"Quem dobrou teu pára-quedas hoje?"



Charles  Plumb, era piloto de  um bombardeiro na guerra  do Vietnã. Depois  de muitas missões de  combate, seu avião  foi derrubado por um  míssil. Plumb  saltou de pára-quedas,  foi capturado e passou  seis anos numa prisão  norte-vietnamita. Ao retornar  aos Estados Unidos,  passou a dar palestras  relatando sua odisséia  e o que aprendera  na prisão. Certo  dia, num restaurante,  foi saudado por um  homem: 

Olá, você  é Charles Plumb, era piloto no  Vietnã e foi derrubado, não é mesmo?
Sim, como sabe? perguntou Plumb.
Era eu quem dobrava o seu pára-quedas.Parece que funcionou bem, não é verdade? Plumb  quase se afogou de  surpresa e com muita  gratidão respondeu:
- Claro  que funcionou, caso  contrário eu não estaria  aqui hoje.

Ao  ficar sozinho naquela  noite, Plumb não conseguia  dormir, pensando e perguntando-se:Quantas vezes vi esse homem no porta-aviões e nunca lhe disse Bom Dia? Eu era um piloto arrogante e ele um "simples" marinheiro.Pensou  também nas horas que  o marinheiro passou  humildemente no barco  enrolando os fios de  seda de vários pára-quedas, tendo em suas mãos  a vida de alguém  que não conhecia.Agora, Plumb inicia suas palestras perguntando à sua  platéia:


"Quem  dobrou teu pára-quedas hoje?"


Todos  temos alguém cujo trabalho  é importante para que  possamos seguir adiante.  Precisamos de muitos  pára-quedas durante o  dia: um físico, um  emocional, um mental  e até um espiritual. 

Às vezes, nos desafios que a vida nos apresenta diariamente, perdemos de vista o que é verdadeiramente importante e as pessoas que nos salvam no momento oportuno sem que lhes tenhamos pedido.


Deixamos  de saudar, de agradecer,  de felicitar alguém,ou ainda simplesmente  de dizer algo amável. 

Hoje,  esta semana, este ano,  cada dia, procura dar-te  conta de quem prepara  teu pára-quedas, e  agradece-lhe.


Ainda  que não tenhas nada  de importante a dizer,  envia esta mensagem  a quem fez isto  alguma vez.


E  manda-a também aos que não o fizeram. 

As  pessoas ao teu redor  notarão esse gesto, e te retribuirão preparando  teu pára-quedas com  esse mesmo afeto.


Todos  precisamos uns dos outros,  por isso, mostra-lhes  tua gratidão. 

Às vezes as coisas mais importantes da vida dependem apenas de ações simples. 


Só  um telefonema, um sorriso,  um agradecimento, um  Gosto de Você, um  Te Amo.


Obrigado  por todos os favores  que sem merecer recebi  de ti e nunca te  agradeci.

Recebi  esta mensagem e lembrei de todos os que “dobraram” meu  pára-quedas.
O  MEU ”MUITO OBRIGADO”!
    COM CARINHO
Joel Leonidas Teixeira Neto

Dasdoida: doideira de grife


Um grupo de pacientes psiquiátricos está criando uma nova grife da cidade de São Paulo, com direito a abertura de uma loja no centro, prevista para o fim deste mês. Nome da grife: Dasdoida. Essa é daquelas invenções que mostram o poder mágico da educação --mais detalhes estão no www.catracalivre.com.br.

Pacientes de um Centro de Atenção Psicossocial (Itapeva) produziam, nas oficinas, peças de decoração, acessórios e roupas. Daí veio a ideia da grife, da loja e, claro, do bem-humorado nome.

Os modelos --os próprios pacientes com suas criações--- se apresentaram nesta semana num desfile no centro de São Paulo. Tema do desfile: Fantasmas. A proposta foi convidar os espectadores a soltar suas próprias loucuras.

