estadão.

Dá inVeja e demais veiculos de comunicação piguistas.

O presidente e o PT sempre negavam mas, era tempo perdido.

A corja não parava de insistir com a mentira.

Por que estou lembrando disso?

É que a moda agora é o Aécio ser o vice do Serrágio.

E, adianta o mineiro negar?

De jeito nenhum também é tempo perdido.

Só mesmo quando for anunciado o nome do vice do Serra (ele será candidato?), é que derepente não mais que derepente o PIG esquecerá de vez esta estória.

E venha quem vier esta eleição é da Muié.