Isso é que é um bom exemplo de cidade equilibrada, na qual o espaço público serve para todos desfilarem, mostrarem seu potencial, e até ganharem seu dinheiro.

Gilberto Dimenstein, 53 anos, é membro do Conselho Editorial da Folha e criador da ONG Cidade Escola Aprendiz. Coordena o site de jornalismo comunitário da Folha. Escreve para a Folha Onlineàs segundas-feiras.

Concessionária de transporte ferroviário poderá pagar multa de R$ 9 milhões

O reinado de D. Fernando Henrique Cardoso produz efeitos até hoje. Efeitos deletérios, diga-se.

Para quem tem amnésia seletiva, vale a pena rememorar que a Rede Ferroviária Federal Sociedade Anônima (RFFSA), depois de 40 anos de serviços de transporte ferroviário prestados, foi objeto de desestatização, sendo que a empresa pública foi extinta, depois de encerrado o processo de liquidação.

A RFFSA foi criada pela Lei nº. 3.115/1957, reunindo as 18 estradas de ferro pertencentes à União, que totalizavam, à época, 37 mil quilômetros de linhas distribuídas pelo país.

Melancolicamente, o que sobrou da RFFSA foi a música "Maria Fumaça", cantada pelos irmãos gaúchos Kleiton e Kledir.


Desnecessário dizer que foi FHC quem tomou a iniciativa de privatizar o setor ferroviário. E como sempre, o “serviço foi mal feito”.


Com o processo de privatização, as malhas da RFFSA foram transferidas para a iniciativa privada, pelo período de 30 anos, prorrogáveis por mais 30. Sessenta anos é uma vida...

O ciclo de transporte ferroviário de passageiros, por conta da desestatização, foi irresponsavelmente encerrado. As concessionárias não consideravam a modalidade lucrativa. Afinal, para que roer o osso se possui acesso privilegiado ao filé?

A chamada malha Sul, com 6.586 Km, após leilão realizado em 1996, foi concedida para a empresa ALL - América Latina Logística do Brasil S.A.

Ocorreu que a concessionária não honrou os compromissos assumidos com o Poder Concedente. Parte da malha não foi reativada, em prejuízo da economia dos municípios que passaram a não ter acesso aos serviços ferroviários, como é caso de São Luiz Gonzaga, Rolador, Cerro Largo, Guarani das Missões e outros.

Diante da situação, o Ministério Público Federal (MPF), por meio das Procuradorias da República nos municípios de Santo Ângelo e Santa Rosa, agiu. Como resultado, foi firmado um Termo de Ajuste de Conduta (TAC), que também restou violado.

Na Ação Cível Público (ACP) que se executa o TAC descumprido, o MPF pretende, num prazo de três meses, a satisfação das obrigações pactuadas naquele ajuste de conduta, além do pagamento da quantia que supera R$ 9 milhões, referente à multa diária pelo atraso no cumprimento das cláusulas do termo de ajuste.

Todavia, como diz ditado, não há mal que perdure. A notícia boa – se procedente a ACP – é que a grana será direcionada para os municípios diretamente interessados, ou seja, aqueles que se viram arbitrariamente privados dos serviços ferroviários por conta da omissão da ALL.

São Luiz Gonzaga, por exemplo, poderá receber mais de R$ 1 milhão, após o trânsito em julgado da ação. A distribuição do dinheiro, entre 9 municípios, dar-se-á assim: 50% de forma igualitária e os outros 50% proporcionalmente à população. Continua>>>

Segura Peão

Abaixo comentário do internauta Segura Peão sobre a postagem 

O que pensam os estrategistas de Dilma  no blog do Nassiff



A blogosfera é uma dar armas fundamentais da militância. Só que ela amplia o conceito de militância, pois é algo ao largo dos partidos. Pessoas que atuam cotidianamente na internet, seja em blogs próprios ou em blogs catalizadores, como este, do Azenha, PHA e tantos outros, podem ser considerados militantes, mas não propriamente de partidos, mas de formas mais amplas de ideologia.

Portanto, se a militância é algo importante, nossa atuação é tanto quanto e isso é uma das coisas absolutamente novas em eleição. Juntando isso ao quadro econômico favorável e à popularidade inédita de um presidente em fim de mandato, acredito que não será impossível Dilma perder, mas será muito mais difícil a oposição levar a presidência.


O que sei é que muitos de nós que estávamos afastados de militâncias estamos de novo com a mão na massa. 

Segura peão!

Xô hipócritas

Que alguém seja católico, protestante, macumbeiro ou ateu, o que eu tenho a ver com isto?

Que alguém seja hetero, homo ou bi, o que eu tenho a ver com isto.

Que alguém seja carnivoro, herbivoro, ou os dois, o que eu tenho a ver com isto?

Nada, nada e nada.

Agora que não gosto de inrustido, de hipócrita não gosto mesmo, pronto.

Isto é um direito que me assiste.

Sabem porque tou falando isso? Para lembrar a oposição que ela não tem o direito nem conseguirá enganar a população brasileira.

Passou mais de 7 anos afirmando que tudo, todos os programas sociais do governo Lula era uma porcaria - PROUNI, Luz Para Todos, Bolsa Família, etc... -.

Já este ano, o Sergio Guerra, presidente do PSDB disse que acabaria com o PAC.

Agora, vem dizer que vão continuar os programas do governo, que vão manter o PAC...

Vão trabalhar vagabundos, assumam o que disseram, tenham vergonha na cara, deixem de serem FHCs - farsantes, hipócritas, canalhas -.

Corja!!!

Chico Xavier - O filme

  O filme "Chico Xavier´´, dirigido por Daniel Filho, bateu recorde de público nos três primeiros dias de exibição, se considerada a produção dos últimos 15 anos, desde a retomada do cinema nacional, em 1995.

Segundo a distribuidora Downtown, o filme foi visto no fim de semana (sexta, sábado e domingo) por mais de 590 mil pessoas em todo o País, superando o lançamento em 2009 de outro longa também dirigido por Daniel Filho, "Se eu Fosse Você 2´´, visto por mais de 560 mil espectadores.

Cinebiografia do espírita mineiro Francisco Cândido Xavier (1910-2002), "Chico Xavier´´ arrecadou R$ 6,5 milhões nessa largada no circuito nacional. A maior bilheteria foi recolhida na região Sudeste (63% do total), o que representa cerca de 350 mil ingressos; em segundo lugar vem Nordeste (com 13%), seguido por Sul (12,5%), Centro-Oeste (9%) e Norte (2,5%).



Segundo Bruno Wainer, diretor geral da Downtown, o sucesso do filme resulta principalmente de um lançamento estratégico na data em que o espírita Chico Xavier completaria cem anos. "Havia milhares de pessoas ligadas nessa data, o que gerou expectativa´´, diz.

A produção de "Chico Xavier´´ custou R$ 12 milhões e estreou em 377 salas de cinema de todo o País. Foram investidos mais R$ 5 milhões no lançamento do filme, com publicidade, cópias e promoções. "É uma obra que interessa ao grande público e que agrada a pessoas de perfis diferentes, de todas as classes´´, analisa Wainer, destacando que houve sessões lotadas tanto em cinemas de periferia da capital paulista como em shoppings de bairros mais ricos.

Para o diretor da Estação Luz Filmes, Luis Eduardo Girão, co-produtor de "Chico Xavier", o grande sucesso da película nos três primeiros dias de estreia deve-se a dois fatores: "Primeiro a ânsia que o povo brasileiro tem em querer receber mensagem positivas, de esperança, pois Chico traz uma mensagem de paz para todos; e em segundo lugar pela mobilização das pessoas em torno do filme, como o boca a boca e os convites pela internet. Muitas pessoas foram ao cinema elevaram seus amigos para ver o filme".

Eduardo Girão diz que o povo brasileiro, independente de qualquer opção religiosa, ama Chico Xavier e vislumbra nele o real significado da caridade, do amor ao próximo. Em Fortaleza, o filme está sendo exibido em oito salas de cinema.

Obras no túnel da ferrovia Transnordestina continuam em ritmo acelerado

  Quem passa de carro na CE-293, que liga Missão Velha à BR-116, na localidade de Café da Linha, não tem ideia do que ocorre a 20 metros abaixo da pista de rolamento. Ali foi aberto um túnel, por baixo da rodovia, com 68 metros de comprimento, 6 metros de largura e 10 metros de altura, para a passagem do trem que integrará o sistema ferroviário do Nordeste, promovendo a interligação entre Missão Velha (CE), Salgueiro (PE) e Petrolina (PE). A obra vai incrementar o desenvolvimento econômico de diversos setores em sua área de abrangência, especialmente o polo gesseiro do Araripe e os polos do setor agroindustrial de Petrolina e Juazeiro da Bahia.

O túnel foi aberto por duas frentes de trabalho da Empresa Industrial Técnica (EIT), que operam simultaneamente nos dois lados. Serão aprofundados mais 4 metros com o objetivo de nivelar a via férrea que passará por dentro da abertura.

As paredes de sustentação do novo túnel são revestidas com concreto, cimento, ferro e fibra. A espessura da grade de proteção fica com mais de 60 centímetros. Os trabalhos, paralisados na Semana Santa, foram reiniciados ontem.

O túnel faz parte de uma série de obras de arte da Ferrovia Transnordestina, que estão sendo concluídas no trecho de 96 quilômetros, entre Missão Velha e Salgueiro (PE). A primeira etapa da obra, que consiste na terraplanagem para instalação dos lastros, dormentes e trilhos, que é a parte final das obras da ferrovia, já foi terminada. Outro túnel menor está sendo aberto por baixo da estrada que liga Brejo Santo a Porteiras. A Assessoria de Imprensa da EIT, responsável pele execução da obra, tentou um contato com os engenheiros que trabalham na abertura do túnel, mas não conseguiu mais informações até o fechamento desta edição.

O projeto elaborado pelo Governo Federal destaca que a ferrovia fará a ligação dos centros de produção de grãos, gesso, avicultura e agricultura irrigada do semiárido nordestino, aos portos de Suape, em Pernambuco, e Pecém, no Ceará.

A partir do segundo semestre deste ano a perspectiva é de que as obras ganhem ações em todos os trechos. Por conta disto, deverão ser criados até 7 mil empregos diretos. No município de Jati, está sendo construída uma grande ponte com 47 metros de altura e 167 metros de comprimento sobre o Rio Jardim, na Fazenda Carnaúba. O projeto envolve a construção de 680km de novos segmentos, 600km de reconstrução com alargamento de bitola e 500km de recuperação, restauração e implantação de bitola mista (três trilhos).
Capacidade de transporte

A ferrovia integra o Plano de Revitalização de Ferrovias, lançado pelo presidente Luís Inácio Lula da Silva. Serão 1.860km de extensão, sendo 905km de novas linhas. A previsão é de que a obra seja concluída em três anos. De acordo com o projeto, terá capacidade de transportar 30 milhões de toneladas de carga por ano, de produtos como soja, biodiesel, frutas, álcool e, principalmente, minérios.

O governo justifica que o transporte ferroviário é um dos principais elementos catalisadores do desenvolvimento econômico, social e ambiental integrado e sustentável de uma região. Sob esse enfoque foi projetada a nova ferrovia, que vem permitindo uma integração contínua e acelerada da estrutura produtiva do Nordeste com as demais regiões do País.
CAPACIDADE
30 milhões de toneladas de carga por ano é a capacidade de transporte sobre a Ferrovia Transnordestina, quando o projeto total estiver concluído, favorecendo a economia do Nordeste.

ANTÔNIO VICELMO
Repórter